quarta-feira, 30 de junho de 2010

20 anos do ECA

Será realizado nos dias 13 e 14 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o seminário “Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e Desafios”.
O evento tem como objetivo apontar estratégias eficazes para a efetividade da legislação brasileira no que diz respeito à proteção de meninos e meninas que ainda não vivenciam, com plenitude, seus direitos.
Estarão presentes no debate importantes atores sociais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Os/as candidatos/as à presidência da república também foram convidados/as a apresentarem suas propostas na área da infância.
Intersetorialidade da rede de proteção da criança, mobilização social, fortalecimento dos conselhos (tutelares e de direitos), educação, saúde, consumo de drogas, trabalho infantil, exploração sexual e outras formas de violência contra a criança e o/a adolescente serão temas do encontro.

Serviço
Seminário Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e Desafios
Data: 13 e 14 de julho
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília, DF

Rede Proteger

A Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente – Rede Proteger esteve reunida durante a manhã e parte da tarde de hoje (30), no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu. Durante o Encontro os integrantes da Rede ouviram a apresentação do programa da Polícia Federal sobre o combate à ESCCA (Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes), informes sobre o I Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil, que acontecerá dia 30 de julho, no SESC e aprovaram o Regimento Interno da Rede Proteger. O coordenador da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, Giuliano Inziz, foi reconduzido para a coordenação da Rede no próximo semestre.

Confira as imagens


terça-feira, 29 de junho de 2010

Festa julina

Clique na imagem para ampliá-la

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Voz dos Adolescentes


C
lique na imagem para ampliá-la


Todos os Sentidos

O Grupo de MPB da UFPR apresenta o espetáculo musical-cênico “Todos os Sentidos” a partir desta terça-feira 29 até sábado, 3 de julho às 20h30 no TEUNI - Teatro Experimental da UFPR.

O Grupo apresentará canções de diferentes compositores, escolhidas por seus próprios integrantes, que também respondem pela direção cênica das músicas, sob a supervisão de Luiz Berthier.

A tônica da apresentação, que tem a direção musical de Doriane Rossi, será centralizada na busca da sensibilização, razão pela qual traz ao palco elementos de experimentações sonoras descobertas durante o processo de elaboração do espetáculo, conduzindo o público a uma experiência tanto musical quanto sensorial.


Serviço

“TODOS OS SENTIDOS” - Grupo de MPB da UFPR
DIREÇÃO MUSICAL: Doriane Rossi
DATA: 29 e 30 de junho – 01, 02 e 03 de julho
HORÁRIO: 20h30
LOCAL: Teatro Experimental da UFPR (Praça Santos Andrade, 50 – 2º andar – Prédio Histórico da UFPR)
INGRESSO: Entrada gratuita

Com UFPR Cultural


Johannes Brahms

Com equilíbrio e paixão, Brahms elabora texturas sonoras de um tipo de beleza fecunda, que causa enlevo e faz buscar o lugar onde, dentro de cada um, a paz é de todos.

É com este espírito que os integrantes do Coro da UFPR se apresentam sob a regência do maestro Álvaro Nadolny.


Serviço

Coro da UFPR - Johannes Brahms
REGÊNCIA: Alvaro Nadolny
PIANISTA: Karina Ferrer Gineste da Silva
BOLSISTA CORREPETIDOR: Hermes Drechsel
DATA: 01 (ensaio aberto ao público), 02 e 03 de julho
HORÁRIO: 20h30
LOCAL: Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná – Avenida João Gualberto, 250
ENTRADA GRATUITA

Com UFPR Cultural


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Congresso Paranaense dos Jornalistas

O Sindijor realiza em Foz do Iguaçu, de 6 a 8 de agosto, o 6º Congresso Paranaense dos Jornalistas. O grande encontro da categoria no Estado, que será prévia ao Congresso Nacional, em Porto Alegre, terá como tema "A Formação Superior para um Jornalismo Plural e Democrático". Mesas, workshops e eventos paralelos estão em discussão.

As inscrições seguem até 14 de julho, exclusivamente, pelo e-mail sindijor@sindijorpr.org.br. A inscrição da tese fica condicionada à posterior confirmação da participação do autor no Congresso.


Formato

O documento deverá ser configurado no formato A4, com margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, digitado em extensão .doc, fonte Arial e corpo 12, espaçamento de 1,5, com o máximo de 10 páginas e resumo de até 100 palavras. A revisão do texto é de responsabilidade do seu autor.

As teses deverão versar sobre os seguintes temas: análise política estadual e nacional, Diploma, filiação à CUT, democratização da Comunicação, condições de trabalho, assessoria de imprensa, propostas de alterações no Estatuto do Sindijor.

(Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná)


Seminário

Clique na imagem para ampliá-la

Dança

Clique aqui e saiba mais sobre essa apresentação


terça-feira, 22 de junho de 2010

Reunião da Rede Proteger

Reunião da Rede Proteger

30 de junho de 2010

8h30 às 16h 30

Refúgio Biológico Bela Vista


Pilares Estratégicos / Comissões Técnicas

Direito à Convivência Familiar

Dependência Química de Crianças e Adolescentes

Eventos e Comunicação

Fortalecimento Institucional

Educação


Pauta

Apresentação do programa da Polícia Federal sobre combate a ESCCA;

Regimento Interno – Avaliação e Aprovação;

Eleição da nova coordenação;

Encaminhamentos para o Plano Municipal de combate à ESCCA e Tráfico de pessoas;

Agenda do Próximo semestre;

Agendamento de encontros trinacionais em Foz pela Proteger;

Agenda de encontros trinacionais proposta por outras organizações (PAIR, OIM, etc).

20º Festival de Inverno da UFPR

Clique aqui para entrar no site do Festival


Combate ao Tráfico de Pessoas

Como parte das atividades do Programa de Atenção a Vítimas de Tráfico de Pessoas na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, no que tange ao aprimoramento internacional para o enfrentamento do referido problema, a Rede Trinacional de Combate ao Tráfico de Pessoas na Fronteira de Brasil, Paraguay e Argentina convida o Seminário Trinacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, dia 23 de junho de 2010, em Ciudad del Este, Paraguai.

O encontro terá como objetivos as discussões dos seguintes temas:

Abordagem Sistêmica e articulação interistitucional no combate ao trafico de pessoas na Tríplice Fronteira;

Experiências na Prevenção do Trafico de Pessoas;

Experiências Locais na Atenção Direta a Vitimas de Tráfico de Pessoas, com enfase em mulheres, crianças e adolescentes;

Situação do Tráfico na Tríplice Fronteira na Perspectiva de Investigação e Punição;

Informações: (45) 3572.1473 ou pelo e-mail arinharocha@hotmail.com.

sábado, 19 de junho de 2010

Morre José Saramago

José Saramago (Foto: AFP)

Ontem (18), o escritor português José Saramago faleceu, aos 87 anos, em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol. A informação foi divulgada pela família do escritor e confirmada em seu site oficial.

Saramago sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado várias vezes por problemas respiratórios.

O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote, desde 1993, com sua esposa, a jornalista Pilar del Río.

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

(Com G1 e agências internacionais)

Leia mais

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Educação no combate ao trabalho infantil

Especialistas afirmam que para dar um “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil” (tema da campanha 2010 de combate ao trabalho realizado por crianças e adolescentes), o Brasil precisa de estratégia incisiva e de centralidade para o assunto. A solução está na educação de qualidade.

Leia mais


Restabelecer o diploma

Hoje (17) os jornalistas e a sociedade brasileira registram um aniversário indigesto. Há um ano, o Supremo Tribunal Federal derrubou, por maioria, a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Protestos em todo o país marcam a data, expressando o desejo de que o Congresso Nacional repare este equívoco cometido pela corte máxima do Judiciário brasileiro, restabelecendo a exigência do diploma como elemento fundamental para assegurar à sociedade o direito à informação de qualidade e às liberdades de imprensa e de expressão.

Leia mais


Adolescentes infratores

Mais de 50% dos adolescentes infratores não deveriam estar presos


Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prever que o infrator somente poderá cumprir medida de internação quando tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou atentado à vida, a situação nacional é bem diferente.
Segundo a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira, mais da metade dos adolescentes presos não cometeram delito grave.
“Hoje mais de 50% dos adolescentes internos cumprem medida de internação por cometerem delitos contra o patrimônio (roubo ou furto) e é o primeiro ingresso na instituição. Eles não deveriam ser internos e sim cumprir medidas alternativas, como prestação de serviço”, afirma.

Leia mais


Um ano de uma lamentável decisão

(Foto: Sindjor/PR)

Hoje (17), quando se completa um ano da lamentável decisão do STF que pôs fim à necessidade da formação superior específica para o exercício do Jornalismo, o Sindijor lembra a data com uma ação na Praça Carlos Gomes de divulgação do esforço da categoria e da sociedade em ter, via Proposta de Emenda à Constituição, o equívoco da Suprema Corte desfeito. Serão distribuídos entre os pedestres e pessoas que aguardam pelos ônibus fôlderes pedindo o apoio às PECs 386/09 (Câmara) e 33/09 (Senado), que alteram a Constituição Federal para comportar a necessidade do diploma.

Leia mais


Lançamento

Clique nas imagens para ampliá-las

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Causos do ECA

Prorrogado prazo para inscrições do Concurso Causos do ECA.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia Nacional de Luta pela volta do diploma

Nesta quinta (17), para marcar um ano da desastrosa decisão do Supremo Tribunal Federal contra a profissão de jornalista, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o GT coordenação nacional da campanha do diploma orientam para que promovam ou se integrem a atividades de protesto no país inteiro.

A FENAJ também orienta para que enviem mensagens aos senadores, pressionando para que apressem a votação da PEC. O cronograma e a lista com e-mails dos parlamentares estão abaixo:

16 - nova audiência pública na Comissão Especial da Câmara, com juristas e advogados

17 - Ato público nacional pela volta do diploma em frente à ABI, no Rio de Janeiro, a partir das 10 horas da manhã, com a presença de diretores da FENAJ, de Sindicatos e parlamentares da Comissão Especial que, após o ato, farão uma visita à Associação Brasileira de Imprensa.

Relação de e-mails dos senadores

acir@senador.gov.br, adelmir.santana@senador.gov.br, alfredo.nascimento@senador.gov.br, almeida.lima@senador.gov.br,mercadante@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br, acmjr@senador.gov.br, antval@senador.gov.br,arthur.virgilio@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br, cesarborges@senador.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br,cristovam@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br,edison.lobao@senador.gov.br, eduardoazeredo@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br,efraim.morais@senador.gov.br, eliseuresende@senador.gov.br, ecafeteira@senador.gov.br,fatima.cleide@senadora.gov.br, fernando.collor@senador.gov.br, flavioarns@senador.gov.br,flexaribeiro@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br,garibaldi.alves@senador.gov.br, geraldo.mesquita@senador.gov.br, gecamata@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br,gim.argello@senador.gov.br, helio.costa@senador.gov.br, heraclito.fortes@senador.gov.br, ideli.salvatti@senadora.gov.br,inacioarruda@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br,jefferson.praia@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br, jtenorio@senador.gov.br,j.v.claudino@senador.gov.br, yanai@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, josenery@senador.gov.br,sarney@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, leomar@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br,magnomalta@senador.gov.br, maosanta@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br,marconi.perillo@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, marinasi@senado.gov.br, mario.couto@senador.gov.br,marisa.serrano@senadora.gov.br, fecury@senador.gov.br, mozarildo@senador.gov.br, neutodeconto@senador.gov.br,osmardias@senador.gov.br, gab.papaleopaes@senado.gov.br, patricia@senadora.gov.br, paulo.duque@senador.gov.br,paulopaim@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, raimundocolombo@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br,renatoc@senador.gov.br, robertocavalcanti@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br,rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, zambiasi@senador.gov.br, serys@senadora.gov.br,tasso.jereissati@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br

terça-feira, 8 de junho de 2010

Seminário Estadual de Acolhimento adiado

A coordenação estadual do Fórum DCA/PR informa o adiamento da realização do Seminário Estadual “Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária” para o dia 01 de setembro, em Foz do Iguaçu. As inscrições continuam abertas até o dia 25 de agosto.

Lembra ainda que entre os dias 02 e 04 acontecerá, em Foz do Iguaçu, o Seminário Latino Americano de Acolhimento Familiar com a presença de 23 países.

A coordenação estadual do Fórum DCA/PR espera a compreensão de todos e solicita a colaboração na divulgação da realização do Seminário Estadual sobre Acolhimento, tema de grande importância em função das mudanças na lei, bem como na busca de estratégias à convivência familiar e comunitária. .


Dia Nacional de Luta

A Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma preparam, para 17 de junho, um Dia Nacional de Luta pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que prevêem o retorno da exigência do diploma. A data marca um ano da desastrosa decisão do STF que extinguiu com a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo. Para esta data deverão ser realizadas manifestações públicas em todos os estados para protestar contra a decisão do STF e em apoio à aprovação das PECs que tramitam na Câmara e no Senado prevendo o restabelecimento da exigência de habilitação em curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão.


Leia mais


( Com Sindijor)

.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Orquestra Filarmônica da UFPR

(Foto: divulgação)


A Orquestra Filarmônica da UFPR realiza um concerto inteiramente dedicado a compositores brasileiros às 20 horas na sexta-feira desta e da próxima semana, dias 11 e 18 na Capela Santa Maria, em Curitiba


Serviço

Orquestra Filarmônica da UFPR

REGÊNCIA: Márcio Steuernagel

PROGRAMA: Villa-Lobos, Harry Crowl e Leopoldo Miguéz

DATA: 11 e 18

HORÁRIO: 20:00

LOCAL: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273, Curitiba.


Leia mais

.

Teatro de bonecos

Clique na imagem para ampliá-la
.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Alternativa

Wilson Santos (foto: arquivo pessoal)


República é alternativa para jovem que faz 18 anos sem conseguir adoção. Organizações e prefeituras montam núcleos para recebê-los.


Wilson Santos superou o drama que todo adolescente que vive em abrigos e completa 18 anos precisa enfrentar. Hoje formado em educação física, o professor de 29 anos não conheceu os pais, foi menino de rua e passou três anos internado na Febem até ser transferido para o abrigo Liga Solidária, em São Paulo, quando tinha apenas nove anos. Ali, ele passou toda a adolescência até fazer 18 anos e ser obrigado a deixar a instituição.

Com a maioridade, os jovens moradores de abrigos já são considerados independentes e aptos a viver por conta própria, mesmo quando não possuem capacitação profissional. Além da falta de apoio financeiro, eles são abalados pela ruptura repentina do convívio com os funcionários e colegas do abrigo.

Mas como iniciar uma vida independente com apenas 18 anos, um histórico de abandono familiar, baixa escolaridade e sem dinheiro até para se alimentar? Para não deixar desamparados esses garotos, em 1998 a direção do Liga Solidária organizou com recursos próprios uma república que funcionava em uma casa alugada na Zona Sul de São Paulo.

Leia reportagem na íntegra

.

Debate sobre diploma de jornalista

A instalação, na semana passada, de uma comissão especial para analisar a PEC 386/09, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, deverá dar uma nova direção ao debate sobre o tema, que se intensificou quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, há um ano, a obrigatoriedade do título.

O STF decidiu que a exigência do diploma é inconstitucional por ferir a liberdade de imprensa e contrariar o direito à livre manifestação de pensamento.

A ideia de uma possível mudança na direção do debate é motivada pela composição da comissão especial, formada por deputados que, em sua maioria, defendem a retomada da obrigatoriedade do diploma.

Leia mais

.


terça-feira, 1 de junho de 2010

O Iguassu destaca Fundação Nosso Lar

A 16ª Edição do jornal O Iguassu, que começou a circular hoje (01), destaca na capa e traz uma reportagem de duas páginas sobre o “fim da parceria Nosso Lar com a Prefeitura de Foz”. Na matéria a diretora de projetos da FNL, Ivania Ferronatto, explica os motivos que levaram a instituição a mudar o rumo do trabalho estratégico desenvolvido com crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.

O jornal O Iguassu pode ser adquirido nas bancas de revistas e outros pontos de vendas.

.


Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Passados dez anos desde que a Convenção nº 182, que trata das Piores Formas de Trabalho Infantil, entrou em vigência, a Organização Internacional do Trabalho - OIT convoca todos a avaliarem os progressos obtidos. Nesse dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a OIT espera que governos e organizações de empregadores e trabalhadores mobilizem-se contra o trabalho infantil.


Leia Mais

.


Infâncias e Juventudes

Clique na imagem para ampliá-la


Buscando proporcionar espaços de reflexão sobre as novas práticas socioeducativas, a Rede Marista de Solidariedade, que tem como proposta oferecer educação integral às crianças e jovens, pautada na emancipação do sujeito, no envolvimento da família e da comunidade, e nas relações de fraternidade, promove o Congresso Marista Sobre Infâncias e Juventudes nos dias 8 e 9 de junho, em Londrina.

Saiba mais

.

Perda

Bueno é autor do livro Mar Paraguayo


O escritor paranaense Wilson Bueno, 61 anos, foi encontrado morto dentro de casa, em Curitiba, no início da noite de ontem (31). Ele foi ferido com uma faca e os móveis do escritório estavam revirados, o que leva a crer que o escritor tenha sido morto numa tentativa de assalto.

Bueno é autor de 13 livros e ficou conhecido nacionalmente com o livro Mar Paraguayo (1992). Foi criador e editor por oito anos do suplemento de idéias Nicolau. Colaborava com o jornal O Estado de S. Paulo, era cronista do jornal O Estado do Paraná e da revista Ideias.

.