terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Libertando Talentos

Clique na imagem para ampliá-la

Cadastro de Agentes Culturais

Clique na imagem para ampliá-la

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Criança Não é de Rua

Clique na imagem para ampliá-la
Serviço
Apresentação do Observatório Nacional Criança Não é de Rua
29 de Fevereiro, das 08h30 às 12h.
Centro de Capacitação da Educação (Rua. Dr. Faivre, nº 398, 2º andar - sala 22,
Centro – Curitiba).
Informações: faleconosco@criancanaoederua.org.br



Revista IHU On-line

IHU On-Line é a revista semanal do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Circula às segundas-feiras via e-mail e pode ser acessada no sítio www.ihu.unisinos.br.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Concursos e prêmios

Confira as datas limites para inscrição de alguns concursos e prêmios no mês de março:

Até 09 de março inscrições para processo seletivo grupos artísticos da UFPR;

Até 11 de março inscrições para a 34ª edição do Femucic (Mostra de Música Cidade Canção);

Até 15 de março inscrições para o DocBrazil Festival;

Até 19 de março inscrição para o Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga;

Até 22 de março inscrições para a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi 2012;

Questões indígenas e agrárias

(Foto: Revista IHU On-line)

“A omissão do Estado em relação à questão agrária e indígena no Brasil é algo que reforça a violência no campo brasileiro enquanto um problema estrutural, ao mesmo tempo em que fortalece a elite agrária e provoca a morte dos povos indígenas”. A afirmação é de Eduardo Luiz Damiani Goyos Carlini, geógrafo, que fez parte da Expedição Marcos Veron, que visitou, até o último dia 25 de janeiro, diversas aldeias do estado de Mato Grosso do Sul para registrar a situação de vida dos Guarani-kaiowá e as ameaças de morte às suas lideranças. O objetivo é elaborar um material que possa compor a luta dos Guarani-kaiowá pela demarcação de seu território e pela cessação imediata da violência a que estão submetidos cotidianamente. Na entrevista que concedeu por e-mail para a Revista IHU On-Line, ele dá detalhes da experiência e é enfático quando questionado sobre as ameaças de morte às lideranças indígenas.

Leia a entrevista na íntegra. Clique aqui

“Pedagogia do Oprimido” é proibido nos EUA

Silvio Mieli*

O livro Pedagogia do Oprimido, do educador brasileiro Paulo Freire, foi banido das escolas públicas de Tucson, no estado do Arizona, sudoeste dos Estados Unidos da América (EUA).
Seguindo a lógica antilatina que marca as recentes decisões jurídico-políticas no estado, agora uma lei suspendeu o currículo baseado no Programa de Estudos mexicanos / Americanos, que durante uma década ajudou a conscientizar os alunos das suas raízes culturais.
Lembrando que 10,3% da população dos EUA é composta de “chicanos” e 30% da população da cidade de Tucson apresenta a mesma origem étnica.
Em meados de janeiro, os livros de Paulo Freire, assim como os de Elizabeth Martinez, Rodolfo Corky Gonzales, Arturo Rosales, Rodolfo Acuna e Bill Bigelow foram retirados do programa e proibidos pela Secretaria de Educação de Tucson de serem aplicados, em cumprimento à lei estadual que considera os estudos mexicanos “doutrinadores” e “portadores de um único ponto de vista”.
Para justificar a medida, o secretário da educação do Arizona John Huppenthal disse que, ao visitar uma escola em Tucson, notou que Che Guevara era tratado como um herói, inclusive com direito a pôster numa das salas de aula, enquanto que Benjamin Franklin era considerado racista pela turma.
Huppenthal julgou intolerável que o termo “oprimido” do livro de Paulo Freire fosse inspirado no Manifesto Comunista de Marx e Engels, “que considera que a inteira história da humanidade é uma batalha entre opressores e oprimidos”, criticou o secretário.
A suspensão do programa priva os alunos de compreenderem melhor os fatores históricos da ocupação do território onde vivem (parte do Arizona pertencia ao México e foi anexada pelos EUA), além de impedir o contato de uma inteira geração com o método emancipador de Paulo Freire.
O que não percebem os que executam a educação “bancária”, no termo usado por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido, é que nos próprios “depósitos” se encontram as contradições. E, cedo ou tarde, esses “depósitos” podem provocar um confronto com a realidade e despertar os educandos contra a sua ”domesticação”.

*Silvio Mieli é jornalista e professor universitário.

(Texto originalmente publicado na edição 467 do Brasil de fato).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Homicídios de adolescentes em Foz

O CEDEDICA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu, desejando expor e realizar uma pré-análise dos dados colhidos nas pesquisas efetuadas entre os anos 2001 e 2010, referentes aos homicídios de adolescentes em Foz do Iguaçu, convida representantes de entidades e órgãos ligados aos direitos da criança e do adolescente para fazerem parte da discussão.

Local: sala de Teologia (Av. Paraná, 1431, ao lado do Colégio Estadual Castelo Branco)
Dia: 28/02 (terça)
Horário: 9:00h – 11:30h

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Grupos Artísticos UFPR

Clique na imagem para ampliá-la

Criança Cidadã

O Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Escola de Educação Física (Esef), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove o I Congresso Internacional de Estudos da Criança de Língua Portuguesa e a X Semana Criança Cidadã.
Os eventos ocorrem nos dias 23 e 24 de abril, no auditório do bloco G-90 (Nupélia) e contam com a presença de palestrantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. O tema central será Crianças dos Países de Língua Portuguesa: histórias, culturas e direitos.
As inscrições iniciam-se a partir amanhã (23), pelo site do PCA (www.pec.uem.br/pca). Outras informações pelo telefone 3011-4260 ou pelo e-mail sec.pca@gmail.com.

(Com UEM/PCA)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval IV

Chegue inteiro na quarta!!!

Carnaval III

Não exagere!

Carnaval II

Se beber, não dirija!

Carnaval I

Use camisinha sempre!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Direitos de crianças e adolescentes no carnaval

A grande mobilização do Governo Federal, liderada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), para proteção dos direitos de crianças e adolescentes no carnaval, pretende contar em 2012 com a ajuda de toda a sociedade para o enfrentamento do problema. Com o Slogan “LIGA DA PROTEÇÃO – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie”, a campanha estará presente em 19 capitais brasileiras. A ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, participará dos lançamentos da campanha em Salvador e Recife.

Leia +

Revista Peabiru

A revista Peabiru é um projeto de extensão da Secretaria de Comunicação da UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana com sede em Foz do Iguaçu. O projeto é realizado em conjunto com os estudantes de diferentes áreas da universidade e surgiu com a ideia de produzir uma revista online para difundir a diversidade cultural vivenciada pela comunidade universitária da UNILA. Essa experiência integra as expressões culturais da região trinacional, pois a Universidade encontra-se localizada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A revista pretende estar em rede com as distintas formas de manifestação cultural dos países latino-americanos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oficina de Imagens

O site Oficina de Imagens (http://www.oficinadeimagens.org.br) pretende “promover os direitos das crianças, adolescentes e jovens por meio da incidência em políticas públicas e da experimentação e disseminação de metodologias participativas nas áreas da comunicação, educação e cultura”. Para cada um dos campos político-institucionais em que atua, a Oficina de Imagens definiu um objetivo estratégico que orienta a formulação e a execução dos projetos da entidade:
Educação: Contribuir para a implantação da política da educação integral no País, por meio de metodologias de educomunicação.
Comunicação: Incidir na agenda pública para fortalecer a defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente, por meio de estratégias de comunicação.
Participação e políticas públicas: Contribuir para o fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes por meio da mobilização social, da formação e da incidência nas políticas públicas.
Políticas de Juventude: Fomentar a participação de jovens na construção das políticas públicas de juventude, por meio da comunicação, da formação e da atuação em rede.
Cultura: Favorecer o acesso de comunidades às políticas de produção e difusão audiovisual e cultura digital.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PEC dos Jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - e a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma trabalham pela votação da PEC dos Jornalistas em 2º turno no Senado.
Com acordo de lideranças já firmado pela segunda votação da PEC dos Jornalistas no Senado em fevereiro, dirigentes da FENAJ dialogaram com o autor da proposta, senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), com o relator, senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) e com os coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, deputados Paulo Pimenta (PT/RS) e Rebecca Garcia (PP/AM). A avaliação geral foi de que a melhor data para colocar a PEC 33/09 em votação no plenário do Senado será o dia 29 de fevereiro.

Leia +

(Com FENAJ)

Femucic 2012

Intérpretes, compositores e músicos de todo o Brasil já podem efetuar inscrição para a 34ª edição do Femucic (Mostra de Música Cidade Canção), que será realizado em Maringá, de 23 a 26 de maio.
A mostra, promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Prefeitura de Maringá e RPC TV, é um evento de referência na produção, na técnica e na pedagogia musical brasileira.
O Femucic não tem caráter competitivo e proporciona aos músicos uma participação cordial, criações conjuntas e troca de experiências e, ao público, a formação de ouvintes musicais. Além disso, contribui para o desenvolvimento da produção musical do Estado do Paraná e das diversas regiões do País, e é um meio de difusão e valorização da cultura.

Leia +

Serviço:

34ª edição do Femucic (Mostra de Música Cidade Canção)
Prazo para inscrições: até 11 de março de 2012
Realização: de 23 a 26 de maio de 2012, em Maringá
Inscrições: Clique aqui
Informações: (44) 3262-3232

(Com Sesc Paraná)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Língua Guarani

Com objetivo de fortalecer as lutas em torno do guarani e de incorporá-lo ao contexto latinoamericano, a UNILA passará a oferecer, ainda neste primeiro semestre, o idioma como disciplina obrigatória para todos os alunos do curso de Letras - Artes e Mediações Culturais. Essa é a língua materna de cerca de 90% da população do Paraguai, sendo que 30% se comunica apenas por meio dela.

Leia +

(Com Blog Notícias da Unila)

90 anos da Semana de Arte Moderna

Semana de Arte Moderna aconteceu há 90 anos no Teatro Municipal de São Paulo. Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi marco inaugural de nosso tardio modernismo. Organizada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral, Villa-Lobos e outros, propiciou o encontro de tendências modernas que vinham, desde o início do século, se anunciando em São Paulo e no Rio de Janeiro. O acontecimento acabou, com o passar do tempo, consolidando vários grupos e suas idéias. Cada qual com seu espaço cativo em livros, revistas e manifestos.

(Com Blog Fábio Campana)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DocBrazil Festival

Estão abertas as inscrições de documentários para participação no DocBrazil Festival, evento que conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e acontece entre os dias 2 a 30 de setembro nas cidades chinesas de Pequim, Xangai, Cantão e Macau.
Os documentaristas têm até o dia 15 de março para enviar seus trabalhos através do site www.docbrazilfestival.com. Os interessados deverão entregar um termo de autorização de exibição de imagem, DVDs com legenda em inglês, fotos, material promocional e lista de diálogos. Os selecionados serão conhecidos no dia 5 de maio.
O DocBrazil é um festival não competitivo e não há restrição quanto a temas ou gêneros dos documentários enviados para seleção ou limite para o número de inscrições por participante.

Leia +

(Com Ascom/MinC)

Agenda Cultural

Agenda Cultural

Espetáculo “Invisível”, da Cia. Foz do Teatro
Sábado(11), às 21 horas
Teatro Barracão (Avenida República Argentina, 4331, Jardim São Paulo)
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia: estudantes, artistas e idosos)
Informações: (45) 3572-1473 e 3027-1474 ou casadoteatrofoz@hotmail.com

Café com Teatro
Domingo (12), a partir das 17 horas
Zeppelin Old Bar (Próximo ao Posto Sabiá da Av. das Cataratas/Vila Yolanda)
R$ 3,00
Informações: (45) 3572-1473 e 3027-1474 ou casadoteatrofoz@hotmail.com

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Café com Teatro

Uma miscelânea de arte e de cultura. Assim é o Café com Teatro, evento que reúne diversas formas e expressões artísticas, a ser realizado neste domingo, dia 12, no Zeppelin Old Bar. Com início no entardecer, as atividades contemplam os públicos de diferentes interesses estéticos e todas as idades.

Leia +

Serviço
Café com Teatro
Domingo, 12 de fevereiro, a partir das 17 horas
Zeppelin Old Bar (Próximo ao Posto Sabiá da Av. das Cataratas/Vila Yolanda)
R$ 3,00
Informações: (45) 3572-1473 e 3027-1474 ou casadoteatrofoz@hotmail.com

O essencial é invisível

(Foto: Áurea Cunha/Casa do Teatro)

No palco, seis mulheres, seis narrativas sobre realidades distintas e que em algum momento irão se encontrar. No enredo, as relações cotidianas ligadas ao universo de vida de qualquer pessoa, como felicidade, angústia, desejo, sonho e frustração. Este é o recorte em que se baseia o espetáculo de teatro “Invisível”, da Companhia Foz de Teatro, que tem estreia marcada para o próximo sábado, no Teatro Barracão.
A Cia. Foz de Teatro é o grupo iguaçuense mais antigo, ainda em atividade. Formado em 1992, este ano a companhia irá completar 20 anos de atuação. O lançamento da peça “Invisível” faz parte de uma programação que o grupo irá desenvolver ao longo de todo este ano, em celebração às duas décadas de teatro e mobilização cultural.
Para assistir ao teaser promocional da peça, clique aqui

Serviço
Espetáculo “Invisível”, da Cia. Foz do Teatro
Sábado(11), às 21 horas
Teatro Barracão (Avenida República Argentina, 4331, Jardim São Paulo)
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia: estudantes, artistas e idosos)
Reservas de ingressos: (45) 3572-1473 e 3027-1474 ou casadoteatrofoz@hotmail.com

Leia +

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Anima Mundi 2012

Estão abertas até o dia 22 de março as inscrições para a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi 2012. As inscrições podem ser feitas na página do festival, sem restrições quanto ao gênero e tema dos filmes. O festival acontecerá entre os dias 13 e 22 de julho, no Rio de Janeiro, e de 25 a 29 do mesmo mês, em São Paulo.
Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil, de acordo com a categoria das sessões competitivas, que são: Curtas, Curtas Infantis, Curtas Brasileiros, Curtas de Estudante, Longas, Longas Infantis e Portfólio. O primeiro lugar de cada categoria receberá também um troféu Anima Mundi, além do prêmio em dinheiro.

(Com Ascom/MinC)

Visite a página do Anima Mundi

Centenário de Luiz Gonzaga

O Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga é uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, e as inscrições estão abertas até 19 de março. Aos selecionados serão concedidos 20 prêmios com valores brutos variados, sendo 12 prêmios de R$ 35 mil; cinco prêmios de R$ 50 mil; e três prêmios de R$ 100 mil, totalizando R$ 970 mil.
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (produtores, músicos ou representantes de grupos musicais) e pessoas jurídicas (empresas ou instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural). O concurso será realizado em duas etapas, que abrangem a triagem dos projetos inscritos e, em seguida, a avaliação das propostas habilitadas durante a triagem. A comissão de seleção será composta por cinco profissionais de larga experiência na área da música. Todos os projetos que receberem premiação terão de ser realizados até o mês de dezembro deste ano.

Saiba +

(Com Ascom/MinC)

Agente Jovem de Cultura

O Ministério da Cultura prorrogou até o dia 29 de fevereiro o prazo para os interessados se inscreverem no edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, o MinC vai premiar 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições para a premiação foram abertas no dia 15 de dezembro de 2011.
O edital é uma parceria entre o MinC – que investirá R$ 2,9 milhões – e os ministérios da Saúde (R$ 1 milhão) e do Desenvolvimento Agrário (R$ 600 mil), além da Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (R$ 500 mil).
Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade.

Saiba +

(Com Ascom/MinC)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rede Global de Crianças Desaparecidas

Brasília receberá nesta semana a quarta edição da Conferência Anual da Rede Global de Crianças Desaparecidas (GMCN). O encontro será realizado quinta e sexta (09 e10) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com o objetivo de discutir o fortalecimento das ações relacionadas ao desaparecimento de crianças pelo mundo. A conferência é promovida pelo Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (Icmec), movimento global para proteger crianças da exploração sexual e de sequestro.

Saiba +

Peça teatral "Invisível"

(Foto: Áurea Cunha)

Espetáculo teatral "Invisível", da Cia. Foz de Teatro. Apresentação dia 11 de fevereiro, sábado, às 21 horas, no Teatro Barracão (Av. Rep. Argentina, 4331, Jardim São Paulo). Valor do ingresso: R$ 10 e R$ 5 (idosos, estudantes e artistas).

Ingressos e reservas: (45) 3572-1473 e casadoteatrofoz@hotmail.com

Pesquisa do IPEA



Fernanda Regina - Megafone

Analfabetismo, taxa de pobreza, mortalidade infantil, saúde e outras questões sociais foram avaliadas e divulgadas no relatório anual do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 2012. Em alguns aspectos como violência urbana o Paraná surpreende negativamente em relação Sul e ao restante do País.
O período de análise da pesquisa é de 2001 a 2009, portanto, alguns dados já podem estar alterados. Uma triste realidade constatada pela pesquisa é alta taxa de homicídio masculina entre jovens de 15 a 29 anos. Embora os dados sejam de 2007, o levantamento revela que no Paraná a taxa de homicídios para cada cem mil habitantes é de 116,30, enquanto no Brasil este numero é 94,30 e na região Sul do País de 81,70. No caso do Brasil, a taxa caiu de 101,4 em 2001 para 94,3 em 2007. O IPEA aponta que no Paraná, esse tipo de violência está em ascensão. O estado apresentou um aumento de 62,2% nesse indicador, contra o crescimento de 41,8% ocorrido na região como um todo. Foz do Iguaçu é uma das cidades com os mais altos índices de violência juvenil do País.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. Em 2012 o Dia será 07 de Fevereiro com o tema: "Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... Com segurança”.

Saiba +

Assista ao vídeo

Professores de jornalismo

O 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece entre 27 e 30 de abril de 2012, na Universidade Federal de Uberlândia (MG), terá como tema “A Formação Superior como Elemento Constituinte e Legitimador do Campo do Jornalismo”. O objetivo é definir propostas para a melhoria permanente da formação dos jornalistas e constituir espaço de debate entre docentes, discentes e gestores de cursos da área. Inscrições aqui.

Caso Herzog

Foto divulgada pelo DOI-Codi simulando o "suicídio" de Herzog

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, comentou neste domingo a reportagem da Folha que localizou em Los Angeles o autor da mais importante imagem da história do Brasil nos anos 1970 – a foto do jornalista Vladimir Herzog morto numa cela do DOI-Codi, em São Paulo, em 1975.
“Esse é um dos muitos episódios da época da ditadura a ser esclarecido, o que será papel da Comissão da Verdade já aprovada em lei. Está mais do que na hora de a presidenta Dilma nomear os seus integrantes”, diz o advogado.
A íntegra da reportagem está disponível na internet para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.


(Com Blog Fábio Campana)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fórum de Mídia Livre

Carta dos participantes do Fórum de Mídia Livre

Porto Alegre, 27 e 28 de janeiro de 2012.

Nós, participantes do III Fórum de Mídia Livre, realizado no âmbito do Fórum Social Temático, em Porto Alegre entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2012, vimos reafirmar o reconhecimento da comunicação como um direito humano e social e um bem comum, cuja defesa deve ser objeto da luta das mídias livres, do conjunto dos movimentos sociais e alcançar a sociedade como um todo.

Leia a Carta na íntegra. Clique aqui

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Centenário de Nelson Rodrigues

O dramaturgo, jornalista e escritor Nelson Rodrigues completaria em 2012, cem anos de idade. Mas ele nos deixou há 32 anos e nos legou além de histórias ricas, registradas em seus livros, fatos e imagens de uma vida intensa. Para comemorar a data, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, abriu ontem (31), a exposição Nelson Brasil Rodrigues – 100 anos do Anjo Pornográfico, com um acervo de fotos, textos e objetos pessoais que revelarão ao visitante um pouco mais da vida e da obra do escritor teatral.
O evento também foi marcado pelo anúncio de um edital, aberto a grupos de todo o país para a montagem das 17 peças que compõem a obra do dramaturgo e que serão encenadas nos teatros Dulcina e Glauce Rocha, da Fundação Nacional de Artes.
A exposição está instalada na sala Aloísio de Magalhães do teatro Glauce Rocha (avenida Rio Branco, centro, Rio de Janeiro).


(Com Instituto Imersão Latina)


Boletim Pró-Menino

Boletim Pró-Menino - Ano 10 - Número 105 - 31 de janeiro de 2012


Adoção
Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, o número de pessoas interessadas em adotar uma criança no Brasil é cinco vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis.

Acidentes
Afogamento é a segunda causa de morte, entre os acidentes, de crianças e adolescentes até os 14 anos no Brasil. Criança Segura divulga pesquisa que indica que maioria dos casos do país ocorre na Região Norte.

Educação
MEC espera incluir 1,9 milhão de novos alunos nas redes de ensino integral.

Tecnologia
Aumento da capacidade pedagógica de tecnologias em educação depende de novos conteúdos.