O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil tem sido objeto de numerosos estudos e pesquisas em todo o mundo. O crescimento vertiginoso do volume e da velocidade de informações em circulação coloca crianças e adolescentes em um contexto em que são constantemente instigados a olhar e perceber o mundo a partir da perspectiva proposta pelos meios de comunicação.
É nesse contexto que a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e o Instituto Alana lançam o livro “Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação”, que reúne 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação de diferentes universidades brasileiras. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação. Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
• Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
• Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
• Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.
Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
É nesse contexto que a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e o Instituto Alana lançam o livro “Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação”, que reúne 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação de diferentes universidades brasileiras. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação. Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
• Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
• Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
• Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.
Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
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