terça-feira, 4 de setembro de 2007

Casa abriga crianças e adolescentes vítimas de tráfico de pessoas

Parceria internacional intensifica o combate, a prevenção e o cuidado às vítimas de tráfico para fins de exploração sexual

Inaugurada há mais de um mês, a casa-abrigo para crianças e adolescentes vítimas de tráfico para fins de exploração sexual é uma ação conjunta da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ação Social, da organização não-governamental Partners of the Americas (Companheiros das Américas) e Fundação Nosso Lar, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
O modelo de abrigo implantado em Foz do Iguaçu faz parte do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para fins de Exploração Sexual e já existe em 11 cidades brasileiras.
O programa tem o objetivo de melhorar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual comercial e tráfico para fins sexuais e fortalecer as redes locais de organizações governamentais e não-governamentais, que oferecem serviços na área jurídica e psicossocial. Também são estabelecidas parcerias com profissionais de saúde, educação e segurança para que atendam esse público específico de forma adequada.

Necessidade - A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronato, explica que a casa é uma necessidade, pois crianças e adolescentes vítimas de tráfico de pessoas precisam ser tratadas de forma diferenciada. Segundo Ferronatto, as crianças e adolescentes que passaram por uma experiência traumática deste porte, precisam de um acompanhamento psicológico constante, “temos que devolver a auto-estima, devolver a vida para estas crianças”, disse.
Com capacidade para atender 10 crianças e adolescentes, atualmente, a casa abriga três adolescentes. Bruna, 17 anos, está na casa desde a inauguração, no início de julho. Levada para a cidade de Naranjal, no Paraguai, a adolescente foi explorada sexualmente por quase um ano, em uma boate. Após uma denuncia e reencaminhada ao Brasil, está sob os cuidadas da Fundação Nosso Lar há seis meses. Sua família é de Londrina, mas os maus tratos sofridos pela adolescente fez com ela fugisse de casa aos 14 anos.
Depois de passar pela experiência de ser explorada, Bruna alerta: “é preciso tomar cuidado com as propostas de emprego fáceis demais, eles levam mesmo para fazer a gente de escrava”.

Hiperlinks


Partners
A Partners of the Americas une, em parcerias binacionais, regiões da América Latina e do Caribe a estados norte-americanos, reunindo um total de 60 Comitês Companheiros.
No Brasil, 19 estados da federação estão ligados a estados norte-americanos. Brasília - e todo o Distrito Federal - tem como estado-parceiro a capital dos Estados Unidos, Washington D.C., constituindo-se assim o Comitê Brasília-Washington. O estado do Paraná tem como “Companheiro” o estado norte-americano de Ohio.
Os Companheiros das Américas tem sua sede geral em Washington D.C. de onde a organização coordena a prestação de apoio profissional, treinamento e assistência técnica a todos os 60 Comitês Companheiros. A entidade central também angaria grande parte dos recursos financeiros destinados à execução dos programas sociais desenvolvidos pelos voluntários nas três Américas.
Os associados, em forma de Comitês Norte-Sul, somam mais de 25.000 pessoas que doam parte de seu tempo e capacidade para desenvolver mais de 2.000 projetos, que atingem cifras superiores a US$ 70 milhões, destinados a atender às demandas geradas pelas necessidades de centenas de milhares de habitantes de comunidades carentes.
Para financiar esses programas, empresários e setor público contribuem com recursos monetários, doações de equipamentos e apoio.
Os projetos da Partners atendem as áreas de agricultura, intercâmbio universitário, comunicação, cultura, desenvolvimento comunitário, educação especial, esporte, indústria e comércio, meio ambiente, saúde, tecnologia e vida familiar.

Fundação Nosso Lar
A Fundação Nosso Lar foi criada em 1996 para servir de alternativa à situação de crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sob júdice, abrigadas numa única instituição. É uma organização não governamental que atende em regime de casas-lares, onde um pai e uma mãe sociais atende um grupo de crianças e adolescentes.
Atualmente, através de um novo convênio com a Prefeitura Municipal, desde fevereiro de 2006, atende cerca de 90 crianças e adolescentes, através de oito casas-lares, duas “casas de passagem”, para crianças (0 a 11 anos) e adolescentes (12 a 17 anos), que ingressam na instituição e uma “casa da juventude”, cuja função é preparar os adolescentes para o desligamento.
Dentro deste contexto, as crianças e adolescentes têm atividades sociais normais dentro e fora de suas casas, além de atividades culturais, esportivas, de entretenimento e educacionais.
Saiba mais: www.fnl.org.br

Tráfico
O tráfico de pessoas é definido como o recrutamento, o transporte, a transferência, e o alojamento ou acolhimento de seres humanos mediante ameaça ou uso da força, coação ou fraude, para fins de exploração. Esta exploração refere-se à obtenção de lucro com a prostituição de outros, bem como a outras formas de exploração.O Brasil é um país considerado de origem, trânsito e destino para o tráfico de seres humanos com fins de exploração sexual comercial e outras formas de exploração do trabalho forçado.
A maioria dos casos é de mulheres e crianças, que são traficadas para fins de prostituição, tanto interna, quanto internacionalmente. Ao mesmo tempo, o Brasil segue como um dos principais destinos mundiais para o turismo sexual.
Em Foz do Iguaçu organizações não-governamentais e poder público formam uma rede de combate e prevenção ao tráfico de pessoas. A localização geográfica, a facilidade de cruzar fronteiras e o grande fluxo de pessoas que circulam pela região facilitam o tráfico de pessoas, principalmente mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assiti o filme "Tráfico Humano", é deprimente ver tamanha crueldade, pior ainda saber que isso vai além da tela da tv ou cinema e se torna real.
Que bom saber que existem pessoas organizadas na luta contra essa barbárie e preocupadas com a proteção e a vida dessas crianças, adolescentes.... Parabéns!!

Anônimo disse...

Greets dude!

1gbps connection, 10 terabyte bandwidth powerful VPS for only 10.95!

http://www.hostomosto.com

So long