quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tecnologia solidária


A Associação Madre Terra acaba de instalar um sistema de irrigação computadorizada na horta e no pomar, cuidados por 10 adolescentes atendidos pela organização não-governamental.

Apesar da chácara mantida pela Associação ter um lago, “isso não significa que podemos desperdiçar água, um bem muito valioso”, explica Neldo Bruxel, um dos educadores que trabalha com os adolescentes.

O sistema foi doado e importado da Itália, onde fica a sede da Associação Ore Undici, mantenedora do Projeto Madre Terra aqui no Brasil. Joseppe Luigi Marini, o doador, um contabilista da cidade de Cagliari, localizada na ilha de Sardenha, Itália, veio ao Brasil, a convite da Associação, para acompanhar a instalação.

Tendo nos sistemas de irrigação um hobby, Marini explicou que “este é o mesmo sistema usado no Oriente Médio, em regiões em que há escassez de água, e é fundamental o bom uso da mesma, mas aqui como em todo o planeta é preciso usar racionalmente a água que temos, pois é um bem que pode acabar e aqui, com este sistema, a produção vai melhorar, o que se reverterá para o Projeto e para os adolescentes mantidos pela Madre Terra”.

Captando a água de um lago, o sistema a leva através de 12 quilômetros de tubulação e é ligado e desligado através de uma programação prévia, feita através de computadores.


De volta ao campo

Com a proposta de fazer o jovem sair do centro urbano e voltar ao campo, o Projeto Madre Terra está localizado no bairro Remanso Grande em Foz do Iguaçu. O nome “Madre Terra” (Terra mãe) sintetiza a idéia de uma escola fazenda voltada ao aspecto social, ou seja dar uma oportunidade de aprendizado e trabalho aos jovens e, ao mesmo tempo, despertar novos valores para com a natureza e a produção agrícola.

Em 37 hectares de terra, 10 adolescentes assistidos por técnicos agrícolas e educadores, cultivam produtos seguindo os critérios da agricultura biológica, ou seja, sem a utilização de produtos químicos nocivos ao solo, à água e à saúde humana.

Atualmente a chácara desenvolve um projeto de piscicultura, com a criação e venda de peixes, produtos hortifrutigranjeiros, mandioca e milho.

Em médio prazo a Associação Madre Terra quer implantar um projeto de agroturismo, oferecendo aos turistas, principalmente italianos sócios da Associação Ore Undici, hospedagem, pratos típicos da terra e lazer, na perspectiva de um turismo consciente e responsável. A intenção do projeto é de se auto-sustentar.

Para o presidente da Madre Terra, padre italiano Mario de Maio, “mais que a auto- sustentabilidade, o projeto quer oferecer ao adolescente um estilo de vida que permita realizar a recuperação humana e social”.

A Associação Ore Undici é uma associação cultural ligada à Igreja Católica, com sede em Roma, Itália e oferece aos seus sócios, segundo Mario de Maio “o aprofundamento de temas relacionados com a espiritualidade”. A associação também desenvolve e apóia outros projetos sociais em Foz do Iguaçu, como é o caso da Fundação Nosso Lar, que abriga crianças e adolescentes em casas-lares.

Educador explica o funcionamento do sistema

O sistema de irrigação é totalmente computadorizado

12 km de tubulação leva a água ao pomar e à horta

O doador do sistema, Joseppe Luigi Marini, e o Presidente da Associação Madre Terra, Mario de Maio

Projeto Madre Terra: levar o jovem de volta ao campo

.

Nenhum comentário: