terça-feira, 11 de setembro de 2012

O "Vampiro" contra o "Paranismo"



Jornalista Luiz Cláudio Soares de Oliveira
O jornalista Luiz Cláudio Soares de Oliveira abriu a Semana Literária, em Foz do Iguaçu, falando sobre Trevisan e a Revista Joaquim, que criticou a tendência do “paranismo”

Foi aberta na noite de ontem (10) e permanece até o próximo sábado (15), a Semana Literária e Feira do Livro no Sesc Foz do Iguaçu, estando em sua 5ª edição na cidade e 31ª edição no Paraná.
Na palestra inaugural, o jornalista Luiz Cláudio Soares de Oliveira debateu sobre seu livro “Dalton Trevisan (En) Contra o Paranismo”, para um público composto de estudantes universitários, professores, escritores, leitores e público em geral.
Fruto de dissertação que o autor defendeu, em 2005, para o curso de mestradoem Estudos Literáriosda Universidade Federal do Paraná (UFPR), o livro destaca o conteúdo crítico da Revisa Joaquim, editada por Dalton Trevisan, no período entre abril de 1946 e dezembro de 1948.
Segundo Oliveira, que é editor de capa do jornal Gazeta do Povo e também colunista do Caderno G do mesmo jornal, “a revista teve vários méritos, como o de abrir as portas para um fazer cultural mais moderno em Curitiba, também fez circular pela cidade obras de artistas brasileiros e internacionais e ajudou na solidificação da carreira de críticos e artistas locais”.
A principal crítica que a Revista fazia era ao “Paranismo”, instalado no cenário cultural de Curitiba e, para Trevisan, uma tendência “fechada em si mesma, com falta de crítica interna, considerando tudo o que era do Paraná como bom,”. Posição que atrasou a entrada do Paraná na modernidade, pregada desde a semana de 22.
Durante o encontro o jornalista também destacou vários aspectos da personalidade e da obra de Dalton Trevisan, o “Vampiro de Curitiba”. Luiz Cláudio Soares de Oliveira participa da semana Literária também em Cascavel, na próxima quinta, dia 13.

 Serviço
O autor Dalton Trevisan é o homenageado deste ano da semana literária e, além de uma mostra dedicada ao escritor, a semana oferece palestras, minicursos, lançamentos e venda de livros, atividades infantis e para adolescentes, no Sesc Foz do Iguaçu, até sábado, dia 15. Confira a programação da semana em Foz.

Nenhum comentário: