Em recente estudo do Ministério da Educação e um grupo de pesquisadores analisou as últimas notas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB) e cruzou estas informações com dados das escolas públicas que possibilitam o acesso do aluno ao computador. A pesquisa mostra que os alunos que tem acesso ao computador nestas escolas estão atrasados em comparação com estudantes que estudam em escolas que não oferecem acesso ao computador. De acordo com os pesquisadores, uma das explicações para esta realidade, seria o fato de que a maioria dos professores não domina o computador tão bem quanto a garotada, utilizando a máquina para tarefas superficiais. Desta forma o aluno acaba acessando outros softwares, desviando a atenção dos estudos.
Pesquisas apontam ainda para o fato do computador ser facilitador do desenvolvimento natural da expressão simbólica da criança no uso de caracteres gráficos, fator importante na fase de alfabetização tanto de crianças como de jovens e adultos. Também será fator importante no desenvolvimento posterior do processo de leitura e da escrita, possibilitando a superação de analfabetos funcionais: é aprender pela necessidade da comunicação, da troca e da sobrevivência, é possibilitar a inclusão social dessas pessoas.
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