terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto Autores & Ideias



Ao realizar e incentivar ações na área cultural, o Sesc Paraná está contribuindo para a formação de uma sociedade mais sensível, observadora, esclarecida e com olhar crítico em relação aos diversos contextos sociais. É com essa compreensão que os projetos e programações literárias são idealizados.
Nesta linha de trabalho acontece o Autores & Ideias, projeto que é desenvolvido desde 2010 e neste ano chega à quarta temporada. Mais de 30 escritores, entre eles dois estrangeiros, itineraram pelo estado para realização de oficinas, sessões de autógrafos e bate-papos. Na pauta dos encontros, debates sobre temas do cotidiano, cultura e arte, tudo costurado pela literatura. Nesses quatro anos, a programação teve e tem, entre outros desafios, provocar reflexões e questionamentos, que se desdobram num contínuo processo de experimentação, de formação, de estímulos e de ampliação do repertório cultural dos participantes.
A novidade da temporada 2013 fica por conta da presença dos escritores também na escola. No encontro com os estudantes, o autor vai ler e comentar trecho de uma obra que considera importante na formação de leitores. A programação continua nas unidades do Sesc, com bate-papo e sessão de autógrafos.

Leitura e tecnologia no mundo da criança, com Ilan Brenman

No Brasil, a literatura para crianças tem concorrentes difíceis de bater. Em primeiro lugar, as barreiras sociais, que impedem a tanta gente o acesso ao livro. E como se não bastassem a atração e a influência já antigas que a televisão exerce sobre a infância, hoje
também há a isca das novas tecnologias, que, apesar de positivas, não são necessariamente dirigidas à prática da leitura. Num mundo que valoriza tanto a informação relacionada à velocidade e às mídias eletrônicas, como trazer os livros para a vida das crianças?

Dia 09 de abril, terça-feira, 20 horas, auditório do Sesc Foz do Iguaçu - Av. Tancredo Neves, 222 - Vila A. Participação gratuita.

(Com Sesc Foz do Iguaçu)

Nenhum comentário: