quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sotaque do Nordeste no Sesc de Foz


Quem gosta de boa música não se decepcionou com a apresentação do músico Truvinca e seu grupo (Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo), em mais uma etapa do Projeto Sonora Brasil - Formação de Ovintes Musicais, no Sesc Foz.
Durante mais de uma hora, Truvinca, reconhecido pelo seu trabalho de preservação e difusão da música nordestina, interpretou os mais variados ritmos do nordeste brasileiro, entre eles o baião, o forró e o xaxado. No alto de seus 70 anos e esbanjando bom humor, a cada composição tocada, o músico arrancava mais aplausos do publico que compareceu ao auditório do Sesc Foz, o que fez com que brincasse com a platéia dizendo: “com estas palmas eu volto amanhã”. Pura brincadeira. Esta foi a única apresentação de Truvinca em Foz do Iguaçu.
Depois de encerrar a apresentação, o público insistiu no “mais um” e o artista brindou os presentes com uma exímia interpretação da música “Asa Branca”, do imortal Luiz Gonzaga.
Na platéia, além dos amantes da música, personalidades da cidade prestigiaram o evento, como o Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, João Adelino de Souza, e o Assistente do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Joel de Lima. A Diretora de Cultura do Sesc Paraná, Debora Belotti, que está em Foz do Iguaçu, também esteve na apresentação.
Foz terá mais duas etapas do Projeto Sonora Brasil: no dia 18 de outubro,com Ferragutti/Kramer (SP e RJ) e dia 17 de novembro com Dino Rocha (MT).

Sonora Brasil
O Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.
Em sua 14ª edição, o projeto tem como tema Sotaques do Fole, que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica. (Com www.sesc.com.br)

Nenhum comentário: