quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Funcriança

Valtenir Lazzarini: “ao repassar parte do imposto devido ao fundo, o contribuinte terá a oportunidade de ajudar a um projeto social da cidade”


O jornal A Gazeta do Iguaçu de hoje traz uma reportagem, assinada pela jornalista Abilene Rodrigues, sobre a campanha do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). Em vez de destinar ao governo federal, em nível nacional, o contribuinte pode repassar parte do impostode renda devido ao Fundo Municipal. No caso de pessoas físicas, podem doar 6% do imposto e as pessoas jurídicas podem contribuir com até 1% do imposto devido.
Confira a matéria:


Campanha Funcriança será lançada hoje

A expectativa dos incentivadores é arrecadar pelo menos R$ 900 mil, mesmo valor levantado por Maringá, no ano passado

Abilene Rodrigues
Reportagem

Contribuir com uma entidade assistencial que atende a crianças carentes em Foz do Iguaçu sem precisar colocar a mão no bolso, é a proposta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). Além do iguaçuense ter a oportunidade de fazer uma boa ação, pode também fiscalizar como o dinheiro está sendo investido.
O valor repassado ao Funcriança é referente ao pagamento do Imposto de Renda. Em vez de destinar ao governo federal, em nível nacional, o contribuinte pode repassar parte do imposto ao fundo. No caso de pessoas físicas, podem doar 6% do imposto de renda devido. As pessoas jurídicas (empresas) podem contribuir com até 1% do imposto devido.
Com vistas a incentivar a contribuição com as doações ao fundo que atende a 26 entidades assistenciais em Foz do Iguaçu, sobretudo entre os empresários da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Rotary Clube, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançam hoje, às 8 horas, a Campanha Funcriança.
A meta dos fomentadores da campanha é até 31 de dezembro conseguir arrecadar pelo menos R$ 900 mil. Valor semelhante ao levantado pelos empresários e sociedade civil de Maringá em 2007.
Para conseguir esse resultado, os organizadores da campanha pretendem mostrar aos iguaçuenses que ao contribuir com o Funcriança, o doador decide que parte do seu imposto fica na cidade para auxiliar no desenvolvimento de programas e serviços dirigidos à infância e juventude. A doação pode ser genérica ou direcionada para a entidade que a pessoa ou a empresa pretende colaborar.

Beneficiado
Em Foz do Iguaçu, o valor pode ser repassado para 23 entidades assistenciais responsáveis por atender crianças e adolescentes cadastradas. Uma delas é a Fundação Nosso Lar.
Segundo Valtenir Lazzarini, diretor administrativo-financeiro da instituição, ao repassar parte do imposto devido ao fundo, além de não prejudicar o contribuinte que obrigatoriamente precisará pagar, terá a oportunidade de ajudar a um projeto social da cidade. Outra justificativa apontada por Lazzarini, é porque o valor recebido pelas instituições é sempre inferior ao necessário para suprir todas as necessidades. “Para nós é sempre bem-vindo”, disse. E completou: “O doador terá condições de fiscalizar onde está sendo investida a verba. Não simplesmente paga e não sabe onde é aplicado” disse.
Doação
A vice-presidente-administrativa da Acifi, Elizangela de Paula Kuhn, explica que a destinação é simples. E a campanha terá esse papel: desmistificar o processo de doação. Basta fazer o depósito identificado no Banco do Brasil, agência 0140-6, conta corrente 45.796-5, informando o Código Identificador 2000, o nome do depositante e o CPF ou CNPJ. Ou por meio de boleto bancário que pode ser imprenso a partir do site www. fozdoiguacu.pr.gov.br/cmda. Depois enviar uma cópia ao conselho. Caso o doador queira destinar o recurso exclusivamente para uma determinada entidade cadastrada, basta indicá-la no momento do envio da cópia do comprovante.
As empresas e pessoas físicas têm até o dia 31 de dezembro para incluir a doação no imposto que será entregue em abril de 2009.

Entidades
Em Foz do Iguaçu, o Funcriança é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão deliberativo e controlador das ações desenvolvidas no contexto das políticas sociais voltadas ao menor. Estão cadastradas no fundo, as seguintes entidades: Associação Fraternidade e Aliança (AFA); Albergue Noturno; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APASFI); Associação de Proteção a Infância e à Maternidade (APMI); Casa Maria Porta do Céu; Centro de Acolhimento Temporário e Atendimento ao Adolescente; Comunidade dos Pequenos Trabalhadores (CDPT); Centro de Nutrição Infantil; Creche Nossa Senhora Conceição.
E ainda: Entidade “Bia”; Casa Ofício; Fundação Nosso Lar; Grupo teatral – Casa do Teatro; Guarda Mirim de Foz; Ecodesenvolvimento; Nosso Canto; Núcleo Sagrada Família; Pastoral da Criança; Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida; Conselho Comunitário da Vila C; Instituo Pólo Iguassu (que inclui o Trilha Jovem); Lar de Apoio as Crianças e Adolescentes (LACA) (assiste crianças órfãs ou filhas de portadores de HIV); Legião da Boa Vontade (LBV), Núcleo de Ação Solidária a Aids (NASA) e Centro Comunitário da Vila C.

(com informações da Assessoria)
.

Nenhum comentário: