segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia Internacional dos Trabalhadores


Quadro “Operários” de Tarsila do Amaral
O Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em praticamente todo o mundo, sendo feriado no Brasil e em vários outros países.
Histórico - Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos EUA, tendo como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.
Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um levante que acabou com a morte de vários. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, em 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em 1° de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como “Dia Internacional de Reivindicação de Condições Laborais”.
Até hoje os EUA se recusam a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador.

(Com Wikipedia)

Nenhum comentário: