quinta-feira, 21 de abril de 2011

Escolas estaduais iniciarão contraturno

O Sistema Fecomércio Sesc Senac e a Secretaria Estadual de Educação (Seed) assinaram ontem (20), um convênio para realização de contraturno em escolas do ensino médio.  A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, e do vice-governador e secretário estadual de educação, Flávio Arns.
O projeto é direcionado a alunos que estejam cursando o primeiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. O Sesc ficará responsável pelas atividades diversificadas e complementares ao conteúdo escolar, com ênfase nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Também vai realizar ações de formação continuada para os profissionais da educação e cursos de valorização social para a comunidade.
O Senac, por sua vez, irá ministrar cursos de oratória, comunicação e informação profissional, palestras sobre empregabilidade, empreendedorismo e oficinas profissionalizantes.
As atividades estão previstas para começar no dia 02 de maio, em 17 municípios onde existem unidades do Sesc e do Senac: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Rondon, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Toledo e Umuarama. Os alunos irão frequentar o contraturno três vezes por semana, completando uma carga horária anual de 189 horas pelo Sesc e 112 horas pelo Senac.
Toda a comunidade escolar será envolvida. O programa pretende incluir também a família, os professores e a escola, em ações paralelas e no intercâmbio de experiências com os orientadores do Sesc e do Senac.
A meta é atender a 2550 alunos em 2011 e, com abertura das escolas para a comunidade, espera-se atingir aproximadamente 17 mil pessoas. O convênio celebrado é fruto de discussões entre as instituições iniciadas ainda no ano passado. O projeto foi elaborado a partir de um levantamento das demandas educacionais do Estado e levará em conta as especificidades de cada escola.


Nenhum comentário: