terça-feira, 31 de agosto de 2010
Comunicado Seminário Relaf 2010
JB circula em papel pela última vez
Seminários debatem o Acolhimento Familiar
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Juventude e crack
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Fórum DCA/PR promove Seminário Estadual
O Fórum DCA/PR, buscando efetivar os direitos humanos das crianças e adolescentes, através das estratégias de reordenamento institucional dos organismos e entidades públicas e da reformulação das práticas e concepções incompatíveis com respeito à dignidade da criança e do adolescente, convida todos os interessados para discussão do acolhimento familiar e institucional como estratégia de garantia a convivência familiar e comunitária, no Seminário Estadual: Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária, dia 01 de setembro, no auditório da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRCA (Av. Tarquínio Joslin dos Santos 1000, Jardim Universitário), em Foz do Iguaçu.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Conferência Mundial da Juventude
Começa hoje (25) e prossegue até sexta (27), na cidade de Leon, no estado de Guanajauto, México, a Conferência Mundial da Juventude (CMJ), . Em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa do governo mexicano pretende ouvir jovens, durante toda a semana, sobre temas como pobreza, saúde, emprego, direitos humanos, mudança climática, igualdade de gênero, educação, entre outros. O encontro terá a participação de 27 mil jovens provenientes de 93 países.
Com infanciaempauta.blogspot.com
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Programação do Seminário Relaf 2010
Confira a programação completa do Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar – Relaf 2010, que acontece em Foz do Iguaçu entre 2 e 4 de setembro. Clique aqui
Plebiscito Popular
34º Congresso Nacional dos Jornalistas
A defesa do Jornalismo como essencial à democracia e dos jornalistas como categoria fundamental para garantir o direito da sociedade à informação marcaram o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de
Destacaram-se entre as resoluções as lutas pela aprovação das PECs dos Jornalistas, pela democratização da comunicação, criação do Conselho Federal dos Jornalistas e por uma nova e democrática Lei de Imprensa, além da manutenção da decisão de não sindicalizar não diplomados.
A nova diretoria da Fenaj, presidida por Celso Schröder, tomou posse no evento. Durante os três dias, debates, painéis e miniconferências abordaram temas como o Veja mais e a Carta de Porto Alegre aqui.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Pesquisa Vox Populi
Pesquisa do instituto Vox Populi mostra a candidata petista à Presidência , Dilma Rousseff, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado o tucano José Serra. De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, Dilma seria eleita no primeiro turno já que a quantidade de votos obtida é superior à soma dos votos dos demais concorrentes.
Dilma aparece com 45% das intenções de voto, contra 29% de Serra. Marina Silva tem 8%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos 12%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
Foram entrevistadas 3.000 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa Vox Populi/Band/iG está registrada no TSE com o número 22.956 /2010.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Violência na fronteira
Violência na fronteira atinge principalmente crianças e adolescentes
De janeiro a julho, Foz do Iguaçu registrou mais de 2,2 mil casos de violação dos direitos da criança e do adolescente. Em Curitiba, com uma população seis vezes maior, foram 45. Confira a reportagem da RPC/TV Cataratas para a série Voto Consciente. Clique aqui
Notícias do Seminário Relaf
Comisión Organizadora del Seminario Relaf 2010: importante reunión en Foz De Iguazú
Relaf continúa trabajando en la organización del Seminario RELAF 2010 “Celebración de las experiencias. Fortaleciendo los avances en la garantía del derecho a la familia” a desarrollarse los días 2, 3 y 4 de Septiembre en el Parque Tecnológico de Itaipú en la ciudad de Foz De Iguazú, Brasil, junto a Red Proteger como socio local en la organización, y con el importante apoyo del Gobierno de Brasil e Itaipú.
Como parte del proceso de organización,
Todo está en marcha para recibir a las más de 500 personas de toda América Latina. Al momento, hay inscripciones de personas provenientes de 18 países de AL y otras regiones.
Anunciamos la presencia del Presidente de
Es así como el intercambio sobre el derecho a la convivencia familiar de niños y niñas de América latina, entra en la agenda de la máxima autoridad del Brasil.
Celebramos su sensibilidad por la niñez de América latina, presidente Lula!
A organização do Seminário Latino-americano de Acolhimento Familiar Relaf, que acontece em Foz do Iguaçu entre os dias 2 e 4 de setembro, está instalada em um escritório no Centro de Foz do Iguaçu. O endereço é Rua Benjamin Constant, 44 (em frente à Fundação Cultural). Os telefones para contato são (45) 3029 0091 e (45)3029 0095 e o e-mail é seminario2010port@relaf.org
Saiu na mídia
Matéria da Folha de S. Paulo desrespeita direitos humanos
O Jornal Folha de S. Paulo publicou, no último dia 05, matéria intitulada “Vida em looping”, elaborada pela jornalista Eliane Trindade. O texto trata do caso da jovem de 15 anos que teve todos os seus direitos violados no ano de 2007, quando foi presa ilegalmente em uma cela de delegacia com 26 homens por mais de 20 dias. O caso acorreu no município de Abaetetuba-PA, em 2007 e teve repercussões nacional e internacional.
Depois do acontecimento se tornar conhecido pela sociedade, a adolescente passou a ser ameaçada de morte por autoridade no Estado do Pará. Por esse motivo, ela começou a fazer parte do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte – PPCAAM.
A notícia causou descontentamento de algumas das principais instituições que defendem os direitos da criança e do adolescente no país. É consenso entre as entidades que a matéria traz dados que facilitam a identificação da jovem e oferece pistas de sua localização. O que pode oportunizar o encontro da adolescente por aqueles que a ameaçam de morte.
Em nota pública, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lamentou pela publicação “A jovem é exposta no texto não como se não fosse vítima e sim algoz de seu próprio destino”, afirma a Secretaria. Veja a nota pública na íntegra
Para o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), “a matéria é leviana e preconceituosa. Fica explícito no texto um olhar de uma pessoa de classe média, que julga e culpabiliza uma menina que teve todos os seus direitos humanos profundamente violados ao longo de sua vida, pelo Estado, pela sociedade e por sua família. A matéria parece um julgamento de classe, onde se julga a pobreza, se criminaliza a infância abandonada e coloca a adolescente como a única responsável pelo rumo que a sua vida tomou.
Outra entidade que manifestou repúdio à matéria foi a "A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED. Em nota, a Associação publicou que “a matéria trata, de forma extremamente preconceituosa e machista” o caso da menina. A ANCED também defende que os meios de comunicação devem assumir o compromisso com a promoção dos direitos humanos. “No entanto o conteúdo da matéria contribui para a construção de uma imagem social de estigmatização e criminalização da pobreza e da juventude” (diz o texto da nota). Clique aqui e veja o texto da ANCED
A Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI se pronunciou e lamentou por a Folha de S.Paulo ter publicado “com destaque de capa uma matéria com problemas tão evidentes”. E aponta mais um problema jornalístico no texto pois ele “não garante espaço, uma única vez, à opinião de especialistas no tema da justiça juvenil (psicólogos, assistentes sociais ou gestores públicos responsáveis pelo caso, por exemplo)”. Veja a nota da ANDI
Por fim, o Inesc também chama a atenção para a atuação da imprensa. É lamentável que os meios de comunicação e profissionais de jornalismo continuem desrespeitando os direitos humanos, expondo uma vítima de nossa sociedade desigual e violenta de forma grosseira e parcial.
Leia a matéria da Folha de S.Paulo
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Pesquisa CNT/Sensus
O instituto Sensus divulgou pesquisa mostrando Dilma Rousseff (PT) à frente de José Serra (PSDB) na corrida presidencial. A Pesquisa divulgada nesta quinta (5) apurou a maior vantagem da petista contra o tucano, 41,6% das intenções de voto contra a 31,6%. Marina Silva (PV) apareceu com 8,5% das intenções de voto. Nas respostas espontâneas, Dilma teve 30,4%, contra 20,2% de Serra e 5,0% de Marina. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Guia da internet segura
A ONG Comitê para a Democratização da Informática lançou uma nova cartilha com dicas para uma navegação segura na internet. Batizado de Guia Para o Uso Responsável da Internet 3.0, o livro pode ajudar não só crianças e adolescentes – mas também adultos – a navegar de forma segura e, inclusive, a não se tornarem criminosos sem saber. A campanha prevê ainda o lançamento de um guia impresso especialmente para crianças. A publicação trará dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e jogos que ajudam a fixar o aprendizado. O manual também está online, no site www.internetresponsavel.com.br.
do clipping da Andi
PEC dos Jornalistas pode ir à votação
As atenções dos jornalistas brasileiros se voltam para o Congresso Nacional nesta semana, quando serão retomadas as atividades legislativas após o recesso parlamentar de julho. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) é uma das matérias que podem ir à votação em plenário neste período de esforço concentrado.
Tramitando em regime especial de votações, a PEC 33/09, que restabelece a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão é uma das matérias apontadas como prioritárias por acordo entre as lideranças partidárias antes do início do recesso. Mas não foi à votação no esforço concentrado realizado no dia 7 de julho.
Congresso Paranaense dos Jornalistas
De
Serviço
6º Congresso Paranaense dos Jornalistas
De
Hotel Foz do Iguaçu (Av Brasil, 97, Centro, de Foz do Iguaçu, PR)
Público participante: jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo
eventos@sindijorpr.org.br