quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Língua Materna e Alfabetização‏

Recebi um texto da amiga Sylvania Iluska Kazmierski, psicopedagoga, que fala sobre a alfabetização na língua materna e por achar interessante compartilho com os leitores.


Língua Materna e Alfabetização

A UNESCO, em documento intitulado “Educação em um Mundo Multilingüe”, (2003), defende o princípio de que a alfabetização deve ser feita na língua materna do aprendiz, por ser este príncípio um fator vital que contribui para o melhoramento e qualidade da instrução. Constam do referido documento as seguintes orientações:
O uso da língua materna é indispensável para a aprendizagem inicial e alfabetização, devendo ser prolongado ao máximo dentro do processo educativo.
A sustentabilidade da alfabetização só é viável caso exista uma quantidade suficiente de materiais disponíveis que atenderá aos adultos, adolescentes e crianças em idade escolar. Esses materiais devem abranger assuntos de instrução e lazer.
Referente à capacitação de professores e ao uso da língua materna o documento diz: "Todo planejamento educacional deve incluir, em cada etapa, a capacitação de uma quantidade suficiente de professores, falantes nativos da língua materna, e que virão a ser competentes e qualificados para ensinar nesta língua."

Etapas Essenciais da Alfabetização:
Avaliar as Expectativas Comunitárias
Analisar as Línguas
Planejar Programas Educacionais
Supervisionar Professores
Elaborar Materiais Didáticos
Capacitar Professores
Ensinar os Alunos
Produzir Literatura
Avaliar Projetos Educacionais

Um projeto de alfabetização bem-sucedido consiste no cumprimento de etapas essenciais que exigem a participação de líderes locais desde o seu início até a sua conclusão. O processo dinâmico — que estabelece um alfabeto e capacita professores falantes nativos das línguas maternas — atinge o seu climax com a ajuda de uma infra-estrutura local que garante a sustentabilidade na produção de materiais didáticos e textos de leitura.
Cada etapa envolve especialistas em alfabetização que atuam em parceria com os líderes comunitários, instituições e agências nacionais, a fim de formar um núcleo de professores e pessoas alfabetizadas.
O estágio mais gratificante é quando começa a produção de literatura básica cujos autores são pessoas da comunidade local. Os assuntos que esta literatura poderia abranger são os seguintes: saúde, agricultura, economia e folclore locais, e assuntos de alto valor moral/cultural.

Sylvania Iluska Kazmierski, psicopedagoga.

.

Nenhum comentário: