Uma proposta de matriz curricular de referência para a educação básica, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), está sendo analisada e pode ser implantada nas escolas em 2013. Embora as diretrizes curriculares - que discorrem sobre o conteúdo que deve ser ministrado a cada ano letivo - sejam bem claras, as escolas têm autonomia para montar suas grades curriculares, o que pode gerar algumas distorções, como excesso de aulas em uma disciplina e escassez em outras. A medida prevê ainda um aumento na quantidade de aulas semanais de português e matemática.
De acordo com o órgão, o Paraná tem 2,2 mil escolas e 2,1 mil matrizes curriculares, o que dificulta o trabalho da secretaria. Com uma matriz unificada, a intenção da Seed é priorizar as disciplinas que são a base para outras e nortear melhor o trabalho pedagógico. Além disso, português e matemática são as matérias-chave em avaliações de grande porte, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
Leia +
(Com Gazeta do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário