segunda-feira, 28 de abril de 2014

Marco Civil da Internet

No dia 23 de abril a presidente Dilma Rousseff sancionou o Marco Civil da Internet, aprovado r pelo Senado. O projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet e poderá ser regulamentado por decreto. Entidades da sociedade civil reivindicam participação no processo de elaboração da regulamentação.
A sanção presidencial ocorreu na abertura do Encontro Global Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet - NET Mundial, realizado em São Paulo, com a participação de representantes de governos, especialistas e usuários da rede de vários países. Em seu discurso, Dilma defendeu o respeito aos direitos humanos, à privacidade e à liberdade de expressão na internet.
O texto, aprovado no Senado, prevê que a regulamentação ficará a cargo da Presidência, que deve ouvir o Comitê Gestor da Internet do Brasil e a Anatel. Como não impede que outros setores sejam consultados, organizações que colaboraram para a elaboração do projeto reivindicam que a sociedade seja ouvida no processo de regulamentação da lei.

Nenhum comentário: