terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de Maio

A obra “Il Quarto Stato” é um quadro do pintor italiano Giuseppe Pellizza da Volpedo, exposta pela primeira vez em 1902, na Mostra Quadrienal de Turim (Itália).
Nos tempos de preparação da tela, o autor a chamou de “O Caminho dos trabalhadores”, mas quando a obra foi enviada para a exposição de Turim, foi batizada de “Quarto Stato”. O nome se referia à história europeia e especificamente à Revolução Francesa. Na revolução a burguesia derrubou o domínio do Primeiro e do Segundo Estado, respectivamente, a nobreza e o clero, e instaurou o domínio da nova classe ascendente, a burguesia, o Terceiro Estado.
O nome de “O Quarto Estado” significava uma nova revolução social. O século XX que começava seria o século da nova classe, o proletariado: o Quarto Estado.
A obra reflete as posições políticas do autor. Nascido em 1868, em uma família de pequenos agricultores, desde adolescente se dedicou à arte da pintura. Aos 22 anos, Pelizza se aproximou das ideias socialistas, muito difundidas entre os trabalhadores da Itália daquela época e sua visão de mundo se expressa neste quadro síntese da sua vida político-artística.
Atualmente a tela está no Museu del Novecento, em Milano. A obra se tornou um ícone e é usada para representar as manifestações populares até hoje.
Clique na imagem para ampliá-la.

Um comentário:

Marli disse...

q metáfora pros dias de hj carlos... vc continua extraordinariamente criativo... ADOREI!!!! vms ao quarto poder... um dia chegaremos lá!
abçs