sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Epidemia de poesia

Uma epidemia está ganhando as ruas de Foz do Iguaçu. Lentamente, ela vai tomando conta do espírito e do imaginário das pessoas, fazendo brotar a sensibilidade e o sentimento de liberdade que a linguagem poética carrega. Trata-se da “Epidemia de Poesia”, iniciativa da Associação Guatá para disseminar a poesia em espaços e lugares jamais imaginados.

E quando se fala em fazer brotar poesia, não se recorre a nenhum trocadilho ou figura de linguagem. A intenção é que a poesia germine, cresça e floresça. Isso mesmo! É que a associação iguaçuense está distribuindo poemas impressos em papel semente. Depois de lido e apreciado, o material deve ser cultivado, com todo o cuidado que uma planta exige, para que o poema se transforme em uma flor ou arbusto, dependendo da sorte do leitor. A impressão é feita com tinta biodegradável, conforme recomendam as boas dicas de sustentabilidade socioambiental.

Através da “Epidemia de Poesia”, a Guatá também está comercializando camisetas promocionais, com estampas poéticas, além de disseminar adesivos com poemas em vários locais de circulação pública de pessoas.

A intenção é colocar a poesia em movimento, fazê-la circular, surpreendendo as pessoas, que normalmente não esperam deparar-se com literatura em lugares inusitados. Todo o esforço é para popularizar a leitura do poema, demonstrando que tudo pode virar poesia. Além disso, também se abre a possibilidade para que os chamados “poetas de gavetas” - que escrevem, mas não mostram o material a ninguém - possam compartilhar o as suas obras com outros leitores e escritores da cidade.

Para adquirir algum dos materiais que integram a “Epidemia de Poesia”, basta entrar em contato com a Guatá, através do e-mail guata@guata.com.br e pedir seu kit completo.



Nenhum comentário: