![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-sXkRakZJzmAlU7DLW_MoaEV0klZPNTF13m2az5M9g_xeqq7dA695HWA7MHN18xcv6HPjxLVqz1HmzJWGGePWyLSaiSLuWBjdqGRRhRn_2MNSXzQdWuKv9Lk1x9ILzy9RM79iVfLogQw/s400/tsuru.jpg)
Os melhores poemas escritos no gênero haicai serão premiados pelo Concurso Nacional de Haicai Nenpuku Sato 2010. O prêmio é uma iniciativa do Jornal Memai, publicação que veicula a produção japonesa em arte e literatura.
Os poetas interessados em inscrever obras, terão até o dia 31 de abril para enviar os trabalhos. Ainda serão lançados mais dois editais do concurso, nos meses de agosto e novembro deste ano.
Os poemas inscritos devem seguir as regras do haicai japonês: ter um kigo (tema de estação), três versos com 17 silábas (5 sílabas no primeiro verso, 7 no segundo e 5 no terceiro), não ter rima, título ou expressões subjetivas, como difundidos pelo imigrante japonês Nenpuku Sato e pelos grêmios de haicais.
Os melhores textos serão publicados na página de haicai do Jornal Memai. Não haverá premiação
Nemputo Sato (1898-1979) foi um imigrante japonês que ajudou a disseminar o haicai em terras brasileiras. De sua linhagem, segue o poeta Masuda Goga, que influenciou a paranaense Helena Kolody, além de nomes como Alice Ruiz e Paulo Leminski, divulgadores brasileiros do haicai.
(Guatá, com informações da Assessoria da Unioeste)
Nenhum comentário:
Postar um comentário