quarta-feira, 31 de março de 2010

Só com diploma!

O Conselho de Representantes da FENAJ decidiu manter orientação da diretoria da Federação de não filiar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados. As únicas exceções são os registros específicos já previstos na regulamentação profissional. Ao mesmo tempo, indicou aos sindicatos que já adotaram este procedimento que o suspendam imediatamente até a realização do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá de 18 a 22 de agosto de 2010 em Porto Alegre (RS). O Conselho de Representantes decidiu, também, orientar a Federação Nacional dos Jornalistas e os sindicatos filiados aprofundarem e ampliar o debate sobre esta realidade imposta que envolve a categoria.


Leia mais

.

Redução da Maioridade Penal

A articulação de entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente, entre elas o Fórum Nacional DCA, e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso nacional conseguiu evitar a colocação em pauta dos projetos que reduzem a idade penal. O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), pretendia colocar em votação os 21 projetos que propõem a redução da idade penal e que têm como relator o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Seu argumento era o de que seria necessário colocar em votação projetos que estão "parados".


Leia mais


(Fonte: Fórum Nacional DCA)

.


Mapa da Violência III

Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil

Esta edição aprofunda a análise dos dados gerais e traz um recorte especial de gênero e cor/raça. As constatações das desigualdades são uma grande contribuição para o debate sobre as questões sociais brasileiras e oferecem uma luz para a elaboração de políticas públicas.

Para baixar o livro clique aqui

.

Mapa da Violência II

Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008

Contém dados sobre a evolução das taxas de mortalidade nos 5.564 municípios brasileiros causadas por: homicídios na população total; homicídios na população jovem (de 15 a 24 anos); acidentes de transporte; e uso de armas de fogo.

Para baixar o livro clique aqui

.

Mapa da Violência I

Mapa da Violência: Os Jovens da América Latina 2008

Analisa a mortalidade causada por homicídios, pelo uso de armas de fogo, por suicídios e por acidentes de transporte, com foco nos óbitos juvenis (de 15 a 24 anos) em 83 países do mundo, principalmente em 16 países da América Latina.

Para baixar o livro clique aqui

.


Anatomia dos Homicídios no Brasil

Homicídios se concentram em homens, jovens, negros e pobres


Agência Brasil


Homens com idade entre 15 e 24 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de violência no Brasil. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado ontem (30), em São Paulo, pelo Instituto Sangari que analisa dados coletados entre os anos de 1997 e 2007. Segundo o estudo, em mais de 92% dos casos de homicídios no Brasil as vítimas são homens. Em 2007, por exemplo, para cada mulher vítima de homicídio no país, morreram 12 homens. Neste mesmo ano, faleceram 3.772 mulheres e 43.886 homens.
Os maiores índices de mortes violentas também estão concentrados na população jovem, entre 15 e 24 anos. Só no ano de 2007 mais de 17,4 mil jovens foram assassinados no Brasil, o que representou 36,6% do total ocorrido no país. O estado que apresentou o maior crescimento na taxa de assassinatos de jovens entre 1997 e 2007 foi Alagoas, que passou de 170 mortes em 1997 para 763 mortes dez anos depois (crescimento de 348,8%). Por outro lado, São Paulo foi o estado que apresentou a maior queda (-60,6%), passando de 4.682 mortes em 1997 para 1.846 óbitos em 2007.
As maiores vítimas de violência no país também são os negros. Morrem proporcionalmente duas vezes mais negros do que brancos no Brasil. Enquanto o número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 14.308 entre os anos de 2002 e 2007, o de negros cresceu de 26.915 para 30.193.

Nota: No Ordenamento dos Estados por Taxas de Homicídios, o Paraná subiu de 14° lugar, em 1997, para 9° lugar em 2007.


Clique na tabela para ampliá-la
.


terça-feira, 30 de março de 2010

Para pensar

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire - 1921 / 1997, educador, pedagogo e pensador).

.

Feira do Livro de Joinville

A sétima edição da Feira do Livro de Joinville, que acontece entre 7 e 17 de abril, pretende estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores, brasileiros e estrangeiros, para o debate das idéias e a celebração do encontro do criador com o seu público.


Confira a Programação completa da Feira

.


Orquestra dos Meninos

Com Murilo Rosa (Mozart Vieira) e Priscila Fantim (Creusa), o filme conta a história real de Mozart Vieira que desde cedo sentia forte vocação para música. Imbuído deste sentimento, Mozart encontra na música, a saída para sua ação artística social criando a Orquestra dos Meninos, apesar da grave seca que assola o nordeste. Sua fundação ganha grande repercussão e os holofotes despertam o ódio dos coronéis locais. Surgem ameaças e ataques. A sede da Fundação é invadida e o menino Erinaldo (Artur Costa) é seqüestrado, caso que acaba transformando-se em escândalo nacional, mas o delegado da cidade de Olinda afirma que foi armado por Mozart para promover sua Orquestra. Um movimento de artistas liderados por Ivan Lins, Fagner, Gilberto Gil e outros faz um abaixo-assinado a favor de Mozart e através de ação na Justiça, a Orquestra recupera o prédio da Fundação. O maestro e sua Orquestra voltam a São Caetano nos braços da multidão e tocam na praça da cidade.

Assista ao trailer

.

Seminário do Terceiro Setor

Clique na imagem para ampliá-la
.

segunda-feira, 29 de março de 2010

30 de março - Dia da Terra Palestina

No dia 30 de março, nas terras invadidas da Palestina, nos campos de refugiados e nas emigrações da Diáspora e um pouco por todo o mundo, em sinal de solidariedade, comemora-se o 34º “Dia da Terra” (Yawm Al-Ard), como um dia de protesto e de resistência, contra a apropriação, por Israel, da terra Palestina.

Em 1976 em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar terras, em áreas árabes, para construir novas colônias e ampliar cidades judaicas, foi organizada uma greve geral pelos palestinos e diversas manifestações nas cidades árabes da Galiléia ao Negev.

O governo israelense, através do seu exército nazi-sionista, reprimiu violentamente com tanques e artilharia pesada. O saldo do confronto foram seis jovens, cidadãos árabes, mortos e 96 feridos e 300 presos.

Desde então, o 30 de Março, tornou-se anualmente num Dia de comemorações e de manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo.

O "Dia da Terra" simboliza também a resistência palestina à ofensiva em curso, de Israel, no tocante à continuada expropriação de terras, ao apartheid, à colonização e à ocupação.


Serviço

Ato publico com comunidade árabe, Autoridades da cidade, simpatizantes e convidados.
Durante todo o dia haverá exposição de fotos e faixas e cartazes na praça .
Local: Praça do Mitre (Foz do Iguaçu)
Data: 30/03/2010
Horário: 10:00h


(Fonte: SOMOS TODOS PALESTINOS)

.


Conferência Nacional de Educação

Educadores, gestores da educação, representantes de entidades, parlamentares e demais integrantes do poder público que lidam com temas relacionados à Educação estão reunidos em Brasília, de 28 de março a 01 de abril, para deliberar sobre a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) que vai vigorar de 2011 a 2020. As discussões serão promovidas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).

A Conae se realiza no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com a participação de 2,5 mil delegados, eleitos em municípios e estados, e 500 observadores. Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação é o tema central que norteará as exposições e debates previstos na programação dos quatro dias de conferência.

O documento-base a ser colocado em debate durante o evento foi construído a partir das contribuições oferecidas como resultado das etapas preparatórias da Conae. A conferência nacional é precedida de amplo calendário conferências locais, realizadas em 2009, por municípios e estados.

A programação da Conae será transmitida pela TV MEC. Clique aqui para acompanhar o evento.

.


sexta-feira, 26 de março de 2010

Criança Não é de Rua

Clique na imagem para ampliá-la
.

Comissão Especial da PEC 386

Após diálogos de dirigentes sindicais dos jornalistas com lideranças partidárias da Câmara dos Deputados ocorreram várias indicações para a composição da Comissão Especial que proferirá parecer sobre a PEC 386/09. A efetiva instalação da Comissão, no entanto, só ocorrerá após completar-se sua composição. A FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas e a Frente em Defesa do Diploma trabalham para acelerar a instalação da Comissão.

Na atualização de 18 de março, disponível no site da Câmara dos Deputados, o bloco PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB já indicou 8 dos 9 membros titulares e 6 dos 9 suplentes. Com direito a indicar 5 titulares e 5 suplentes na Comissão, o bloco PSDB/DEM/PPS indicou apenas um titular e nenhum suplente. Já o bloco PSB/PDT/PCdoB/PMN indicou seus 2 titulares e 1 suplente, faltando a indicação de mais 1 suplente. O PV indicou seu membro titular, restando a indicação do suplente e o PSOL não havia feito suas indicações (1 titular e 1 suplente).

Leia mais

.

Selo homenageia Zilda Arns

Para homenagear o trabalho feito pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que morreu durante terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou ontem (25) um selo comemorativo com a imagem de Zilda.

O selo também é uma referência ao encerramento da Década da Cultura de Paz (2001 / 2010), instituída em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O selo terá tiragem de 600 mil unidades e custará R$ 1,45.

Os selos poderão ser adquiridos nas agências dos Correios e na loja virtual (www.correios.com.br).


Leia mais

.


Reunião da Rede

Proteger - Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente na Tríplice Fronteira (foto: Abilene Rodrigues)


Representantes de instituições ligadas à Rede Proteger (Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente na Tríplice Fronteira) estiveram reunidos hoje (26), pela manhã e parte da tarde, no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu. Foram discutidos temas como o Encontro Latino-americano de Acolhimento Familiar, que deverá ser realizado em Foz do Iguaçu em setembro, em conjunto com a RELAF (Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar), e foram traçadas prioridades e metas das comissões temáticas, nas áreas do direito à convivência familiar, dependência química de crianças e adolescentes, eventos e comunicação, fortalecimento institucional e educação.

Prestigiaram a reunião o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek e o Assistente da Diretoria Geral da Itaipu, Joel de Lima. A reunião foi coordenada por Giuliano Inzis, da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, atual coordenador da Rede.

.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Caso Isabella

(Foto: AE/Filipe Araújo)

Não preciso dizer que o assassinato da menina Isabella Nardoni chocou o país, muito menos que os culpados precisam ser punidos. Mas o julgamento do casal Nardoni, acusado de matar Isabella em março de 2008, no Fórum de Santana, zona norte de São Paulo, virou um show para os veículos de comunicação. Aliás, um reality show, com pessoas dormindo na fila para assistirem ao julgamento, vários ângulos de filmagens, tomadas ao vivo, simulações em 3D, entrevistas técnicas com especialistas, etc. Infelizmente, mais uma vez, uma tragédia faz aflorar a briga pela audiência.

.

SOS Criança e Adolescente

O Blog recebeu comentário da Dra. Rosarinha Bastos, de Mato Grosso, que mantém o site SOS Criança e Adolescente. Rosarinha é Advogada, Operadora do Direito, Assessora e Consultora Jurídica na Área de Família (ênfase na Infância e Adolescência) e Direito Público, Professora, Capacitadora, Palestrante e Conferencista. Desenvolve pesquisa nas áreas de Violência Contra a Criança e o Adolescente: Exploração Sexual Infanto-Juvenil – Prostituição Infantil; Adoção Nacional e Internacional; Trabalho Infantil e Terceiro Setor;

Visite o site

.


Rede Proteger

Acontece nesta sexta (26), no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, o segundo Encontro da Rede Proteger (Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira) de 2010. Na pauta estarão os assuntos: Apresentação sobre a RELAF – Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar; avaliação e propostas para o Regimento Interno; eventos da Rede e estruturação de comissões temáticas.

Serviço

Encontro da Rede Proteger

Data: 26 de Março

Horário: das 8 às 16 horas

Local: Refúgio Biológico Bela Vista

Obs: as instituições precisam confirmar presença respondendo pelo e-mail conte@itaipu.gov.br ou pelos telefones 35205083, com Clayton ou 35205289, com Simone.

.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Simpósio

Clique na imagem para ampliá-la
.

terça-feira, 9 de março de 2010

Conferência Nacional de Cultura

Artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o país estarão reunidos a partir de quinta-feira (11), em Brasília, na II Conferência Nacional de Cultura (CNC) para debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área. Na abertura do encontro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, receberá o presidente da República em exercício, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, outros ministros de Estado e secretários Estaduais e Municipais de Cultura. A cerimônia de abertura será apenas para convidados e imprensa, na noite do dia 11, no Teatro Nacional Cláudio Santoro.


Serviço:
II Conferência Nacional de Cultura
De 11 a 14 de março
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – Setor Hoteleiro Sul, Qd 06 lote 1 conjunto A
Brasília – DF

Leia mais

.

As meninas e o Dia Internacional da Mulher

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Portal Pró-Menino publica um Especial para falar das meninas e de seus direitos de criança e de adolescente.
Duas reportagens especiais falam das fragilidades e particularidades das meninas em duas questões bastante sensíveis: o ambiente on-line e as medidas socioeducativas.

Leia essas reportagens e outros materiais sobre o tema clicando aqui.

.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fórum de Combate à Fome

A Frente Parlamentar Contra a Fome, com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), deu início hoje (4), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ao primeiro Fórum de Combate à Fome na América Latina e Caribe, debate organizado por frentes parlamentares que englobam mais de 10 países das Américas do Sul, Andina, Central e do Caribe.
Estatísticas da FAO apontam que 1 em cada 6 habitantes do planeta não come ou não bebe água todos os dias. “É preocupante, pois a meta de reduzir pela metade a fome no mundo até 2015, um dos objetivos do milênio observados pela ONU, corre o risco de não poder ser cumprido se continuarmos com os baixos investimentos que temos feito no combate à fome”, observou Elsa Rojas, representante da Confederação de Parlamentos das Américas.

.

Correção

Restabelecimento da obrigatoriedade do diploma

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), criou nesta terça-feira (02/03) a Comissão Especial que vai avaliar a Proposta de Emenda à Constituição 386/09. De autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o projeto restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

A Comissão Especial será composta por 18 membros titulares e 18 suplentes, que serão indicados pelos partidos. Como autor da proposta, Pimenta será um deles. Ele explica que a comissão apenas foi criada, mas para ser instalada, depende da indicação dos nomes pelos partidos, o que deve acontecer em breve.
“É rápido, acredito que em uma semana ela esteja funcionando”, explica o deputado.
Após a instalação, a comissão vai avaliar o mérito da proposta e recomendar ou não a sua aprovação. Caso seja aprovada, ela será encaminhada para o Plenário para ser votada. A expectativa do deputado é que ainda no primeiro semestre deste ano a PEC entre na pauta de votação.
“A gente tem que correr para tentar colocar no primeiro semestre. A nossa expectativa é essa”, afirma, lembrando que este ano tem eleição.
O presidente da Federação Nacional de Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, está “positivamente surpreendido” com a velocidade da tramitação do projeto na Câmara e trabalha para acelerar a instalação e funcionamento da comissão.
“Foi um passo importante, parece que agora vai. Nós estamos procurando as lideranças partidárias para que a comissão comece a funcionar o mais rápido possível”.

Sérgio Matsuura, do site Comunique-se
.

Solidariedade

Quer fazer uma boa ação e ajudar a alimentar diversas crianças que necessitam de leite e alimento?

Então doe roupas, calçados, bolsas e bijouterias que você não usa mais para o Centro de Nutrição Infantil.

O Centro estará realizando um bazar em abril e precisa da sua ajuda.

Colabore!
Os postos de arrecadação são Alice Modas, Centro de Nutrição e loja Maria Chiq no Shoping JL.

O Centro de Nutrição Infantil espera e agradece a sua doação.

.

Pais Sociais



Veja a reportagem da TV Cataratas
.

Convite

Clique na Imagem para ampliá-la.
.

Comissão de Educação e Cultura

O deputado federal Angelo Vanhoni (PT/PR) é o novo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

A definição do piso salarial nacional dos professores, a constituição dos sistemas nacionais da educação e da cultura, a mudança na lei Rouanet e a Pec 150 (que aumenta orçamento para área cultural) são alguns dos temas que estarão em pauta nesta Comissão, em 2010.

.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aproximação das Culturas

A celebração do Ano Internacional da Aproximação das Culturas é uma forma de estimular o desenvolvimento de ações para a promoção do conhecimento mútuo sobre a diversidade cultural, étnica, lingüística e religiosa em âmbito regional, nacional e internacional, em defesa da paz.

Como parte da programação oficial do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, o Brasil vai sediar o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, nos dias 28 e 29 de maio, no Rio de Janeiro.

O Fórum irá reunir líderes políticos, empresariais e religiosos, representantes de organizações internacionais, de ongs e da sociedade civil com o intuito de repensar a forma de lidar com as tensões entre as culturas e promover a confiança e a compreensão entre as comunidades heterogêneas.

O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pelo Secretariado da Aliança de Civilizações da ONU (UNAOC), conta com a parceria da UNESCO.


Informações completas na página sobre o Ano Internacional.

.

Formação digital

O Governo Federal, através dos Ministérios do Planejamento, Comunicações, Ciência e Tecnologia implementa um programa de inclusão e formação digital em todo o País. As entidades públicas e privadas sem fins lucrativos interessadas em participar do Programa têm até o dia 26 de março para apresentar suas propostas ao Governo Federal. O Programa, chamado TelecentrosBR, pretende investir cerca de R$ 165 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário, oferecimento de conexão em banda larga, concessão de bolsas para formação de monitores e na implantação de uma Rede de Formação (16 milhões). As entidades com propostas aprovadas poderão receber kits com 10 computadores novos e mobiliário; kits de 5 ou 10 computadores recondicionados. As bolsas para jovens monitores serão no valor de R$ 484,00.


Saiba mais detalhes no Portal Inclusão Digital.

.


terça-feira, 2 de março de 2010

Indicadores da Exclusão Cultural

- Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;

- 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;

- 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;

- 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;

- Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;

- O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo);

- 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população;

- O preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00, elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E;

- Dos cerca de 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 440 ficam no Nordeste, e apenas dois no Sudeste;

- 82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola);

- 56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria;

- A média brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4% do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.

(Levantamento do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura)

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Alerta a pais e professores

As pulseirinhas de silicone (shag bands) agora estão sendo chamadas de “pulseiras do sexo”. A moda, iniciada na Inglaterra, se disseminou pelo mundo, principalmente via internet, e é febre também dentro das escolas entre jovens e adolescentes.

A “brincadeira” ou o “jogo das pulseiras do sexo” é muito simples: usar pulseiras de silicone de varias cores e quando alguém quebra alguma delas a pessoa tem que fazer o que a cor mandar com a pessoa.

Um exemplo: uma menina usa a pulseira de determinada cor (podendo ser diversas cores, como preferir), na qual o menino vai e quebra a pulseira, sendo assim a menina tem que fazer com aquele menino o que a cor manda, de um simples abraço ou beijo, e até mesmo sexo completo.

Como quase em tudo nestas idades, existe um estigma por detrás das pulseiras: quem não as usar é excluído e quem usar as cores preto e dourado é mais respeitado.

O preço das pulseiras pode variar de alguns centavos a um real a unidade. Ou mesmo ser compradas na Internet.


SIGNIFICADO DAS CORES

Podem existir variações no significado, não existe uma fonte “oficial”:

BRANCA – A menina escolhe o que quer

AMARELA – Abraço

ROXA – Beijo

VERMELHA – Dança erótica (Strip-tease)

LARANJA – “Chupão” no pescoço

ROSA – Mostrar seios

VERDE – Masturbação

AZUL – Sexo oral

PRETO – Sexo convencional

DOURADA – Fazer todos citados acima

Leia mais

.


Seleção de pais sociais e famílias acolhedoras

A Fundação Nosso Lar, instituição que acolhe crianças e adolescentes em regime de casas-lares, está com inscrições abertas para casais ou mulheres que queiram ser mães sociais e famílias que desejem se cadastrar no Programa Família Acolhedora.

Os casais ou mulheres que queiram ser mães sociais deverão ter a disponibilidade para morar na casa-lar e terem aptidões para cuidar de crianças com necessidades especiais. A seleção será feita através de entrevistas previamente agendadas na sede da instituição com a equipe técnica da Fundação.

A mãe social é uma atividade prevista pela lei nº 7.644, desde 1987, e tem garantida todos os direitos trabalhistas da CLT, como anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, repouso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, 30 dias de férias anuais remuneradas, décimo terceiro salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A função dos pais ou mãe social é ser cuidador e educador, proporcionando o convívio familiar às crianças e adolescentes, acompanhando as suas atividades diárias como escola, cuidados pessoais, alimentação, horários, atividades de contra turno, cursos, médico, vacinas, lazer, além de administrar o lar, realizando e organizando as tarefas.


Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora capacita e acompanha famílias que acolhem em suas casas, por um período de tempo determinado, uma criança ou adolescente, ou um grupo de irmãos, garantindo a convivência familiar e o seu desenvolvimento em um ambiente saudável. Isto não significa que a criança ou adolescente vai passar a ser "filho" da família acolhedora, mas que vai receber afeto e convivência desta outra família até que a situação de abrigamento possa ser resolvida.

A convivência em famílias acolhedoras permite, segundo a diretora da Fundação Nosso lar, Ivania Ferronatto, que “o tempo de abrigamento da criança se torne menos traumático, pois a criança ou adolescente passa a contar com um ambiente familiar mais individualizado do que uma casa-lar que, embora tente se aproximar da estrutura de um lar, continua sendo um abrigo institucional”.

Tanto para função de pais sociais, como para as famílias acolhedoras, a Fundação Nosso Lar presta o apoio técnico e administrativo, e acompanhamento psicosocial para o desempenho das funções, além de ciclos de capacitação constantes.

O agendamento das entrevistas por parte dos interessados poderá ser feito na sede da entidade, na Rua Ernesto Keller, 388, no Jardim Eliza, ou ainda pelo telefone 3025 2440.

.

Come un Seme

A edição n° 03 do boletim informativo “Come un Seme” (Como uma Semente) traz informações sobre o Projeto Madre Terra desenvolvido pela ong italiana Ore Undici.


Acesse a edição do Come um Seme

.

O bibliófilo José Mindlin

José Ephim Mindlin (08/08/1914 – 28/02/2010) foi advogado, empresário e bibliófilo.

Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou por alguns anos, atividade que deixou para fundar a empresa Metal Leve, que mais tarde se tornou uma potência nacional no setor de peças para automóveis. José Mindlin deixou a empresa em 1996. Posteriormente, entre outras atividades, presidiu a Sociedade de Cultura Artística.

Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tinha desde os treze anos de idade: colecionar livros raros. Ao completar 95 anos de idade, acumulava um acervo de aproximadamente 40 mil volumes, incluindo obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas (gravuras). É considerada como a mais importante biblioteca privada do gênero, no Brasil.

Em 2006 Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. No mesmo, ano Mindlin decidiu doar todas as obras brasileiras da vasta coleção à Universidade de São Paulo. A partir de então, ela passou a ser chamada de "Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin". O prédio da biblioteca, dentro do campus da USP, está em construção.

“Nunca me considerei o dono desta biblioteca. Eu e Guita (esposa já falecida de Mindlin) éramos os guardiões destes livros que são um bem público”.
Mindlin morreu ontem (28) em São Paulo.

Acesse a versão digital da Biblioteca Brasiliana

.