quinta-feira, 16 de abril de 2009

Educação de inclusão

Workshop valoriza a educação de inclusão
Evento faz parte das atividades da Campanha da Fraternidade

Acontece na próxima quarta-feira, 22 de abril, no Centro Pastoral da Paróquia São João Batista, das 9 às 17 horas, um worshop com Renato Chiera e Lucia Inês Cardoso da Silva. O evento é promovido pela Diocese de Foz do Iguaçu e Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente na Tríplice Fronteira – Proteger, com o apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – Secretaria de Ação Social, Fundação Nosso Lar e Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, e faz parte da programação da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema foi “Segurança Pública e Inclusão Social”.
O padre italiano Renato Chiera é autor do livro “Presença – contribuições para uma educação de inclusão”, que será lançado durante o evento. Há 30 anos no Brasil e atuando na “inclusão social” na Baixada Fluminense, Chiera é doutor em filosofia pela Faculdade Católica de Milão e fundador, há 23 anos, da Casa do Menor – hoje referência nacional presente em quatro Estados do Brasil e, em breve, também em Moçambique. Chiera vem a Foz do Iguaçu acompanhado pela advogada, presidente e co-fundadora da Casa do Menor, Lucia Inês Cardoso da Silva.
Com vagas limitadas em 200 participantes, o wokshop é destinado a educadores comunitários, professores, acadêmicos e profissionais que atuam na área de infância e adolescência (pastorais, ong’s, conselheiros tutelares, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, agentes penitenciários), de Foz do Iguaçu e região, além de se estender a participantes de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).
No dia 21 de abril, terça, às 17 horas, Chiara participa, na Fundação Nosso Lar, de uma roda de conversa com jovens e adolescentes atendidos por instituições de Foz do Iguaçu.

Lançamentos
Durante o workshop Chiera estará lançando o seu livro “Presença – contribuições para uma educação de inclusão”, que sensibiliza e motiva os leitores para o exercício da “Pedagogia-presença” como instrumento de inclusão social.
Outro trabalho que será lançado é o livro-reportagem da jornalista Eloiza Dal Pozzo, “S/N – Uma nova história”. Em 78 páginas a jornalista conta a história de vida da jovem Sandra do Nascimento, que passou a infância e a adolescência na Fundação Nosso Lar. O livro pretende sensibilizar os leitores para questões como acolhimento familiar e adoção.
A Fundação Nosso Lar aproveitará o evento para lançar a campanha “Acolhimento familiar: o direito de estar em família”, que tem o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA/PR. A campanha, destinada à comunidade, mostra a importância do acolhimento familiar, em substituição ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Na ocasião serão apresentados os cartazes, panfletos, folderes e uma cartilha sobre o tema.

Serviço:
Workshop com Renato Chiera e Lucia Inês Cardoso da Silva;
Lançamento do livro “Presença – Contribuições para uma educação de inclusão”, de Renato Chiera;
Lançamento do Livro “S/N – Uma nova história”, de Eloiza Dal Pozzo;
Lançamento da Campanha “Acolhimento Familiar: o direito de estar em família”, da Fundação Nosso Lar.
Dia 22 de abril, das 9 às 17 horas, Centro Pastoral da paróquia São João Batista (Av. Jorge Schimmelpfeng, 70, Centro).

Depoimento de Renato Chiera
“Nós tiramos do mundo da criminalidade muitos adolescentes e jovens. Mas não com a repressão, e sim com a acolhida amorosa, que cura por dentro, e com a oferta de oportunidades e de futuro.
Miguel Couto deixou de ser uma das regiões mais violentas da Baixada Fluminense. Até matadores reconhecem que isso se deve também à ação da Casa do Menor. Já profissionalizamos mais de quinze mil adolescentes sem futuro. Indicamos um caminho a se seguido e multiplicado”.
(Assessoria)
.

Um comentário:

Casa Oficio disse...

Olá Carlos...boa noite!
Obrigada pela visita no blog!Sempre leio suas postagens mas como sempre estou com pouco tempo acabava não parando para deixar recados...Ah, seu sobrenome é mesmo Luz? Se for, parabéns... é gente boa!!!
Beijosssss

Amábilis Luz