quarta-feira, 1 de julho de 2009

Poesia na Rede

Os livros Poesia galega, Poesia espanhola, Poesia catalã e Poesia basca, todos com o subtítulo “das origens à Guerra Civil”, com organização e tradução de Fábio Aristimunho Vargas, estão disponíveis na internet. Os volumes reúnem uma seleção de poemas e autores representativos dos principais períodos históricos de cada literatura, desde suas origens como manifestação literária, a partir do séc. XII, até a Guerra Civil Espanhola, encerrada em 1939.

A antologia conta ainda com um amplo aparato crítico, como notas a respeito dos autores e dos poemas, prólogos a cada literatura e um guia comparativo das ortografias portuguesa, galega, castelhana, catalã e basca. Todos os poemas selecionados foram vertidos ao português de acordo com certa tradição brasileira de transcriação de poesia.

Entre os autores reunidos figuram nomes como Martim Codax, Rosalía de Castro, Manuel Antonio (Poesia galega), Gonzalo de Berceo, Garcilaso de la Vega, Federico García Lorca (Poesia espanhola), Ausiàs March, Jacint Verdaguer, Bartomeu Rosselló-Pòrcel (Poesia catalã), Bernat Etxepare, José María Iparraguirre, Lauaxeta (Poesia basca), entre vários outros, além de composições e cantigas de origem popular.

O projeto da antologia Poesias de Espanha foi premiado pelo Institut Ramon Llull, entidade responsável pela projeção exterior da língua e da cultura catalãs, com sede em Barcelona, com a concessão de apoio à tradução em 2009.

(Editora Hedra)


Acesse os livros


Poesia espanhola

Poesia catalã

Poesia basca

.

Nenhum comentário: