sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Murro em ponta de faca

Hélio do Carmo, presidente da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu ( foto: Ponto de Vista)

Recebi do amigo Hélio do Carmo, presidente da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu (GMFI), e-mail informando que para o início do ano letivo, a instituição estará realizando nos dias 2, 3 e  4 de março, a recepção dos adolescentes assistidos.
Segundo o e-mail, “o evento contará com stands com informativos sobre profissões, educação, saúde, alimentação e atividades recreativas”.
A GMFI, fundada em 1977, faz um importante trabalho de inserção e acompanhamento de adolescentes no mercado de trabalho, além de oferecer cursos profissionalizantes, atividades de lazer, esporte e cultura aos adolescentes atendidos. Destacando a “Banda da Guarda Mirim” (farei uma postagem especial a este ótimo trabalho), convidada para fazer apresentações em quase todos os eventos da cidade.
É importante frisar que o Hélio é um “ex-guardinha” (como são conhecidos os adolescentes que passaram pela instituição), que assumiu a presidência da entidade e vem realizando um trabalho irrepreensível. Com toda a certeza por conhecer a realidade destes adolescentes e não ser mais um “burocrata político”, com contatos no “primeiro escalão” e interessado num cargo público. Conheço a pessoa e posso dizer que ele não está em “Passargada” e nem é “amigo do rei”.
Infelizmente a GMFI não recebe o apoio que merece, pois a fila de espera de adolescentes que querem uma oportunidade é quilométrica e a instituição não consegue atender a todos, aliás, como todas as entidades que realizam trabalhos sociais com crianças e adolescentes na cidade, mesmo as que tentam apenas amenizar os estragos irreparáveis que o atual sistema econômico, político, social e cultural causam em nossos futuros homens e mulheres (muitos sem nenhum futuro).
Esta semana foi divulgado mais um índice de mortalidade juvenil no país e, também infelizmente, Foz do Iguaçu continua entre as cidades com o maior índice. Já escrevi artigos e matérias, já falei muito sobre este tema e, às vezes, cansa.
Muitos destes adolescentes que estão na fila de espera da GMFI não terão nenhuma oportunidade, estarão na lista dos adolescentes vítimas da violência. Só o poder público municipal não vê. Mas....

Parabéns pelo trabalho do Hélio à frente Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, um dos que continuam dando "murro em ponta de faca", mas estas são as pessoas necessárias, estas fazem a diferença!

Nenhum comentário: