SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA DE
LOCAL: SENADO FEDERAL
INSCRIÇÕES GRATUITAS: www.senado.gov.br/infanciaepaz
Formação de Cuidadores em Entidades de Acolhimento
O curso abordará a importância do vínculo da cuidadora com a criança nas entidades de acolhimento (os abrigos) e da preparação da criança nos casos em que se decide pela colocação em família substituta.
No que se refere à qualificação dos cuidados, o curso enfatizará que nos primeiros tempos de vida, os cuidados corporais têm importante impacto na constituição psíquica. Nos casos em que esses cuidados se dão em contexto coletivo é fundamental que se adotem procedimentos que garantam que a função materna possa ser exercida, ainda que não presente a mãe biológica. Apoiando-se nos princípios de Emmi Pikler, serão demonstrados concretamente como o abrigo pode se organizar para prover cuidados singularizados na primeira infância e assegurar efetivamente a proteção preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
No que se refere à preparação da criança nos casos de adoção, o curso enfatizará a importância de os profissionais (técnicos e cuidadores) estarem capacitados para ajudarem a criança a elaborar o luto em relação à família biológica como condição para aceitarem a inserção em uma nova família. Um dos aspectos mais dramáticos nos processos de adoção refere-se à "devolução" da criança durante o estágio de convivência ou de guarda. A criança sofre um novo abandono que pode ser ainda mais traumático que o primeiro, uma vez que o reedita e confirma. Tem sido enfatizada a importância da preparação dos pais que postulam a adoção, mas torna-se cada vez mais evidente que também a criança deverá ser preparada nesse processo, para que se aumente a probabilidade de uma adoção bem-sucedida.
Equipe do Instituto Berço da Cidadania
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário