Por Jaqueline Magalhães e Cristiane Rosa, educadoras do Programa Adolescer, colaboração para a Agência Jovem de Notícias.
TV, rádio, revistas, jornais, celulares e internet. Quase todos nós acabamos passando algumas horas envolvidos com alguma dessas mídias, seja em busca de informações sobre o mundo, algum tema de interesse específico, diversão, bate-papo ou um simples passa tempo. Não há como negar a importância dos meios de comunicação em nossas vidas nos tempos atuais, nem a facilidade que eles muitas vezes trazem ao nosso dia a dia, além de permitirem trocas cada vez mais rápidas de informações e ideias, que influenciam comportamentos pelo mundo.
E é nesse ponto que estamos pensando aqui: a influência da mídia, em seus diversos formatos, no comportamento dos adolescentes, principalmente no que se refere à sexualidade. Por exemplo: formas de se relacionar, de se vestir, de dançar, namoros, traições, primeira transa, primeiro beijo, diversidade, entre outros, são temas frequentes em novelas, filmes, seriados, programas voltados para jovens, blogs e sites. Cada um desses meios apresenta ideias, conceitos, valores sobre como “se deve” ou “não se deve” viver a própria sexualidade, sobre o que está na moda, e o que é um mico total, sobre como ser popular etc. É como se houvesse um único “certo ou errado”, e quem estivesse fora do modelo, teria um valor menor. Percebe a influência?
Você já parou pra refletir sobre como o que você assiste, ouve e lê interfere no seu jeito de agir e pensar?
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(Com Agência Jovem de Notícias / Viração)
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