sexta-feira, 30 de maio de 2008

Retratos da Leitura no Brasil

O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais indicadores a que chegou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. O estudo constatou que somente a leitura de livros indicados pela escola, o que inclui os didáticos, mas não só, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão mais na escola ficou em 1,3 livro por ano.
Em algumas regiões, esse número é ainda maior, como é o caso do Sul, onde foram apurados 5,5 livros lidos por habitante/ano. Em seguida, vem a região Sudeste (4,9), o Centro-Oeste (4,5), o Nordeste (4,2) o Norte (3,9). Os leitores lêem mais nas grandes cidades (5,2 livros por habitante/ano) do que nas pequenas localidades do interior (4,3 em municípios com menos de 10 mil habitantes). A pesquisa também confirma que as mulheres lêem mais que os homens – 5,3 contra 4,1 livros por ano. Os jovens leitores ganham destaque na pesquisa. O público entre 11 e 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano. De 5 a 10 anos, lêem 6,9 e de 14 a 17 anos o volume é de 6,6 livros por ano.
Essa média sobe entre os que possuem maior escolaridade. Entre aqueles que possuem formação superior, ela é de 8,3 livros/ano. Esse número é de 4,5 livros para quem tem ensino médio completo, 5 para quem cursou entre 5ª e 8ª série do ensino fundamental e 3,7 para quem tem até a 4ª série.
A Retratos da Leitura no Brasil também constatou que, apesar dessa média de leitura, os brasileiros não compram muitos livros: 1,1 livro adquirido por ano (as compras no mercado, por sinal, aparecem empatadas com os empréstimos particulares no quesito principal canal de acesso aos livros). O Brasil possui 36 milhões de compradores de livros e, entre eles, a média é de 5,9 livros exemplares adquiridos por ano.
Por se tratar de uma nova metodologia desenvolvida pelo Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco), que incluiu crianças e adolescentes com menos de 15 anos e pessoas com menos de três anos de escolaridade, os novos números não podem ser comparados com aqueles apurados na primeira edição, em 2000. Para efeito de estudo sobre o comportamento leitor da população, o Ibope separou uma amostra semelhante (população acima de 15 anos, com mais de três anos de escolaridade e que leu pelo menos um livro nos três meses anteriores). Nesse grupo – que não dá para ser extrapolado para o conjunto da população – o índice cresceu de 1,8 para 3,7 por habitante.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Inscrições para o Festicom

O Festicom foi criado para destacar projetos dos estudantes de comunicação da UDC - União Dinâmica de Faculdades Cataratas e premiar os melhores trabalhos. Em sua 5º edição, o festival tem também a finalidade de incentivar os alunos à prática e pesquisa científica.
As inscrições para o Festival encerram-se amanhã (30) e podem ser feitas através do coordenador de cada curso (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). Além das 25 categorias diferentes nas três áreas da comunicação social, este ano, também há uma categoria especial voltada à preservação do meio ambiente. O custo da inscrição é de R$ 10,00 e a premiação acontece dia 11 de junho.

Confira o Regulamento do Festicom em arquivo pdf

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reportagem mostra quilombolas

Vai ao ar hoje (28), às 20:30 horas, pelo canal de tv por assinatura Foz TV, o Programa Revista Acadêmica, que mostará uma reportagem especial sobre a comunidade de descendentes de quilombos Apepu. A comunidade, localizada na área rural do município de São Miguel do Iguaçu, ao lado do Parque Nacional, é formada por cinco famílias e cerca de 40 pessoas, que vivem da agricultura de subsistência partilhada e pequenas roças de milho e mandioca.
Para ser reconhecido como remanescentes de quilombo, a comunidade deve ser descendente de escravos e manter as tradições, como medicina natural, artesanato, folclore e agricultura familiar.
O programa foi produzido por Carlos Luz, Chung Huang, Dante Quadra, Izzy Gomes, Jackson Marcelo, Jullianna Barreto, Márcia Grasieli e Mauríco Freire, com a supervisão de Néia Rici.
Confira algumas imagens do make in off das gravações do programa:

terça-feira, 27 de maio de 2008

O anticonformismo de Mafalda

Quem não conhece Mafalda? Ela é a heroína das histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina preocupada com a humanidade, a paz mundial e a política que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, ganhando enorme popularidade na América Latina e Europa.
O mundo de Mafalda pode ser visto no site www.mafalda.net
Um blog chamado Clube da Mafalda também pode ser acessado em clubedamafalda.blogspot.com ou no link em “blogs relacionados”, na barra ao lado.

Curta

L'Animateur: animação francesa, feita em "stop motion". Argumento: Deus e o Gênesis nada mais são do que um titeiro com um palco portátil, que ele carrega nas costas, visitando mundos. Confira o vídeo:

video

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Bolg de Direitos humanos

Indico como leitura obrigatória o blog http://humanos.direitos.zip.net/ que destaca noticias atuais de direitos humanos, de uma forma simples e objetiva, além de linkar com outros sites e blogs afins.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Nova concepção em rádio

A proposta da rádio Rio Verde FM é transmitir e resgatar aos ouvintes a essência da MPB e Bossa Nova, com destaque também para o Jazz e Instrumental.
Uma emissora que nasceu com objetivo ligado às raízes e a cultura brasileira, porém sem deixar de lado o que de melhor é produzido no mundo. A concepção de programação da Rio Verde FM é diferente.
Procura divulgar os grandes nomes da MPB como Elis Regina, Ivan Lins, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, além de intérpretes consagrados nabossa nova como João Gilberto, Roberto Menescal, Wanda Sá, Marcos Valle .
Também aparecem na programação artistas do jazz, como Chet Baker, Duke Ellington, além de novos talentos em diversos estilos: Eliane Elias, Lisa Ono, Cecilia Dale e Diana Krall.
Transmitida da cidade de Baependi, sul de MG na freqüência de 106,1 Mhz e pela internet, busca trazer uma programação arrojada com ritmo e muita suavidade.
Veicula em sua programação apenas campanhas sociais, lançamentos de livros, divulgação de eventos culturais, projetos educacionais, ações de responsabilidade social e ambiental e estimular o surgimento de novos talentos musicais e artísticos.
MÚSICA DE QUALIDADE é o slogan e a característica principal da rádio.

EU RECOMENDO!


Acesse http://www.rioverdefm.com.br/ ou no link ao lado neste blog.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Maio de 68

A revista Fórum deste mês traz reportagens especiais sobre o conturbado maio de 1968. "Depois daquele ano, o mundo não foi mais o mesmo", escrevem os jornalistas Glauco Faria e Pedro Venceslau, em uma das matérias especiais.
Confira trechos das reportagens:

1968 e o mundo mudou
Brasil: Quem lutou conta a história
França: A bandeira das liberdades
México: O massacre de Tlatelolco
Especial: O drama da migração feminina
Acesse e leia

terça-feira, 20 de maio de 2008

Governo lançará site para receber denúncia de exploração sexual

O governo brasileiro será o primeiro no mundo a lançar um site na internet para receber denúncias e rastrear casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A nova ferramenta deve estar disponível em um prazo de três meses.
O anúncio foi feito ontem (19) pela subsecretária da Criança e do Adolescente, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Carmem Oliveira. Ela participou, no Rio de Janeiro, do lançamento do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontecerá na cidade de 25 a 28 de novembro.
Segundo a subsecretária, todas as iniciativas desse tipo já implementadas são no âmbito da sociedade civil. Ela disse acreditar que com mais esse site, o processo de identificação dos casos e a punição dos responsáveis pela exploração sexual contra crianças será acelerado.
O projeto é uma parceria entre a secretaria, a Polícia Federal e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie Pierre Poirier, disse que iniciativas como essa refletem a determinação do governo brasileiro em acabar com a impunidade nos casos de exploração sexual. E esse foi um dos motivos, segundo ela, pelo qual o país foi escolhido para sediar o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, também enfatizou os esforços que o governo vem implementando para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Ele destacou que o serviço de discagem direta e gratuita disponível em todos os estados, o Disque 100, como uma ferramenta importante no combate à exploração sexual.
A terceira edição do congresso deve reunir três mil pessoas, dentre os quais 300 adolescentes. As edições anteriores foram realizadas em Estocolmo, na Suécia (1996), e em Yokohama, no Japão (2001).

Com Agência Brasil

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Portugal aprova acordo para uniformizar língua


O parlamento de Portugal aprovou o acordo ortográfico da língua portuguesa já ratificado por Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Em tese, mesmo sem a aprovação de Portugal, as novas normas já estariam em vigor no Brasil, porque para isso bastam as assinaturas de três países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
A implantação da reforma ortográfica, porém, estava sendo adiada devido à não-adesão por Portugal. Agora, o país europeu estabeleceu um prazo de seis anos para a adaptação de livros, provas de concurso público, editores de texto para computador, entre outros.
O acordo foi firmado em 1990. Em 1995, o Congresso brasileiro o aprovou. Agora, a sua implantação definitiva depende apenas de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda sem data para sair.
O MEC (Ministério da Educação) informou que o ministro Fernando Haddad irá procurar o seu par no governo português para definir um cronograma conjunto.
No Brasil, porém, o prazo de adaptação será mais curto. Recentemente, o MEC determinou que, em 2010, os livros didáticos de escolas públicas já terão de estar adaptados. As editoras podem começar a mudança já no ano que vem.
O ministério irá definir também um cronograma para a implantação das novas regras em outros suportes, como livros de literatura e dicionário.
Entre as novas regras, estão o fim do trema, do acento agudo nos ditongos abertos "ei' e "oi' em palavras paroxítonas, como "idéia' e "jibóia', e do acento diferencial para distinguir, o verbo "pára' da preposição "para'. Também deixarão de existir consoantes mudas ainda usadas em Portugal ("óptimo').
A reforma causou polêmica em Portugal. Um abaixo-assinado contrário a ela obteve 33 mil adesões. Um dos motivos para que Portugal demorasse a aprovar o acordo, que é de 1990, foi a pressão das editoras nacionais, que tinham medo de perder mercado para as brasileiras.
Editoras brasileiras ouvidas pela reportagem, porém, dizem que ainda há dificuldades para entrar nos mercados africano e português, como as diferenças de vocabulário e de currículo.
Fonte: Folhapress

domingo, 18 de maio de 2008

Brasil perde o talento de Zélia Gattai

Zélia Gattai: autora de 14 livros (Foto - Carlos Silva/Imapress/AE)

A escritora Zélia Gattai Amado morreu às 16h30 de ontem (17), aos 91 anos, em Salvador, devido a uma parada cardio-respiratória. Gattai estava internada desde o dia 17 de abril, quando passou por uma cirurgia de desobstrução do intestino. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota de pesar pelo falecimento da escritora, e foi decretado luto oficial de três dias no Estado da Bahia pelo governador Jacques Wagner. A Academia Brasileira de Letras, também em luto, divulgou nota com declarações de alguns membros da instituição. O corpo será cremado em cerimônia reservada para a família. As cinzas de Zélia Gattai serão espalhadas pelo jardim da Casa do Rio Vermelho, em Salvador, assim como ocorreu na ocasião da morte de seu marido, o escritor Jorge Amado, em 2001.
Leia +

Fórum Global de Energias Renováveis

Um grande encontro na área de meio ambiente será realizado em Foz do Iguaçu, no Hotel Bourbon Cataratas. Trata-se do Fórum Global de Energias Renováveis, uma realização da Itaipu Binacional, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). O evento ocorrerá no período de 18 a 21 de maio e reunirá especialistas e personalidades do Brasil e do mundo.O fórum é uma iniciativa do Ministério das Minas e Energia e tem o objetivo de discutir alternativas para o desenvolvimento econômico sustentável a partir do uso de fontes “limpas e renováveis” na produção de energia elétrica (hidrelétricas, solar, eólicas e bioenergéticas).
Estão sendo aguardados para a abertura do encontro o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no dia 18, às 18h30, como também os Ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, de Indústria e Comércio, Miguel Jorge, além do Diretor-Geral da ONUDI, Kandeh Yumkella. Participam ainda o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopez e os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e Ramón Roa (Paraguai). Mais informações sobre o fórum no site: http://www.renergybrazil2008.org/

Fonte – SMTU News - Informativo Mensal da Secretaria Municipal de Turismo

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Arte Dez

Até o dia 1º de junho, o artista plástico e amigo Rogério Silva está expondo em Guarulhos-SP (cliquem na imagem pra visualizar o convite em tamanho maior), a sua primeira mostra em solo paulista. Algumas das obras do artista podem ser visualizadas em seu blog (http://rogerioartes.blogspot.com/). Parabéns Rogério! Já não era sem tempo de seu talento ser reconhecido!

Espetáculos sem animais

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 16/2008, que proíbe a apresentação, manutenção e a utilização, sob qualquer forma, de animais em circos e espetáculos em Foz do Iguaçu. O descumprimento da lei pode ocasionar multa e interdição do espetáculo.
Foz do Iguaçu se junta a outras cidades como Curitiba (PR), Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ), entre outras, além do Estado da Paraíba.

Já havia me posicionado anteriormente sobre esta questão: “Circo legal não tem animal!”.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pesquisa apresenta dados sobre adoção

A segunda etapa da campanha Mude um Destino, que tem como tema a “adoção consciente”, foi lançada ontem (14), em Brasília (DF). Durante a cerimônia, foi apresentada a pesquisa “Percepção da população brasileira sobre a adoção” , encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) à Opinião Consultoria. De caráter inédito, foi realizada em todos os estados da Federação e ouviu 1.562 pessoas.
Um dos dados mais surpreendentes mostra que as pessoas desconhecem os caminhos da adoção. Dos entrevistados, 37,4% procurariam nas maternidades e hospitais uma criança para adotar, enquanto 35% recorreriam às varas da Infância e da Juventude. O coordenador nacional da campanha, Francisco Oliveira Neto, destacou a importância de mudar a percepção da sociedade a respeito do processo. “Abrigo não é vitrine de criança e procurar um filho em hospitais ou maternidades também não é uma postura correta”, afirmou.
Segundo o estudo, 57,9% da população acreditam que a melhor maneira de ajudar a mudar a realidade das crianças e adolescentes que vivem nos abrigos é por meio da adoção. Dessas, 15,5% adotariam uma criança. A maioria (42,3%) optaria por oferecer ajuda financeira, enquanto 34,8% não estariam dispostos a ajudar.
Mesmo revelando informações de extrema importância sobre o tema, a pesquisa reflete ainda intenções mascaradas das pessoas que dizem ter desejo de adotar. Quando perguntadas sobre a cor/raça da criança preterida, 79,6% manifestaram não ter preferência e apenas 7,6% afirmaram buscar crianças brancas. “Esses dados não condizem com a realidade. A experiência mostra, na verdade, que eles estão invertidos. Ao responder a pesquisa, as pessoas esconderam seu preconceito”, acredita o coordenador da campanha Mude um Destino. A pesquisa também mostra que a preferência dos brasileiros é por menina (27%), índice quase três vezes maior que por meninos (9,5%), com até seis meses de vida.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Estão abertas as inscrições para o 4° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, com o tema Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Até 13 de junho, repórteres, editores (inclusive executivos), chefes de reportagem, estudantes e professores de cursos de jornalismo, profissionais que atuam em mídia on-line ou alternativa podem se inscrever. Diferente da maioria das premiações jornalísticas – que reconhecem matérias prontas –, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro. Com essa estratégia, o objetivo do concurso é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pautas que enfatizem a discussão das políticas públicas existentes para a prevenção e atendimento aos meninos e meninas vítimas desta forma de violência.

Temática Especial
Esta 4ª edição traz duas novidades. A oficina de apresentação e discussão de conceitos técnicos para conduzir a investigação e a produção das reportagens - para as equipes que tiverem seus projetos selecionados; e a inclusão da categoria “Temática Especial”, que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema “Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual”. As demais categorias são “Mídia Impressa - jornais e revistas”, “Rádio”, “TV” e “Mídia Alternativa” – que inclui veículos da Internet, jornais, rádios e TVs comunitárias ou universitárias.

Como participar
O candidato deve se inscrever pelo site www.andi.org.br/timlopes e apresentar a sua Proposta de Pauta detalhada sobre o tema com justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas. A descrição das despesas não pode conter pagamento de salários dos profissionais ou materiais como fitas de vídeo, nem gastos com edição. Esses custos são arcados pela empresa de comunicação. No site também está disponível o Regulamento completo e o modelo da Carta Compromisso que deverá ser assinada pelo diretor do veículo de comunicação e registrada em cartório, garantindo que a empresa irá apoiar a produção da reportagem caso seu funcionário vença o concurso.

Sobre o apoio financeiro e a premiação
A divulgação dos resultados do 4° Concurso Tim Lopes será feita em 29 de julho de 2008. Abaixo, os valores que os vencedores de cada categoria receberão para produzir as reportagens:
Mídia Impressa - R$ 10.500,00
Rádio - R$ 10.500,00
TV - R$ 16.000,00
Mídia Alternativa - R$ 10.500,00
Especial: Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual - R$ 10.500,00 ou R$ 16.000,00*
* De acordo com o tipo de veículo vencedor: R$ 10.500,00 para Rádio, Mídia Impressa e Mídia Alternativa; e R$ 16.000,00 para TV.
O vencedor de cada categoria recebe o prêmio de R$ 3.000,00, após a publicação / veiculação da reportagem. Em caso de inscrição conjunta entre mais de um jornalista, a forma de divisão desse valor fica a cargo dos participantes.

Promoção
O concurso Tim Lopes é promovido pela ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e pela Childhood Brasil (Instituto WFC-Brasil), com apoio do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, OIT – Organização Internacional do Trabalho, Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Homenagem
O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista da Rede Globo que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em bailes funk em uma favela do Rio de Janeiro.

Edições anteriores
Conheça os vencedores do concurso das três primeiras edições

ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em julho, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente completa 18 anos. Nesses anos foram muitas conquistas, mas há ainda tantas outras por alcançar. Ter o dia 18 DE MAIO, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma dessas conquistas. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação de Direitos Humanos e um crime. Ocorre na forma da exploração sexual comercial que se manifesta por meio da prostituição, da exploração sexual no turismo, da pornografia (inclusive a pornografia e pedofilia na Internet), e do tráfico de pessoas para fins sexuais, e na forma do abuso sexual, que na maioria das vezes acontece no próprio lar ou por pessoas muito próximas das vítimas.
A violência sexual é também negligência, violência física, psicológica, simbólica e violência institucional. Todas essas formas de violência contra crianças e adolescentes negam o seu direito de desenvolver sua sexualidade de forma saudável e protegida. As crianças e adolescentes que sofrem essas violências sofrem danos irreparáveis comprometendo o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
No Brasil, o Estado e a sociedade vêm criando uma forte aliança e uma rede para lutar pelo fim da violência sexual e pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes, como pessoas em desenvolvimento.
Cada um é importante nessa LUTA e você pode fazer a diferença! Você também pode participar do III Congresso Mundial contra Exploração Sexual de
Crianças Adolescente que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro de 2008. O Congresso é realizado pelo governo Brasileiro, pelo UNICEF e pelas organizações da sociedade civil.
O Comitê Local de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Foz do Iguaçu, participa desta rede de luta pelo fim da violência sexual e pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Neste ano, o dia 18 de maio será marcado através do Seminário da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente na Tríplice Fronteira, a realizar-se nos dias 14 e 15 de maio, no Auditório da Faculdade Uniamérica, organizado pela Itaipu Binacional com o apoio da Rede Local.

Comitê Local de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Foz do Iguaçu

domingo, 11 de maio de 2008

Poema para o Dia das Mães


visita

uma petúnia violeta distrai a tarde
enquanto as senhoras brincam com o tempo
a ausência não é um estado físico
nada de sólido parece permanecer presente
e sob o sol, a liquidez da eternidade se evapora...

a petúnia violeta está em paz
absorta como as senhoras floridas
derramadas em seus vestidos pascais
esperando que o domingo se finde
para outro dia se gaseificar e se esvair...

amanhã não verei a petúnia violeta
e tão pouco estarei com as senhoras
mas a ausência não será maior... nem menor
será a mesma... ou não será
a ausência não está relacionada com um estado físico...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Como você escolhe os livros que lê?

Como você escolhe os livros que lê? Esta foi a pergunta da última pesquisa do blog. Pelo menos os leitores deste espaço não embarcam na jogada de marketing que as grandes editoras usam com a famosa “lista dos mais vendidos”. A grande maioria disse que escolhe nos próprios pontos de venda. A opção “dicas de amigos” veio logo em seguida. A internet também está se consolidando como opção para escolha. A “lista” ficou em último lugar. É uma satisfação ter leitores dessa categoria.

Veja o que os leitores responderam:
Nos pontos de venda (lojas, livrarias, sebos) - 39 (72%)
Dicas de amigos - 27 (50%)
Na internet - 18 (33%)
Em reportagens de revistas e jornais - 8 (14%)
Outros 6 - (11%)
Na lista dos mais vendidos - 1 (1%)
Total de votos: 54
Obs: os votantes puderam marcar mais que uma opção


Participe da nova pesquisa do blog: “Você pratica atos de sustentabilidade ecológica?”

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Seminário da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

A Itaipu Binacional, com o apoio da Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu, Instituto Elos e Hospital Costa Cavalcanti promove nos dias 14 e 15 de maio, no auditório da Faculdade Uniamérica, o Seminário da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente na Tríplice Fronteira.
Informações e inscrições são adiquiridas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, pelo telefone 3576-8000, ramal 8143 ou 8145, ou ainda pelo e-mail qualidade@hmcc.com.br
A inscrição é gratuita, mas necessita ser confirmada. As refeições (almoço) ficam por conta do participante e podem ser feitas no local.

Confifa a programação:


Dia 14/05/2008
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura oficial:
Momento Cultural – Casa do Teatro
Homenagem às Mulheres de Coragem - Tríplice Fronteira
10h00 – Palestra: Proteção à Criança e ao Adolescente. 18 anos ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - Dr.º Edson Sêda (procurador federal aposentado, membro da equipe redatora do ECA, consultor internacional em direitos da infância e adolescência) e Ed Sêda (cientista social, consultor para organização comunitária e participação popular).
11h00 – Coffee Break
11h15 – Retorno (continuação palestra)
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Retorno (continuação palestra)
16h00 – Coffee Break
16h10 – Retorno (continuação palestra/debate)
17h00 – Encerramento



Dia 15/05/2008
08h30 – Seminário Interativo com Dr.º Edson Sêda e Ed Sêda
10h00 – Coffee Break
10h15 – Retorno Seminário
12h00 – Intervalo para Almoço
13h30 – Retorno (continuação seminário)
15h00 – Coffee Break
15h15 – Retorno (continuação seminário)
17h00 – Encerramento

terça-feira, 6 de maio de 2008

O Lar dos Velhinhos precisa de sua ajuda

Peça publicitária da campanha em prol do Lar dos Velhinhos

Na edição de hoje, o jornal Gazeta do Iguaçu traz matéria divulgando a campanha de solidariedade ao Lar dos Velhinhos, instituição que atende 73 idosos, oferecendo alojamento, alimentação, fisioterapia e atendimento médico, através de uma equipe de 20 funcionários. A situação da entidade sempre foi crítica e por isso precisa da ajuda da comunidade.
A matéria é assinada por Daniela Valiente, com fotos de Roger Meireles. Leia a seguir alguns trechos da reportagem:

Publicidade chama atenção da comunidade para instituição


(Daniela Valiente; fotos de Roger Meireles)


Quem abriu a Gazeta da última segunda-feira e provavelmente a desta próxima semana, vai se deparar com um anúncio de página inteira, no mínimo curioso. Na foto, um cãozinho com uma sugestiva placa de "Me adote!" serviu de chamariz para uma campanha cheia de solidariedade. Acompanhando a figura do cachorro estava a frase: "Você acha que ele precisa de ajuda?". Pois para os que foram sensibilizados pelas ações envolvendo o Lar dos Velhinhos, esta foi a maneira de chamar a atenção da comunidade para uma causa bastante conhecida: auxiliar financeiramente a entidade, ou simplesmente fazer uma visita. Com a aprovação da atual diretoria, a campanha desenvolvida por amigos, já tomou conta de boa parte da cidade e sempre utiliza uma figura de animal para atrair a atenção.
O Lar dos Velhinhos, que completa 22 anos de atuação, sempre contou com o auxílio de ações vindas da comunidade como campanhas ou doações isoladas. Os familiares dos idosos participam com uma pequena parcela de ajuda à entidade, mas que não chega a ser significativa diante dos gastos.
Para manter em perfeito funcionamento, a ajuda dos iguaçuenses é fundamental, para tanto, a campanha se estende não somente na mídia, tendo a sensibilização como meta, mas também nas doações. Malas diretas também farão parte do projeto. No boleto, a pessoa pode optar por fazer a doação em dinheiro, com R$ 25, R$ 50 ou R$ 100 mensais. A doação pode ser feita diretamente no Sicoob, numa conta aberta especialmente para a entidade.
O projeto prevê a distribuição de 8 mil malas diretas. Numa segunda etapa, antigos colaboradores serão reativados por meio de um cadastro, e na terceira etapa, pessoas físicas poderão participar da campanha, que segue até dia 25 de maio.