quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia Internacional da Animação

Foz do Iguaçu está participando do Dia Internacional da Animação, comemorado hoje (28). A data, lembrada em todo o mundo, marca a primeira projeção pública de desenhos animados, em 1832, feita através do teatro óptico do Museu Grevin, em Paris, três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere.
O Dia é uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais, além de contar com exposições, oficinas e demonstrações técnicas sobre a produção audiovisual. O evento, inteiramente gratuito, é realizado simultaneamente em 400 cidades brasileiras, organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), juntamente com os parceiros de cada localidade.
Uma das apresentações da mostra acontece hoje (28), no Teatro Barracão, às 19:30 horas, com entrada gratuita.

Com Guatá

Campanha Funcriança 2010

Incentivar empresários e a população a destinar parte do imposto de renda que tem a pagar às entidades assistências ligadas ao atendimento à criança e ao adolescente é o principal objetivo da campanha Funcriança 2010, lançada ontem (27), na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI.

Durante o lançamento foi destacada a necessidade de melhoria na legislação, visando facilitar o repasse dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Fenaj


Últimas notícias:
FENAJ e Fitert entram com ação para regulamentar comunicação e direito de resposta

Indicativo aprovado no Legislativo do Ceará amplia debate sobre Conselhos de Comunicação

Governo quer enviar projeto de marco regulatório ao Congresso até dezembro

Leia em

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estatuto da Igualdade Racial

Depois de tramitar por quase uma década pelas duas casas legislativas do país e ter sido sancionando pelo presidente Lula, o Estatuto da Igualdade Racial passou a vigorar ontem (20). Trata-se da lei que define uma nova ordem de direitos para os cidadãos negros brasileiros.
Alcançando cerca de 90 milhões de brasileiros, o Estatuto da Igualdade Racial, com seus 65 artigos, é um instrumento legal que possibilitará a correção de desigualdades históricas, no que se refere às oportunidades e direitos ainda não plenamente desfrutados pelos descendentes de escravos do país. Uma parcela da população que representa, atualmente, 50,6% da sociedade. E que se encontra em situação desprivilegiada, tanto no mercado de trabalho, quanto no que diz respeito à escolarização, às condições de moradia, à qualidade de vida e saúde, de segurança e de possibilidades de ascensão social.

Bullying

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma cartilha para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades e escolas.
Escrita pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, a cartilha traz perguntas e respostas que ajudam a identificar e tratar o problema. O material será distribuído nas escolas das redes de ensino público e privada do país, além de conselhos tutelares e varas da infância e juventude.



Chá beneficente


Clique na imagem para ampliá-la

A Casa abrigo realiza no dia 13 de novembro, às 15:30 horas, no Hotel Internacional, um chá beneficente com desfile, apresentação de circo e dança. 
Contatos: 9115 9350 ou  842 8478. 

Caminhos Imaginários

O professor Gentil Corazza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), lançará hoje (21) na Livraria Kunda, às 19 horas, o livro Santiago - Caminhos Imaginários.
A obra, publicada pela Literalis Editora, relata a peregrinação do autor, durante 24 dias, pelo Caminho de Santiago de Compostela, no extremo-oeste da Espanha. Esse trecho histórico, de 700 quilômetros entre Pamplona (Leste) e Santiago, atrai milhares de pessoas do mundo todo anualmente, em busca de autoconhecimento, aventura, misticismo ou simplesmente turismo.
Gentil Corazza é economista e foi diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Atualmente ele leciona Economia e Integração, na Unila, em Foz do Iguaçu.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Para pensar

“A mente que se abre para uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original”
Albert Einstein

Informativo Imagine

Clique na imagem para ampliá-la

Colóquio de Educação Infantil



A Organização Mundial para Educação Pré - Escolar (OMEP-BR-SC) convida para o III Colóquio Estadual de Educação Infantil “Políticas Sociais para a Infância: investimento na Educação da Criança até 3 anos de vida - prioridade absoluta”,
nos dias 10 e 11 de novembro de 2010.

Serviço
Colóquio Estadual de Educação Infantil 
Carga horária: 20 horas.
Taxa de inscrição: R$ 100,00 
Período das inscrições: até dia 8 de novembro
Encaminhar o comprovante do depósito de pagamento juntamente com a ficha de inscrição através do e-mail: omepsc@hotmail.com
Fax (048) 3222-8572.
Informações: OMEP-BR-SC – Fone: (048) 3222-8572
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ASSOCIAÇÃO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SC/AOESC

Não ao piso diferenciado!


Assista ao vídeo (clique na imagem)

Um sonoro "não!" acompanhado de apitaço foi o que ouviram os patrões nesta segunda (18) pela manhã na Aerp quando perguntaram aos jornalistas se eles aceitaram a proposta indecorosa de diminuição de 40% no piso da categoria no interior do Estado. Com o mote "não pise no meu piso", a categoria, sob a articulação do Sindijor, mobilizou-se e organizou um protesto com um grupo de mais de 60 pessoas rejeitando a absurda proposta e exigindo que a pauta apresentada aos patrões em agosto seja a base da negociação.


Em defesa da educação pública



Redação Carta Capital

Professores universitários, de faculdade públicas e particulares, lançaram um manifesto e ainda estão colhendo assinaturas contra as propostas e os métodos políticos do candidato a presidência da República José Serra. E defendem um sistema educacional que priorize o ensino superior público. Nomes como Antônio Cândido, Fábio Konder Comparato, Marilena Chauí, Emília Viotti da Costa, Maria Victoria Benevides, Alfredo Bosi e Carlos Nelson Coutinho estão entre os assinantes.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Associação dos Blogueiros Progressistas

A recém-fundada Associação dos Blogueiros Progressistas do Paraná (ABPP), em parceria com sindicatos e organizações da sociedade civil paranaense, promoverá no dia 21 de outubro, a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Rua José Loureiro, 211, Centro de Curitiba), o Ato em Defesa da Liberdade de Expressão marcando o lançamento do Movimento pelo Direito à Comunicação. Veja mais em http://paranablogs.net/

Semana Nacional da Comunicação

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas realizam, de 18 a 23 de outubro, a Semana da Comunicação com o tema “Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista: regulamentações necessárias à democracia”. Confira a movimentação em alguns Estados.

O Beco



A Cia. Fantokid’s Teatro de Bonecos apresenta a peça “O Beco”. O texto conta a história de um casal de idosos (Gertrudes e Gregório), representados por bonecos, que vivem em um beco e sobrevivem do lixo. No decorrer do espetáculo, o público irá se emocionar e se divertir com as histórias destes personagens, pois mesmo nas condições adversas em que vivem não perderam o companheirismo e a forma bem humorada de enfrentar o seu cotidiano e a própria vida. 


Um dia - O amanhecer, o entardecer e o anoitecer: durante estes períodos em meio ao lixo, eles estão expostos a tudo que se passa a sua volta. 
“Gregório e Gertrudes riem, brigam, sonham e no final se amam". 


Serviço
PEÇA TEATRAL “O BECO” 
SEST/SENAT - AUDITÓRIO 
RUA: RUFINO VILHORDO, 155 PQ. PRESIDENTE 2 (ao lado do CTGCharrua) 
DATA : 23 /10 ( Sábado) 
HORÁRIO: 20 horas 
CLASSIFICAÇÃO: 10 anos

INGRESSO: R$ 2,00 + Campanha de doação “Caixinha de Leite” 
INFORMAÇÕES: SESI / FOZ DO IGUAÇU 
RUA: PERDIGÃO, 58 - VILA A 
FONE: 3576-8600 

Seminário Nacional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, pela Comissão da Criança e do Adolescente, convida para o “I Seminário Nacional pela Garantia da Proteção Integral às Crianças e Adolescentes” (Evento em comemoração aos 20 anos da Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990 – ECA), que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Auditório, na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba, Paraná. Veja a programação.

FENAJ cobra posição de presidenciáveis

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou uma Carta Aberta aos candidatos que disputam o 2º turno das eleições à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), cobrando posicionamento sobre questões como a democratização da comunicação e as PEC do Diploma, entre outras lutas dos jornalistas e da sociedade. Leia a íntegra do documento.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Em Foz, criança e adolescente não é prioridade


Em Foz do Iguaçu crianças e adolescentes não são tratados como prioridade absoluta, como prevê o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. A Prefeitura não repassa nem a metade da verba prevista por uma resolução do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Instituições que trabalham com abrigamento em casas lares estão trabalhando com dificuldades. Existe super lotação e há falta de vagas. A TV Cataratas, emissora afiliada à RPC exibiu reportagem hoje (15) no seu telejornal Paraná TV 1ª Edição, mas não ouviu a Promotoria da Infância e da Juventude, que atua na defesa judicial dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, cobrando uma posição da mesma. Ou seja: a lei existe, a prefeitura não cumpre, foi constatado e fica tudo como está.
Conclusão: Em Foz do Iguaçu, criança e adolescente não é prioridade absoluta.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Semana Nacional da Comunicação

Clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Guevara no Barracão

Para marcar a data da morte do revolucionário Ernesto Che Guevara (9 de outubro), estará sendo exibido o filme Che – El Argentino, no Teatro Barracão, hoje (8), às 19 horas, com entrada livre.


CHE - EL ARGENTINO
Data: 8 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Teatro Barracão
Entrada livre

Sobre o filme
"Che - El Argentino"
Biografia/Drama
França/Espanha/EUA, 2008
Realização: Steven Soderbergh
Cor e P/B
126 minutos

A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é "Che" Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objetivo - derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista. Che torna-se uma força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha. À medida que segue para a frente de combate, Che é adotado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O Argentino mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário. 


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ato em memória a jovens executados

Teatro, hip hop e um debate darão o tom a um ato contra a onda de violência em Foz do Iguaçu que será realizado amanhã (7). Promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), o evento começará às 19h30 no Colégio Estadual Carmelita de Souza, no bairro Porto Belo.
O manifesto será em memória a quatro jovens executados a tiros, em casa, na Rua Angela Aparecida Andrade, no Porto Belo, por um bando encapuzado, em 5 de outubro de 2006. À época, parentes e amigos das vítimas chegaram a protestar em frente à 6ª Subdivisão Policial, exigindo a elucidação da chacina, mas hoje parecem ter poucas esperanças.
Quatro anos após o crime que abalou a cidade, o inquérito policial pouco avançou para descobrir os autores da barbárie que matou Marcelo Farias Silva, 18 anos; Maurício Farias Silva, 24; Jéferson Aparecido dos Santos, 17; e Ilson Gonçalves Araújo, 20. A papelada vai e volta da delegacia ao fórum sem apresentar novos elementos na investigação.
A sensação de impunidade cresce entre as famílias dos jovens. Para a dona de casa Almerinda Gonçalves de Araújo, 52, mãe de Ilson, as pessoas são o que têm no bolso. “Se temos R$ 100, valemos R$ 100; se temos R$ 10, valemos R$ 10. Se não temos nada, não valemos nada. Por isso ninguém toma providências”, desabafou.
Almerinda contou que foi buscar informações sobre a investigação várias vezes no fórum e na delegacia, mas nunca obteve dados concretos. A doméstica revelou à reportagem que espera um dia encontrar o assassino do filho, “não para se vingar”, mas para dizer-lhe o quanto “é doloroso enterrar um filho”.
Já o empresário Paulo Aparecido dos Santos, 44, pai de Jéferson, lamentou a forma como a chacina foi noticiada na época. “O que me dói no coração é saber que meu filho morreu inocente e foi enterrado como bandido”, relatou o assistente técnico em equipamentos industriais ao Megafone.
A dor pela perda irreparável é compartilhada por outra mãe. Sob anonimato, por medo de represálias, a senhora disse não acreditar no esclarecimento da chacina. “No começo protestamos muito. Hoje desisti. Não acredito nos homens, só na justiça divina. Prefiro ficar quieta e cuidar dos filhos ainda vivos.”

Manifesto 
A programação do ato no Colégio Estadual Carmelita de Souza começará com a encenação de A última flor, de James Thurber, com texto de Millôr Fernandes. A apresentação será feita por alunos da Casa do Teatro.
Depois haverá uma mesa de debate sobre infância, juventude e violência, mediada por assistentes sociais e jornalistas. Um show de hip hop completará o manifesto. Além de alunos e professores, participarão do ato famílias das vítimas da violência no município.
A reportagem tentou consultar o processo no Fórum de Justiça, porém foi informada pela 4ª Vara Criminal que a papelada está na 6ª SDP. De fato, o site do Tribunal de Justiça do Paraná revela que o inquérito está desde 25 de fevereiro na delegacia. Ontem, o delegado de Homicídios, Marcos Araguari Abreu, afirmou que informará o andamento do caso à reportagem até quinta-feira.

Ato contra violência
Dia 7 de outubro no Colégio Estadual Carmelita de Souza, no bairro Porto Belo, 19h30.
Mais informações: Danilo Jorge           
(45) 3028-5073 e 8401-3566
(www.MEGAFONE.inf.br – Alexandre Palmar)

Reflexão: quando Tiririca é legião

Muniz Sodré*
O "caso Tiririca", fartamente discutido na mídia e em rodas de opinião, merece alguma reflexão, não apenas quanto à bizarrice dos comportamentos eleitorais, mas também sobre como raciocinam as elites, repercutidas em última análise pelo senso comum e pela imprensa.
Para começar, um comentário que nos aconteceu fazer em resposta à demanda de um repórter (O Globo, 26/9). É de hábito, nesse tipo de abordagem telefônica, que o entrevistado fale muito, na expectativa de uma plena explicação impressa do que disse. O publicado foi apenas uma pílula explicativa, mas fiel em sua curteza: aventamos a hipótese de um ativo lado estético nessa manifestação de preferência política chamada voto.
A rigor, o fenômeno estético começa desde as táticas propagandísticas dos candidatos a postos eletivos, na medida em que legitimam o seu pleito por marketing ou por interpelações afetivas. Nos dois casos se aciona o emprego racionalista do afeto por meio da retórica, isto é, pela arte da expressão e da persuasão empregada como técnica política, graças a seus efeitos de instrumentalização e controle dos discursos. A retórica serve para convencer, no sentido racionalista do termo, e para agradar ou adular, o que dá a medida de seu escopo afetivo ou irracional. Em linhas gerais, serve para comunicar ideias e emoções, produzindo sensações.

Publicado no Observatório da Imprensa em 05/10/2010

*Jornalista, escritor e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Leia o texto na íntegra


terça-feira, 5 de outubro de 2010

PEC dos Jornalistas

O substitutivo do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) à PEC 33/2009, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), que restitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico para o exercício do Jornalismo, pode ser votado no Plenário do Senado, em primeiro turno, amanhã (6), quando outras duas propostas de emenda à Constituição devem ser apreciadas. Embora tenha preservado a essência da PEC 33/09, a emenda modifica a redação original prevendo que a regulamentação da atividade jornalística e a forma de atuação dos colaboradores (pessoas sem o diploma) deve ser feita por lei específica. Em outro dispositivo, a PEC estabelece que "a exigência de diploma é facultativa aos jornalistas provisionados que já tenham obtido registro profissional regular perante o órgão competente". Veja mais aqui

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010

A disputa presidencial será decidida no segundo turno, dia 31, entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Beto Richa (PSDB) ganhou a eleição para governador do Paraná no primeiro turno. Gleisi (PT) e Requião (PMDB) foram eleitos senadores. Confira a lista de deputados estaduais e federais eleitos pelo Paraná.


PRESIDENTE

DILMA ROUSSEFF- 46.91%
JOSÉ SERRA - 32.61%
MARINA SILVA - 19.33%
PLÍNIO - 0.87%
EYMAEL - 0.09%
ZÉ MARIA -   0.08%
LEVY FIDELIX - 0.06%
IVAN PINHEIRO - 0.04%
RUI COSTA PIMENTA - 0.01%
BRANCOS - 3.13%
NULOS - 5.51%

GOVERNADOR

BETO RICHA - 52.44%
OSMAR DIAS - 45.63%
PAULO SALAMUNI - 1.41%
LUIZ FELIPE BERGMANN  - 0.32%
AVANILSON - 0.07%
AMADEU FELIPE - 0.07%
ROBINSON DE PAULA - 0.06%
BRANCOS - 3.4%
NULOS - 5.28%

SENADOR

GLEISI - 29.5%
REQUIÃO - 24.84%
GUSTAVO FRUET - 23.1%
RICARDO BARROS - 20.22%
RUBENS HERING - 1.64%
PROFESSOR PIVA - 0.32%
VALMOR - 0.1%
SGT JENSEN - 0.09%
SGT PEDROSO - 0.06%
TIMOSSI - 0.05%
IRINEU FRITZ - 0.04%
GILBERTO - 0.04%
BRANCOS - 7.02%
NULOS - 7.64%


DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS NO PARANÁ

ALEXANDRE CURI PMDB 134.233
GILBERTO RIBEIRO PSB 103.740
ENIO VERRI PT 87.080
NEREU MOURA PMDB 83.034
NEY LEPREVOST PP 79.760
ARTAGÃO JUNIOR PMDB 74.063
AUGUSTINHO ZUCCHI PDT 70.217
ROMANELLI PMDB 68.037
MARCELO RANGEL PPS 67.309
VALDIR ROSSONI PSDB 64.179
DURVAL AMARAL DEM 62.275
LUIZ ACCORSI PSDB 61.820
ANIBELI PMDB 60.606
NELSON GARCIA PSDB 57.874
KIELSE PMDB 57.084
CANTORA MARA LIMA PSDB 56.516
ANDRÉ BUENO PDT 55.763
RENI PEREIRA PSB 54.799
LUCIANA RAFAGNIN PT 54.277
TONINHO PT 53.457
CESAR SILVESTRI FILHO PPS 52.589
WALDYR PUGLIESI PMDB 52.524
ADEMIR BIER PMDB 51.147
TERUO KATO PMDB 50.271
PASTOR EDSON PRACZYK PRB 50.074
TADEU VENERI PT 48.862
PERICLES PT 48.806
FERNANDO SCANAVACA PDT 48.369
CHEIDA PMDB 48.247
PROFESSOR LEMOS PT 48.081
JONAS GUIMARAES PMDB 47.089
HERMAS BRANDÃO JR PSB 46.702
ROBERTO ACIOLLI PV 45.708
PLAUTO DEM 45.481
ROSE LITRO PSDB 45.331
ELIO RUSCH DEM 44.597
CAITO QUINTANA PMDB 44.574
NELSON JUSTUS DEM 43.035
MAURO MORAES PSDB 42.062
DR BATISTA PMN 41.891
EVANDRO JUNIOR PSDB 41.083
FRANCISCO BUHRER PSDB 40.004
OSMAR BERTOLDI DEM 39.643
TRAIANO PSDB 37.991
DOUGLAS FABRICIO PPS 37.291
GILSON DE SOUZA PSC 34.713
ADELINO RIBEIRO PSL 30.244
MARLA TURECK PSC 29.442
RASCA PV 18.899 

 DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS NO PARANÁ

Coligação PRB/PP/PPS/DEM/PSDB:
CIDA BORGHETTI (PP) 147.770
DELEGADO FRANCISCHINI (PSDB) 130.454
RUBENS BUENO (PPS) 122.687
HAULY (PSDB) 116.131
NELSON MEURER (PP) 114.183
DILCEU SPERAFICO (PP) 107.769
ALFREDO KAEFER (PSDB)
EDUARDO SCIARRA (DEM) 101.079
SANDRO ALEX (PPS) 95.820
CEZAR SILVESTRI (PPS) 87.565
LUPION (DEM) 79.649.

Coligação PDT/PT/PMDB/ PR/PC do B:
HERMES PARCIANELLO FRANGAO (PMDB) 154.763
ANDRÉ VARGAS (PT) 151.452
JOÃO ARRUDA (PMDB) 124.750
OSMAR SERRAGLIO (PMDB) 121.680
MICHELETTO (PMDB) 121.021
GIACOBO (PR) 119.881
ZECA DIRCEU (PT) 109.498
ANGELO VANHONI (PT) 108.813
ANDRÉ ZACHAROW (PMDB) 101.447
REINHOLD STEPHANES (PMDB) 94.842
ASSIS DO COUTO (PT) 94.610
DR ROSINHA (PT) 93.466.


PSC:
RATINHO JUNIOR 357.815
TAKAYAMA 108.830
NELSON PADOVANI 62.975
EDMAR ARRUDA 61.288.

PSB: 
LEOPOLDO MEYER 38.617
PV: ROSANE FERREIRA 47.616.

COLIGAÇÃO PTB/PSL/PTN/PRP:
ALEX CANZIANI  49.440.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Voto em candidatos comprometidos

O Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) divulgou Carta Aberta dirigida às entidades filiadas, parceiros, organizações da sociedade civil e população em geral defendendo o voto consciente nos candidatos comprometidos com os direitos da criança e do adolescente nas eleições gerais de 3 de outubro.
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) obteve a adesão de quatro candidatos à presidência da República ao Termo de Compromisso com a Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Até o momento, assinaram o compromisso Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Leia a íntegra da Carta Aberta do FNDCA