sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Inscrições para pais sociais

Instituição abre inscrições para casais e pessoas que queiram exercer a função de pais sociais

 

A Fundação Nosso está com inscrições abertas para casais ou pessoas que queiram ser pais sociais em uma das casas-lares mantidas pela instituição. Atualmente a entidade, através de um convênio com a Prefeitura Municipal e o apoio da ONG Oriundici da Itália, mantém seis casas-lares, abrigando cerca de sessenta crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sub júdice, entre 0 e 18 anos.

A função de mãe social mãe social é regulamentada pela Lei n.­° 7644 de 1987, com assinatura em carteira de trabalho e folga semanal de 24 horas.

A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto, diz que “as crianças e adolescentes atendidos pela entidade estão passando por dificuldades e, por isso mesmo, alguns têm problemas de relacionamento e são difíceis para se tarar, assim, as pessoass e os casais que pretendem se candidatar precisam estar cientes dessas dificuldades”.

A função dos pais ou mãe social é proporcionar o convívio familiar às crianças e adolescentes, acompanhar as suas atividades diárias como escola, cuidados pessoais, alimentação, horários, atividades de contra turno, cursos, trabalho, médico, vacinas, lazer, além de administrar o lar, realizando e organizando as tarefas.

Os casais ou pais sociais também precisam ter ciência de que a condição de abrigamento de crianças e adolescentes é temporário, havendo a possibilidade do retorno à família biológica, família substituta ou adoção.


Condições

Segundo a própria lei que regulamenta a profissão de mãe social, os interessados deverão ter idade mínima de 25 anos, boa sanidade física e mental, curso de primeiro grau, ou equivalente, boa conduta social e ser aprovado em teste psicológico específico, que será feito pela própria instituição.

A Fundação Nosso Lar também traçou o perfil dos interessados, que deverão ter segurança em suas decisões, não sendo permissível, nem impedindo tudo, não podendo praticar métodos punitivos, como violência ou chantagem. Os desejos das crianças e adolescentes devem ser respeitados e contemplados, mas sem exageros, sabendo diferenciar autoridade de autoritarismo.

 

Inscrições

Os interessados deverão levar o currículo pessoal na sede da Fundação Nosso Lar, na Rua Ernesto Keller 388, Jardim Eliza, até o dia 31 de outubro. Após esta data a instituição marcará entrevistas e oferecerá um curso de capacitação para a função. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3025 2440.

.

Nenhum comentário: