sexta-feira, 7 de março de 2008

Fundação Nosso Lar homenageia Mulheres


A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto e a Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link, durante homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Nosso Lar, instituição que abriga crianças e adolescentes, no regime de casas lares, homenageou hoje (7) as mulheres de sua equipe técnica, composta por psicólogas, assistentes sociais e educadoras, mulheres que trabalham na administração e mães sociais. O evento marcou o Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã (8) em todo o mundo.
Participaram da homenagem a vereadora Nanci Rafagnin Andreola, a Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link e represnetantes do Programa de Equidade e Gênero da Itaipu, Eliza Regina Ploteguer e Sirlei Maria de Giacomo, as duas também fazem parte do Conselho Municipal da Mulher, além da diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto.
Nanci Rafagnin destacou a luta das mulheres pela igualdade social, política, econômica e cultural e informou que apresentou projeto de lei na câmara de vereadores que obrigara a inclusão do tema “Direitos humanos e violência contra a mulher” no currículo das escolas municipais.
A secretária municipal de Ação Social, Rosilene Link, representou a Prefeitura, que mantém convênio com a Fundação Nosso Lar – FNL, para a manutenção de seis casas lares. Desde o ano passado os abrigos coletivos foram desativados e crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sob júdice passaram a ser abrigados em casas lares, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Rosilene Link falou do trabalho desenvolvido pela secretaria, principalmente o voltado para a assistência à família.

Mães sociais
O trabalho realizado pelas mães sociais foi destacado pela diretora da FNL, Ivania Ferronatto. Atualmente a instituição mantém seis casas lares, sendo duas denominadas de passagem, que recebem a criança e o adolescente no primeiro momento de abrigamento, até que a situação judicial seja resolvida pela Vara da Infância e Adolescência de Foz do Iguaçu. A casa que abriga crianças hoje atende oito bebês.
Marli dos Santos Souza, Rosavani de Moraes, Maria Cristina Souza e Belotriz Capponi contaram suas experiências como mães sociais. Em média cada casa-lar abriga 10 crianças e adolescentes.
Além das casas lares, a FNL mantém dois programas para atender famílias. Para a diretora da instituição, Ivania Ferronatto, “este atendimento é fundamental, pois é preciso estruturar a família para que a criança e o adolescente voltem ao convívio familiar, em última análise este é o objetivo da Fundação, o abrigo deve ser encarado como uma medida provisória e excepcional”.
Os programas “Família Acolhedora” e “Guarda Subsidiada”, juntos hoje atendem 210 famílias.
Após a homenagem a FNL serviu um café da manhã para as participantes.

Dia da Mulher
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica textil de Nova Iorque, EUA, fizeram uma greve, ocupando a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho, redução na jornada de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Como repressão à manifestação, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e 130 operárias morreram carbonizadas.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser denominado "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU. Até hoje os Estados Unidos não reconhecem a data.

Confira algumas imagens
1 – Vereadora Nanci Rafagnin destacou a luta das mulheres pela igualdade social
2 – Psicólogas, assistentes sociais, educadoras e mães sociais participaram da homenagem
3 – Secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, Rosilene Link, diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto e Nanci Rafagnin Andreola
4 – Representantes do Programa de Equidade e Gênero da Itaipu, Eliza Regina Ploteguer e Sirlei Maria de Giacomo, Rosilene Link, Ivania Ferronatto e Nanci Rafagnin
5 – Foi oferecido um café da manhã para as homenageadas
6 – Mulheres homenageadas em frente a seda da Fundação Nosso Lar

Nenhum comentário: