quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Plugado! Em Brasília


Agentes culturais atuam como multiplicadores em arte e cidadania
(Foto: assessoria Casa do Teatro)
A experiência premiada do projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura!, no incentivo ao protagonismo juvenil, será apresentada nesta sexta (16) e sábado (17), em Brasília (DF), durante a oficina nacional: “Disseminação da metodologia pesquisa-ação e intervenção social com adolescentes em situação de exploração sexual nas cidades sedes da Copa Mundial de Futebol”, que será realizada no Brasil, em 2014.
O Plugado! é mantido pela Casa do Teatro e o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional. Em maio, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonista de Crianças e Adolescentes.
Organizado pelo Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ), instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB), o objetivo do evento é compartilhar as metodologias de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescente e outras violações dos direitos.
O ‘Plugado!’, beneficia cerca de 400 estudantes por etapa de formação, de escolas públicas de Foz do Iguaçu. Mantém 40 agentes culturais de 10 escolas. Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Cada "plugado" recebe uma bolsa de R$ 100, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.

(Com assessoria Itaipu)


Nenhum comentário: