sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Educação Para Todos

O 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), revela que nos últimos anos as nações progrediram na busca de uma educação de qualidade para todos, mas ainda estão longe das metas estipuladas pelo Educação para Todos, um conjunto de seis metas firmadas em 2000, no Acordo de Dakar (Senegal).
O compromisso, válido até 2015, previa que as nações deveriam avançar nos cuidados da primeira infância, universalizar o ensino primário, reduzir o analfabetismo pela metade, diminuir disparidades de gênero na aprendizagem assim como melhorar índices de competência de aprendizagem e qualidade.
O pior resultado, tanto global, quanto no Brasil, se deu na alfabetização de adultos. Apenas 29% dos países conseguiram alcançar a meta, apesar de haver um crescimento de 1% na taxa de pessoas com mais de 15 anos alfabetizadas. Paridade de gênero na educação foi alcançada por 70% dos países. Após 2015, uma nova agenda deve ser formulada, assim como novas metas.

Nenhum comentário: