quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia Internacional da Animação


No próximo dia 28 de outubro, às 19:30 horas, o riso e a diversão irão sintonizar o município de Foz do Iguaçu a centenas de cidades brasileiras e outras tantas espalhadas por 30 países, durante a realização do Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo.
Além de ajudar a difundir esta linguagem artística, a mostra acontece para celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892.  
Neste ano, as sessões gratuitas incluirão cinco mostra de uma hora de duração cada, dirigidas a adultos e crianças. Além disso, haverá filmes voltados para acessibilidade, para públicos especiais.
A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de
Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona e cinema de animação é promovida pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A ação conta, ainda, com o apoio cultura do site de notícias H2Foz.
Em Foz, o ponto de referência para a exibição dos filmes será no Teatro Barracão, entretanto, os promotores estão organizando um roteiro de exibição em escolas municipais e estaduais, universidades e entidades.

Serviço:
Dia Internacional de Animação – Mostras Nacional e Internacional
28 de outubro, às 19:30 horas
Teatro Barracão
Entrada Gratuita

(Com Casa do Teatro / imagem: divulgação)

Nenhum comentário: