O site Megafone completou ontem (2), um ano de vida. Para marcar a data, foi lançada uma promoção com o sorteio de diversos brindes durante o mês do aniversário, entre livros, camisetas exclusivas do projeto e CDs com MP3 de bandas iguaçuenses. Os interessados em participar deverão preencher o formulário e responder a pergunta indicada. Cada cidadão tem direito a uma inscrição, cujo número será impresso num cupom. O sorteio acontecerá na quarta-feira, 1º de maio, às 17 horas, no Shopping Mercosul, em Foz do Iguaçu.
Fortaleza
A resistência certamente marcou o primeiro ano de história desse veículo comunitário/participativo. Problemas de ordem econômica ou técnica não impediram a equipe de redatores a produzir material diverso sobre diferentes assuntos relacionados a Foz do Iguaçu e a fronteira, quebrando o estigma de que as empresas brasileiras não resistem aos primeiros seis meses de vida. As notícias abrangem temas da área social, econômica, política, meio ambiente ou mesmo de sentido religioso. Nestes 12 meses, foram realizadas coberturas dos fatos in loco ou reproduzidos materiais encaminhados pelos colaboradores do projeto.
Correspondentes
A rede de colaboradores espalhados por várias regiões da cidade contribui de maneira significativa para a consolidação do site. São os colaboradores responsáveis pelo abastecimento do site com o envio de fotografias, imagens, vídeos e textos sobre inúmeros debates ocorridos na cidade. Hoje, Megafone conta com vários colunistas fixos e voluntários. São profissionais de diferentes áreas de atuação com opiniões reproduzidas semanalmente em nossa página. Isso mostra a preocupação de manter o caráter democrático do projeto e a flexibilidade de interação com leitores, pois seguimos a corrente do jornalismo participativo, da interatividade e do abertismo midiático.
Mural
Durante o período foram publicados duas edições do Jornal Megafone Mural. A primeira delas abordou as histórias de pessoas que residem no chamado “fim de linha”. Ou seja, em lugares longínquos do município. A intenção era mostrar as dificuldades e as vantagens de viver em tais lugares. O número dois tratou da criatividade como forma de sobrevivência financeira. Histórias de gente que usa a inteligência e a criatividade para enfrentar a crise e obter uma renda extra. As duas edições tiveram excelente repercussão e pautaram outros veículos de comunicação. O jornal foi espalhado e fixado em inúmeras partes da cidade, de norte a sul e de leste a oeste, numa empreitada pelos quatro cantos de Foz. A idéia, segundo um dos idealizadores do site, Alexandre Palmar, era afixar o cartaz de notícias em locais públicos de fluxo intenso de pessoas. “Nesse trabalho, contamos com o apoio de algumas entidades sociais parceiras do projeto. Nossa meta agora é trazer maior periodicidade ao jornal, que será veiculado em um intervalo menor de tempo”.
Automatização
Nessas últimas semanas, o processo de automatização do site foi idealizado a passos largos. O projeto, desenvolvido pela empresa de web design BR DIGITAL, parceira do Megafone, deverá entrar em operação logo no início da próxima semana. O sistema permitirá maior agilidade ao trabalho dos editores que poderão atualizar o site várias vezes por dia, em diferentes horários. Hoje, a página tem um horário específico para ser atualizado, quando são publicadas, geralmente, quatro notícias, um vídeo e um áudio. Isso, de certa forma, tem emperrado principalmente a produção de temas factuais com prazo exíguo para a publicação. Pelo novo sistema, as notícias poderão ser inseridas no site de qualquer parte do mundo e em qualquer horário. Assim, esperamos qualificar o trabalho oferecido ao público leitor.
Acesse www.megafone.inf.br .
Acesse www.megafone.inf.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário