sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Livro didático

Hoje (27) é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático.
O livro didático caracteriza-se por ser uma publicação de caráter pedagógico que surgiu através de iniciativa particular de alguns autores-educadores como complemento aos livros clássicos. Utilizado nas escolas, ele busca ajudar na alfabetização, divulgação e transmissão dos conhecimentos. Sendo o principal mediador entre aluno e professor, o livro didático promove uma discussão organizada da disciplina em questão facilitando o entendimento por parte do estudante.
Mas será que os livros aplicados atualmente pelas escolas brasileiras geram interesse nos estudantes? Muitos deles utilizam métodos que não primam pelo fomento à criatividade e ao senso crítico dos estudantes, fazendo uma abordagem repetitiva dos conteúdos e exigindo dos alunos respostas diretas e homogeneizadas, sem considerar suas especificidades, sua cultura e a realidade onde vivem.
Com isso, a identificação dos estudantes com o livro didático se torna ainda mais difícil. Os meninos e meninas não se veem refletidos nas páginas dos livros, que quase nunca levam em consideração a biodiversidade local, a vivência, história e cultura do povo.
A adoção de livros didáticos contextualizados visa justamente aproximar as práticas pedagógicas da realidade local desses meninos e meninas, através de conteúdos programáticos e de uma linguagem que promova a convivência sustentável de educandos e educadores com o meio em que vivem, remetendo assim o processo educativo às formas de vida e aos problemas da própria comunidade. A consequência disso são estudantes muito mais interessados em aprender e a consequente elevação do rendimento escolar, além da valorização da própria região onde vivem pelos alunos.

Fonte: Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência
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