quarta-feira, 23 de março de 2011

Frase


A espécie que não consegue proteger a própria espécie, é hipócrita ao querer proteger espécies alheias.
(Carlos Luz)

SALVEM OS HUMANOS!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinco Vezes Lucia Murat

Entre amanhã (22) e sábado (26), o Sesc – Foz do Iguaçu realiza o projeto Cine Sesc, exibindo a Mostra Temática “Cinco Vezes Lucia Murat”, sempre as 19h30, na sala de Cinema do Sesc (Av. Tancredo Neves, 222, próximo à Vila A). A Mostra  relembra a jornalista, cineasta e ex-presa política que, durante o regime militar brasileiro, atuou nos principais veículos de imprensa. Segundo os organizadores, o objetivo da mostra é exibir filmes de qualidade que estão fora dos circuitos comerciais.

Veja a programação:
Dia 22 - Que Bom Te Ver Viva, 1989;
Dia 23 - Doces Poderes, 1997;
Dia 24 - Brava Gente Brasileira, 1977;
Dia 25 - Quase Dois Irmãos, 2004;
Dia 26 - Maré, Nossa História de Amor, 2007.

Informações pelo fone 3576-1300, ou http://www.sescpr.com.br/eventos/cine-sesc/

EU RECOMENDO!

terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março: entre pizzas e omeletes

(Foto: divulgação/TV Globo)

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. O dia é marcado, oficialmente, por, em 8 de março de 1857, operárias tecelãs serem trancadas e assassinadas queimadas, dentro de uma fábrica em Nova Iorque, durante uma greve por melhores condições de trabalho. Outras fontes dão conta que um dia “dedicado” às lutas das mulheres já vinham desde as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz", por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia dos Czares na Primeira Guerra Mundial.
O Dia foi oficializado pela ONU somente em 1975, mas seja qual for a origem, vemos que esta origem tem raízes nas mulheres operárias e oprimidas, companheiras de homens operários e oprimidos.
Espero que o Dia Internacional da Mulher em 2011, no Brasil, seja bem mais que a Presidenta (como ela faz questão de ser chamada) Dilma Rousseff fazendo uma omelete no programa Mais Você, da Rede Globo, durante uma entrevista exclusiva à apresentadora Ana Maria Braga.
É só minha opinião...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Diferenças e igualdades

Recebi comentário de Sofia, que confesso não saber quem é, postando um belo poema sobre a mulher.  E resolvi comentar, já que este é o "mês da mulher". Acredito, “Sofia”, que homens e mulheres são diferentes, e penso mesmo que é  bom que sejam diferentes, no modo de sentir e de agir (imagine um mundo só de homens, ou um mundo só de mulheres, nem quero pensar nisto, por isto adoro esta diferença), mas penso numa diferença maior, penso numa diferença de classes sociais, esta sim, impõe a diferença. Não penso que a esposa de um empresário pense, sinta e tenha o mesmo que a esposa de um gari, portanto “todas” as mulheres não são iguais. São diferentes também entre si.
Penso que todos nós podemos conviver com o “diferente”, isto é bom, faz parte da diversificação. A diferença religiosa, cultural, de costumes, de cor, de idade, de sexo, de opções, até de times de futebol, pois somos todos seres humanos, só não consigo conviver com a diferença social, em um sistema em que uns detém tudo e subjugam outros ao nada, sejam homens, mulheres, heteros ou homos.
Sofia, adorei teu comentário, me fez pensar, e estou respondendo para te fazer pensar também.
A diferença entre os seres humanos está muito mais profunda do que o gênero a que pertencem.
Segue o poema assinado por Brunna Paese, que também não achei muita coisa na internete, tem uns sítios, uns blogues, e um face book.
Mas o diálogo está aberto.
Abraços Sofia e obrigado por comentar.

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,

É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto

Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!

Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos

E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,

Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo

E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,

E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

 Brunna Paese
2 de março de 2011, 10:28

Contra o “distritão”


Recebi e-mail do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) denunciando uma proposta indecorosa, como segue:

O Senado da República instituiu comissão que tem por objetivo apresentar em prazo exíguo (apenas 45 dias) uma proposta para a reforma do sistema eleitoral brasileiro. Diversos parlamentares – dentre os quais o presidente da referida comissão, Senador Francisco Dornelles – tem defendido a adoção de um modelo denominado ‘Distritão’, que na verdade põe fim à votação proporcional e determina a escolha dos eleitos na ordem exata dos votos obtidos.
A pretexto de simplificar o processo eleitoral, a proposta representará um duro golpe nas minorias e, por conseguinte, na própria democracia, já que o sistema majoritário favorece sempre os detentores do poder tanto político como  econômico.  A medida beneficia os políticos tradicionais e estimula o personalismo e o clientelismo.
O perigoso equívoco contido na proposta só reflete a necessidade inadiável de que toda a sociedade brasileira seja chamada a debater o tema da reforma política. Mudanças repentinas feitas com o propósito de perpetuar elites no poder não podem ser admitidas num país em que vigora a Constituição Cidadã de 1988.
As redes de organizações sociais e entidades que subscrevem esta nota propõem ao Congresso Nacional a abertura de um amplo e completo processo de debates até que: se construam novas balizas para o sistema político que fortaleçam e democratizem os partidos políticos; se consolide  uma nova  regulamentação dos mecanismos de  democracia direta; se combata o clientelismo e a corrupção; se assegure a participação das minorias e se facilite a fiscalização dos processos eleitorais.

Assinam o manifesto Fóruns, Redes Sociais, Organizações da Sociedade Civil e pessoas físicas.

Eu assino em baixo! Esta proposta avaliza e reforça  os “currais eleitorais”!

terça-feira, 1 de março de 2011

Cinema Aberto


Recebi do amigo Alexandre Palmar (H2Foz e Megafone) convite para mais uma exibição do projeto Cinema Aberto.
O filme A Batalha de Argel (Argélia/Itália, 1965) será exibido nesta sexta (04), no Teatro Barracão, com entrada gratuita.
Vencedor do Festival de Veneza em 1966, o filme narra “os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África, entre 1954 e 1957, mostrando o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês".
A promoção é da Casa da América Latina, Guatá e Casa do Teatro.
Estendo o convite a todos os interessados em um bom filme.
Eu recomendo!