sexta-feira, 4 de setembro de 2009

30 anos da luta pela anistia no Brasil

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo comemorativo aos 30 anos da luta pela anistia no Brasil. O selo será utilizado em todas as correspondências oficiais da Comissão até dezembro deste ano.

A primeira obliteração (ato de carimbar o selo) ocorreu no ato público que marcou os 30 anos de aprovação da Lei de Anistia, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Comissão, reuniu cerca de 500 pessoas e promoveu o reencontro histórico de 37 ex-presos políticos que estavam encarcerados em agosto de 1979 – ano da aprovação da lei nº 6.683.

A estampa retrata os 30 anos de luta popular pela anistia por meio das cores preta e vermelha. A primeira simboliza as vozes caladas, o silêncio, a lembrança dos que se foram e o percurso na clandestinidade. A segunda, os sentimentos de esperança, solidariedade e justiça que impulsionaram homens e mulheres a enfrentar o regime totalitário.

.

Nenhum comentário: