terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O encanto do circo

A edição de hoje (1º) do jornal A Gazeta do Iguaçu traz reportagem de capa do Caderno 2 com a viagem de adolescentes atendidos pela Fundação Nosso Lar à Curitiba, na semana passada, onde assistiram a uma apresentação do Cirque du Soleil. Confira a reportagem completa:


Principal

Cirque du Soleil encanta adolescentes de Foz


Da Redação – Reportagem
Assessoria – Fotografia

Não é para menos que todas as atenções se concentrassem apenas no palco, afinal, assistir à maior e melhor companhia circense do mundo é uma experiência única. E foi assim, com olhares atentos e muita adrenalina, que adolescentes da Fundação Nosso Lar e Casa Família Maria Porta do Céu assistiram ao espetáculo Quidam, do Cirque du Soleil, no dia 26 de novembro, em Curitiba.
Ao todo, 15 pessoas – entre monitores da Troupe Luz da Lua, adolescentes e técnicos das instituições – fizeram a viagem, que só pôde ser feita por meio de patrocínio. De acordo com o representante da Troupe, João Batista de Andrade, os ingressos para o evento foram disponibilizados gratuitamente por intermédio de uma parceria do Cirque du Soleil com o Projeto Rede de Circo do Mundo. Já o transporte até a capital foi patrocinado pela Fundação Nosso Lar e o apoio financeiro para alimentação dos jovens foi disponibilizado por um empresário da cidade. No dia do espetáculo, o Cirque du Soleil ofereceu gratuitamente pipoca e refrigerantes aos participantes.
Conforme explicou Batista, a apresentação da última quinta-feira foi uma pré-estreia do evento, que acontece dia 13 de dezembro em Pinhais (região metropolitana de Curitiba). “Esta foi uma edição especial voltada para crianças e adolescentes assistidos por instituições do Paraná”, explicou. Para quem acompanhou a viagem, como a auxiliar administrativa da FNL, Francieli Farias, a experiência foi maravilhosa. “Quando se vê na televisão é uma coisa, mas quando se tem acesso ao espetáculo, a sensação é bem diferente, é encantadora”, detalhou.
Segundo ela, os adolescentes de 14 a 18 anos foram ao delírio com tamanha estrutura e a magia do circo. “Não temos dúvida que o espetáculo foi produtível para que os jovens sintam-se estigados ainda mais com as aulas de circo e também se dediquem aos estudos, porque eles sabem que para ser bons profissionais, precisam passar por várias fases”, comentou.
Batista, que também ministra as oficinas circenses nas instituições, resumiu a viagem como inesquecível. “Eles ficaram encantados, mais animados, dispostos a aprender. Um espetáculo como este também ajuda no lado emocional de cada um”. Esta foi a primeira vez em que um grupo de adolescentes assistiu a um espetáculo fora da cidade. Além da apresentação do Cirque, o grupo aproveitou para conhecer parte da decoração natalina de Curitiba, no Shopping Avenida.

.

Nenhum comentário: