Confira os vencedores e as imagens da entrega dos prêmios do 15º Prêmio Sangue Novo. O prêmio é uma iniciativa do Sindijor/PR, com patrocínio do Banco do Brasil, apoio das Livrarias Curitiba e Sindicato dos Jornalistas de Londrina.
.
Confira os vencedores e as imagens da entrega dos prêmios do 15º Prêmio Sangue Novo. O prêmio é uma iniciativa do Sindijor/PR, com patrocínio do Banco do Brasil, apoio das Livrarias Curitiba e Sindicato dos Jornalistas de Londrina.
.
Em Julho de 2010 o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – completa 20 anos.
Para marcar esta data, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedca-PR, a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) e o Governo do Estado do Paraná promovem o evento: “Criança Prioridade Absoluta: 20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, que acontecerá em Curitiba, entre os dias 28 de junho e 2 de julho de 2010.
Esta comemoração dos 20 anos do ECA é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dar a devida importância à lei que serviu como base da construção do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Esse é o momento de refletir acerca das conquistas e dos limites que se impuseram na implementação da Doutrina da Proteção Integral.
Gestores municipais e estaduais, juízes, promotores, conselheiros, servidores, professores, pesquisadores, profissionais do terceiro setor e demais cidadãos-militantes paranaenses e de outros Estados estão convidados a participar das discussões sobre os avanços e desafios na área das políticas públicas para a população infato-juvenil.
Criança Prioridade Absoluta: 20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
.
O jornal A Gazeta do Iguaçu estampou na manchete do final semana: “Foz do Iguaçu registra 80 mortes violentas em
A reportagem constata: “Até agora foram contabilizados 72 homicídios (cerca de 15% a mais do que no mesmo período de 2009), quatro mortes em confrontos com a polícia, e quatro latrocínios”.
Durante o final de semana, porém, o número de homicídios subiu pra 74, com o registro de mais duas mortes, inclusive mais um adolescente. Este ano já são nove adolescentes assassinados em Foz do Iguaçu.
.
Evento discutirá o acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária
Foz do Iguaçu sediará o Seminário Estadual “Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária”, promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA/PR, nos dias 10 e 11 de junho.
Destinado aos conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, dirigentes, coordenadores e técnicos de entidades governamentais e não governamentais de acolhimento, educadores, adolescentes e interessados pelo tema, o Seminário terá a participação de vários nomes ligados à discussão dos direitos da criança e do adolescente no Paraná, entre eles o promotor de justiça Murillo Diácomo, o especialista em direito processual civil Francisco Lemos, o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Joel de lima e o especialista em políticas de atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco Valtenir Lazzarini.
Durante dois dias, os participantes discutirão “os direitos humanos das crianças e adolescentes, o acolhimento familiar e institucional como estratégia de garantia a convivência familiar e comunitária, o reordenamento institucional dos organismos e entidades públicas e a reformulação das práticas e concepções incompatíveis com respeito à dignidade da criança e do adolescente”.
Paralelo ao Seminário, acontecerá também o I Encontro Estadual de adolescentes em situação de acolhimento, debatendo o tema “O olhar do acolhido sobre o acolhimento”, com a participação de adolescentes de todo o estado.
A inscrição para o Seminário tem uma taxa de R$ 20,00 e pode ser feita até o dia 4 de junho via fax, pelo telefone 45 30252440.
A organização do Seminário em Foz do Iguaçu está a cargo da Fundação Nosso Lar e a da Associação de Proteção à Vida - APROVI, com o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio de várias entidades e órgãos estaduais.
Serviço
Seminário Estadual Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária
Dias 10 e 11 de junho
Auditório do Hotel Foz do Iguaçu (Av. Brasil, 97, Centro)
Informações:
.
No endereço eletrônico “O Paraná que queremos” qualquer cidadão pode aderir ao movimento, assinando o abaixo-assinado on-line. O documento funciona como uma espécie de “termômetro” da indignação popular com as recentes denúncias envolvendo a Assembleia Legislativa do Paraná.
A campanha é apoiada por diversas entidades paranaenses, como a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) e o Movimento Pró-Paraná.
.
Em atendimento à Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009 e Lei Municipal nº 3528, de 14 de maio de 2009, o Portal da Transparência é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas do município. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos municipais, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio município em compras ou contratação de obras e serviços.
.
O prefeito de Curitiba Luciano Ducci sancionou ontem (27) lei que proíbe em Curitiba a comercialização ou distribuição a menores de 18 anos das chamadas “pulseiras do sexo” e o uso delas nas instituições de ensino público e privado da cidade.
O projeto prevê restrição a todo tipo de acessório ou complemento que incorpore o atributo de apologia ou conotação sexual ou à violência.
.
O projeto cultural Cartel do Rap lançou o CD "10 Anos na Fita”, com 13 músicas dos grupos que compõem a Banca CDR — união de artistas locais envolvidos no projeto. O CD custa R$ 10,00 e pode ser adquirido pelo telefone (45) 8404-2993 ou pelo e-mail carteldorap@gmail.com.
O projeto musical foi viabilizado com apoio da Gráfica Estrela, Encoprint, Sindicato dos Jornalistas, Digit Ware, CopyVic e Nação Hip-Hop.
.
Com o tema “Cultura e Juventude”, estudantes da área de Comunicação Social da União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC participam do Festival de Comunicação - Festicom. Em sua sétima edição, o evento é aberto a todos os acadêmicos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e Relações Públicas. A premiação do Festival acontece hoje (28), nas instalações da UDC.
.
A Câmara dos Deputados instalou ontem (26), a Comissão Especial encarregada de emitir parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional 386/09, a PEC dos Jornalistas. O prazo para emendas à PEC está aberto a partir de hoje. A expectativa é de emissão de parecer sobre a proposta até o dia 24 de junho.
Pesquisa das Nações Unidas revela que nove entre dez brasileiros – 90,1% – consideram que a violência está crescendo. No Paraná, a sensação de insegurança supera a média nacional: 91,5%. Pior: para 23% dos entrevistados de todo o Brasil, o medo é de que o agressor esteja dentro da própria família.
Os dados integram o Relatório de Desenvolvimento Humano 2010, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A edição de hoje (26) do jornal Gazeta do Povo aborda o assunto em reportagem de Vinicius Boreki.
A Revista Ideias que chega às bancas reúne o melhor time de colunistas do Paraná. Fábio Campana, Mazza, Nêgo Pessoa, Miriam Karam, Mirian Gasparin, Claudia Wasilewski, Luiz Fernando Pereira, Marianna Camargo, Wilson Bueno, além das estreias de Luiz Carlos Zanoni, Márcia Toccafondo, e Rogerio Distefano e as pessoas que fazem a diferença na nova coluna Gente Fina. Ainda: o humor fascinante de Pryscila Vieira.
A matéria de capa da Revista Ideias mostra o povo sem nenhum interesse pelas eleições e com muita vontade de consumir. Os curitibanos vão gastar quase 4 bilhões de reais este ano.
(Com www.fabiocampana.com.br)
.
Ilustração: Inesc
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma das três leis orçamentárias previstas na Constituição de
Leia à íntegra da análise do PLDO 2011
.
Amanhã (25) é o Dia Nacional da Adoção, criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção e instituído oficialmente pela lei no 10.447, de 9/5/2002.
A adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”.
Leia mais sobre o Dia Nacional da Adoção
Leia sobre o Cadastro Nacional de Adoção
Leia sobre o Encontro Nacional de Apoio à Adoção de 2010
.
Está circulando o Jornal Prensa - edição 17, da Subseção de Foz do Iguaçu e Região do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Clique aqui para acessar a versão on line.
.
A Rede Proteger de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente realiza reunião na próxima sexta (28), com início às 9 horas, no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu. Os participantes devem confirmar participação até a próxima segunda (24), com Clayton Conte ou Simone Gonçalves Pereira, pelos telefones 45 3520-5083 ou 45 3520-5289, ou ainda pelos e-mails:
conte@itaipu.gov.br ou simonegp@itaipu.gov.br
.
Acontece nos próximos dias 25 e 26 no Hotel Internacional o Encontro “Fala aí! – Festival Juventude, Cultura e Paz”. A abertura oficial acontece às 19h do dia 25, ocasião em que será debatido o tema “Juventude e transformação”, com a participação do músico Tico Santa Cruz, integrante da banda Detonautas Roque Clube, blogueiro e ativista social carioca.
O “Fala aí” é uma das ações do projeto “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, desenvolvido pela Itaipu e pela Casa do Teatro por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantido empresa binacional. O “Plugado!” é dirigido a adolescentes e jovens, estudantes de dez escolas públicas da rede estadual de ensino, com o objetivo de promover a participação social da juventude como forma de prevenir e enfrentar a violência contra adolescentes e jovens.
No dia 26, o evento promoverá oficinas e workshops em diversas linguagens artísticas, debates e bate-papos sobre temas de interesse da população jovem, apresentações culturais e atividades recreativas, esportivas e de lazer.
O fórum pretende atingir 3.000 estudantes e professores das escolas públicas da rede estadual de educação, representantes de instituições públicas e operadores dos direitos da criança e do adolescente.
A presença deve ser confirmada pelos telefones 3520-5083 e 3520-5289, ou pelos endereços eletrônicos
.
A Revista Escrita, publicação de literatura e arte editada pela Associação Guatá, chega ao seu número 12 e traz, entre outros autores, um ensaio inédito de Fábio Campana tratando de elementos fantásticos contidos na história da América latina. A Revista Escrita é comercializada em bancas, livrarias e espaços culturais.
.
Com um forte apoio de todo o Brasil, os jornalistas gaúchos conquistaram uma importante vitória na luta em defesa da regulamentação profissional. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul derrubou ontem (18) o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) ao projeto de lei 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O veto foi derrubado por 35 votos, contra apenas três favoráveis à manutenção.
.
Confira a reportagem da RPC – TV Cataratas sobre o fechamento das Casas-lares administradas pela Fundação Nosso Lar
.
Confira a reportagem da RPC – TV Cataratas sobre o dia 18 de maio
.O dia 18 de Maio tem como objetivo de reforçar o enfrentamento à violência sexual contra meninos e meninas, bem como mobilizar os diversos setores da sociedade sobre o problema. A data foi escolhida como protesto contra um crime impune. Em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, uma menina de oito anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Apesar de ser considerado bárbaro, o crime, conhecido como “Caso Araceli”, prescreveu e os culpados permanecem impunes.
Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)
.
Amanhã (18) a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprecia o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) à obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O projeto de lei vetado pela governadora foi aprovado pelos deputados gaúchos por unanimidade, no ultimo mês de março.
Jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo e apoiadores do movimento que restabelece a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo, além de diretores da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do RS estarão presentes na sessão da AL que apreciará o veto, como forma de pressão.
.
"O CUIDADO DE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ"
Oportunidade! É isso que os jovens e adolescentes precisam. É isso que a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu faz. Hoje, mais de 800 adolescentes recebem atendimento sócio assistencial totalmente gratuito. A Guarda Mirim acredita em nossos jovens e precisa de você. Ajude a continuar este trabalho e ampliar o nosso atendimento.
BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0589
Operação: 003
Conta Corrente: 3919-3
Acesse ao site da Guarda Mirim
.
(Com JIE)
.
Ciclo de Palestra Diálogos de Fronteira
“Construindo respostas locais para o desafio global da sustentabilidade: Projeto Mensageiros da Água”;
O Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Fórum DCA/PR) promove nos dias 10 e 11 de junho, em Foz do Iguaçu, o Seminário Estadual “Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária”. O seminário busca efetivar os direitos humanos das crianças e adolescentes, através das estratégias de reordenamento institucional dos organismos e entidades públicas e da reformulação das práticas e concepções incompatíveis com respeito à dignidade da criança e do adolescente.
As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de junho.
Serviço
Seminário Estadual do Fórum DCA/PR
“Acolhimento como estratégia de garantia à convivência familiar e comunitária”
10 e 11 de junho
Foz do Iguaçu – PR
.
O Disque-Denúncia apresentou o cartaz da procuradora aposentada Vera Lúcia Sant'Anna Gomes, que se encontra foragida desde o decreto do seu mandado de prisão preventiva . Ela é acusada de torturar uma criança de dois anos e 10 meses que pretendia adotar. O telefone do Disque-Denúncia é 2253-1177 (RJ). O anonimato é garantido.
O programa A Liga, exibido ontem (11) em rede nacional pela Band, teve como tema central a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual. A diretora de projetos da FNL, Ivania Ferronatto, concedeu entrevista ao programa.
Assista ao programa na íntegra
.
O Seminário Regional do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Fórum DCA/PR) foi adiado para esta sexta, dia 14, no auditório da Fundação Nosso Lar, em Foz do Iguaçu e discutirá cinco eixos para a construção do Plano decenal. As propostas regionais serão debatidas e aprovadas no Seminário Estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, também em Foz do Iguaçu. Os eixos de discussão serão: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania e Gestão da Política.
Veja as propostas dos eixos de discussão e a programação do Fórum
.
Termina no dia 21, o prazo de inscrição para participar do XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa), que será realizado
.
Com Sindjor Foz
A Comissão Especial que vai dar parecer à Proposta de Emenda à Constituição 386/09, a PEC dos Jornalistas, será instalada nos próximos dias. A Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados recebeu no último dia 05/05, determinação do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB/SP), para solicitar aos partidos que façam as indicações a que têm direito e instalar a Comissão.
.
A Casa Família Maria Porta do Céu está recebendo currículos para a seleção dos seguintes profissionais:
1 psicólogo
1 assistente social
2 casais sociais
2 auxiliares administrativos
2 auxiliares de mãe social
Maiores informações:
Casa Família
Rua Curitiba, 185, Jardim Paraná
Tel/fax: (45) 3577-7825/9991
E-mail: casafamilia@compubras.com.br
.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o Paraná tem 7,5 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro próximo.
Dos 10,6 milhões de habitantes do estado, 71% são eleitores que estão aptos a escolher novo presidente da República, governador do estado, senadores e deputados estaduais e federais.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) prorrogou para o dia 31 de maio o prazo final de inscrição de trabalhos ao 5º Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense, iniciativa para reconhecer o trabalho de jornalistas que exercem a atividade no Paraná. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site de eventos do Sindijor.
.
Fundação Nosso Lar é um dos parceiros da organização do evento
Reportagem do jornalista Nelson Figueira, na edição de hoje (10) do jornal A Gazeta do Iguaçu, destaca o Seminário Latino-americano de Acolhimento Familiar, organizado pela Relaf, com o apoio da Rede Proteger, Itaipu Binacional e Secretaria dos Direitos Humanos.
.
A Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital) faz um importante alerta e afirma que, ainda hoje, a infância e a construção da cidadania de milhares de crianças e adolescentes de todo o mundo são comprometidas pelo trabalho infantil. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apenas na América Latina foram registrados cerca de 17 milhões de pequenos trabalhadores com idade entre cinco e 17 anos. Vale dizer, que a entrada precoce no mundo do trabalho retira de várias crianças e adolescentes a possibilidade de crescer e se desenvolver de forma saudável, de ter lazer, de se socializar com outros da mesma idade e também de estudar.
Consumo no País é uma epidemia já comparada à epidemia de aids no continente africano
O número de usuários de crack hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos. Os dados foram apresentados pelo psiquiatra Pablo Roig, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O consumo de crack no País é comparado a uma epidemia. De longe, é a droga que mais se alastra, atingindo atualmente todas as camadas da sociedade.
(Com Agência Brasil)
.
O “18 de maio”, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é uma ação permanente do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A mobilização é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio do Governo e parceiros. Para a mobilização, o Comitê Nacional e parceiros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes decidiram por uma campanha que aproxima a população ao enfrentamento da violência sexual contra meninas e meninos. Desse modo, a campanha traz como símbolo a flor acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
Em Foz do Iguaçu o 18 de maio está sendo organizado pela Rede Proteger. Uma passeata e várias atividades na Praça do Mitre estão sendo programadas.
.
Evento
.
A Conferência Internacional Ethos 2010, que ocorrerá de 11 a 14 de maio,
Serviço
Conferência Internacional Ethos 2010 (
Hotel Transamerica – São Paulo/ SP (Av. das Nações Unidas, 18.591)
.
Clique na imagem para ampliá-la
Fonte: Repórteres Sem Fronteiras
Legenda das cores:
Branco – Situação boa
Amarelo – Situação satisfatória
Laranja – Situação com problemas sensíveis
Vermelho – Situação difícil
Preto – Situação muito grave