Rio aprova e delibera, por unanimidade, a Política Municipal de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do RJ (CMDCA - Rio) foi o primeiro Conselho de Direitos no Brasil que aprovou e deliberou uma Política Pública para crianças e adolescentes em situação de rua.
Em 2003 iniciou-se as discussões e a elaboração da referida política, passando por grandes percalços e desafios, mas que não esmoreceu e que sempre, a cada nova gestão do CMDCA, permaneceu na luta para não se perder de vista a questão da criança e do adolescentes em situação de rua na cidade do RJ.
Finalmente, em meados de 2008, foi formado um Grupo de Trabalho partidário, constituído por 10 representações (ONGs e OGs), além de outras 07 Instituições que também contribuíram com o processo, que realizou reuniões sistemáticas, num total de 25, até chegar ao documento final.
A deliberação da Política Municipal de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro é o resultado de um exaustivo e longo trabalho coletivo, que envolveu sociedade civil e poder público desde o início de sua formulação.
A Rede Rio Criança, uma articulação atualmente formada por 15 ONGs de referência no trabalho junto a este público e suas famílias, parabeniza todos e todas as pessoas e Instituições envolvidas neste intenso e grande projeto político, também destacando a tão importante participação dos jovens que analisaram e também elencaram propostas para a política.
A luta agora é pela implementação e execução da Política de Rua na cidade do Rio de Janeiro. E que esta possa ser replicada em todos os municípios deste país!
REDE RIO CRIANÇA
(Fonte: Assessoria CMDCA)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário