sexta-feira, 11 de julho de 2008

FNL apresenta projeto em Santa Catarina

Equipe do Programa Família Saudável, desenvolvido pela FNL e apresentado em Santa Catarina

O diretor da Fundação Nosso Lar Valtenir Lazzarini apresentou o Programa Família Saudável, desenvolvido pela Fundação Nosso Lar, no I Seminário Catarinense Pró-Convivência Familiar e Comunitária, realizado nos dias 7 e 8 de julho em Florianópolis, Santa Catarina. Na ocasião, o Grupo Nacional de Trabalho Pró-Convivência Familiar e Comunitária debateu acerca do investimento na família, como opção para proteger crianças e adolescentes que estão vivendo em instituições como abrigos, nas ruas ou vítimas de maus tratos.
O tema central da discussão foi "Metodologias de Trabalho com Famílias de Origem" apresentando casos de reintegração familiar de vários projetos do Brasil, incluindo o programa desenvolvido pela instituição iguaçuense, que mantém convênio com a Prefeitura do município. No seminário foi debatido também a metodologia utilizada por esses programas com as famílias de origem e extensa de crianças e adolescentes em risco social.
O evento serviu para comemorar os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, com a apresentação do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária - que contém 136 ações de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

GT
Criado em novembro de 2005, por iniciativa da Associação Brasileira Terra dos Homens - ABTH e do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, o Grupo de Trabalho – GT, vem realizando encontros em diversas capitais para debater e disseminar modalidades alternativas à institucionalização de crianças e adolescentes e incentivar a criação de políticas públicas de apoio à família.
O objetivo do grupo, que é constituído por representantes dos governos estaduais e municipais e por entidades da sociedade civil, é articular as experiências positivas que têm permitido que crianças e adolescentes saiam das ruas ou de instituições como abrigos e voltem ao convívio de suas famílias e da comunidade, um direito previsto no ECA.
.

Nenhum comentário: