quarta-feira, 1 de abril de 2009

Em Defesa do Diploma

Um Ato Público Nacional em frente ao STF e vigílias nos Estados marcarão o dia de hoje

A Campanha em Defesa do Diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista ganhou as ruas em todo o País ontem (31/3). O movimento reforça a reivindicação dos jornalistas brasileiros e da sociedade para que no julgamento, que começa hoje (1/4), os ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitem o recurso que questiona a constitucionalidade do diploma. A mobilização ganhou eco na Câmara dos Deputados.

No Paraná, várias atividades marcaram o dia de ontem. Estudantes e profissionais se reuniram na Boca Maldita, em Curitiba, para o ato em defesa do diploma, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas. O protesto contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus) e Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná.
Outro ato, em Cascavel, reuniu diversos profissionais em frente à Catedral da cidade, onde foi feita panfletagem e prestados esclarecimentos à população sob o risco da desregulamentação.
Em Ponta Grossa, a manifestação durante a manhã começou no campus da UEPG e seguiu até o Centro da cidade, com participação também dos estudantes do curso de Jornalismo da Secal.
Em Londrina, houve atividades na Câmara de Vereadores, onde o movimento recebeu o apoio de vários parlamentares, e uma manifestação em frente ao Fórum da cidade.
Em União da Vitória, o curso de Jornalismo da Uniuv realizou um ato, no pátio da faculdade.
Em Guarapuava, hoje à tarde, na Unicentro, onde a Rádio Universitária já vem divulgando a campanha pelo diploma, acontece um ato com panfletagem.
Aqui em Foz do Iguaçu, um ato público na Praça do Mitre reuniu, ontem (31), cerca de 50 profissionais e estudantes de jornalismo.
A bancada petista na Assembléia Legislativa paranaense manifestou apoio ao movimento.
O Ato Público Nacional em Brasília, organizado pela FENAJ e Sindicato do Distrito Federal, começa às 13 horas de hoje (1/4). O julgamento do STF, que tem início marcado para as 14 horas poderá ser acompanhado pela TV Justiça.

Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ

Nenhum comentário: