quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hoje tem Sonora Brasil

O Sesc Foz do Iguaçu apresenta a última etapa do Projeto Sonora Brasil deste ano, com o tema “Sotaques do Fole”: Dino Rocha e grupo.
 A música tradicional da região centro-oeste do Brasil relacionada ao acordeão tem sua origem na emigração de paraguaios para as cidades fronteiriças e posteriormente para o interior centro-sul do estado do Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul. Vários aspectos da cultura paraguaia foram assimilados pelas populações locais e ainda hoje estão presentes na rotina do povo sul-mato-grossense. Na música, a polca paraguaia, a guarânia e o chamamé, este último com origem na região de Corrientes, Argentina, formaram a base do repertório que se consolidou nas festas familiares e nas festividades populares da região, e que ganhou, com o passar do tempo, novos contornos a partir do desenvolvimento de instrumentistas e compositores brasileiros até serem reconhecidos como gêneros de música brasileira, no caso da polca, identificada na região como rasqueado. Na mesma região também são encontrados outros gêneros tradicionais como a rancheira, o xote e a marchinha.
Conhecido como o “Rei do Chamamé”, Dino Rocha desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos 9 anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los 5 Nativos, da cidade sul-mato-grossense de Ponta-Porã. Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição.
Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência como acompanhadores dos gêneros tradicionais da região, Dino Rocha apresenta no circuito do Sonora Brasil, com seu acordeão de 120 baixos, a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias de hoje, incluindo composições suas.

Serviço
Projeto Sonora Brasil “Sotaques do Fole”: Dino Rocha e grupo
Dia 17/11, às 20 horas, no Auditório do Sesc (Av. Tancredo Neves, 222)
Entrada gratuita
Informações
tel.: (45)3576-1305

Nenhum comentário: