O 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação Para
Todos, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (Unesco), revela que nos últimos anos as nações progrediram na
busca de uma educação de qualidade para todos, mas ainda estão longe das metas
estipuladas pelo Educação para Todos, um conjunto de seis metas firmadas em
2000, no Acordo de Dakar (Senegal).
O compromisso, válido até 2015, previa que as nações
deveriam avançar nos cuidados da primeira infância, universalizar o ensino
primário, reduzir o analfabetismo pela metade, diminuir disparidades de gênero
na aprendizagem assim como melhorar índices de competência de aprendizagem e
qualidade.
O pior resultado, tanto global, quanto no Brasil, se deu na
alfabetização de adultos. Apenas 29% dos países conseguiram alcançar a meta,
apesar de haver um crescimento de 1% na taxa de pessoas com mais de 15 anos
alfabetizadas. Paridade de gênero na educação foi alcançada por 70% dos países. Após 2015, uma nova agenda deve ser formulada, assim como
novas metas.
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