sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Madre Terra

Foi publicada no Portal ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina, matéria referente à inauguração da Casa da Mandioca, no último dia 19, pela Associação Madre Terra. A ADITAL é uma agência de notícias que nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional e quer estimular um jornalismo de cunho ético e social.

Associação investe em aprendizado e renda para jovens de Foz do Iguaçu (PR)
Natasha Pitts
Foz do Iguaçu – Adital – Cumprindo com sua missão de promover a educação humana e profissional dos jovens, a Associação Madre Terra, sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná, inaugurou no último dia 19 a Casa da Mandioca. O novo espaço de manipulação de alimentos ampliará o projeto social realizado com jovens da cidade por meio da agroindústria. Na ocasião da inauguração, padre Arturo Paoli, criador do projeto em Foz do Iguaçu, fez a benção do local.

Leia a matéria na íntegra

.

I Conferência Estadual de Comunicação

Estão abertas até o próximo dia 4 as inscrições para a I Conferência Estadual de Comunicação. Convocado pelo governador Roberto Requião para os dias 6, 7 e 8 de novembro, o evento será realizado em Curitiba, no Canal da Música, e serve de preparatória à Conferência Nacional de Comunicação, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Brasília para dezembro.

As inscrições para a conferência paranaense devem ser feitas no site www.confecomparana.pr.gov.br, através do item “inscreva-se”. Lá também já está disponível a programação do encontro, que terá painéis em torno de três eixos temáticos: “produção do conhecimento”, “produção de conteúdo” e “cidadania: direitos e deveres”. Outras informações referentes ao evento podem ser conferidas no mesmo endereço.

Os interessados em participar da conferência deverão, no ato da inscrição pela internet, indicar uma das três categorias de inscrição às quais se encaixam. São elas: representantes do poder público (nas esferas estadual e municipal), representantes da sociedade civil empresarial (dos meios de comunicação) ou representantes da sociedade civil de um modo geral (desde que não sejam do poder público ou do meio empresarial).


Confecom-PR

6 de novembro
14h – 20h: credenciamento (sujeito à definição do Regimento Interno)
19h - Mesa de abertura (Autoridades e representantes da COE)
20h – Aprovação do Regimento Interno

7 de novembro
8 horas – Café
8h30 – Painel: A comunicação que temos e a comunicação que queremos
Referência: Eixo 3 – Cidadania: Direitos e Deveres
Convidados: Dep. Luiza Erundina, Prof. Venício Lima (UNB)

10h15 - Intervalo

10h30 – Painel: Democracia e diversidade: a produção de conteúdo midiático
Referência: Eixo 1 – Produção de conteúdo
Convidados: Edgard Rebouças (UFES), Fernando Paulino (UNB)

12h30 – Almoço

14h – Painel: Meios para a construção de direitos: a função social da mídia
Referência: Eixo 2 – Meios de Distribuição
Convidados: Jonas Valente (Intervozes), Marcos Dantas (PUC - RJ)

16h - Grupos de Trabalho


8 de novembro
8h – Café
8h30 – Início da plenária final
12h30 – Almoço
14h – Continuação da plenária
18h - Encerramento


.

Cinema e Direitos Humanos

Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Curitiba

de 03 a 08 de novembro de 2009

Cinemateca de Curitiba (entrada franca - 105 lugares)

Rua Carlos Cavalcanti, 1174 (41) 3321-3252

Confira toda a Programação

.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Formação aberta


FORMAÇÃO ABERTA: PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTES DIGITAIS

Faça o seu cadastro nesse portal e participe da formação aberta: PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTES DIGITAIS, com a Profª Lenise Garcia, de 03/11 a 12/12/2009.

INSCRIÇÕES ATÉ 30/10/2009

http://www.educacaoetecnologia.org.br/


(Colaboração de Adriana Ferreira da Silva, pedagoga)

.

PSDB barra votação da PEC do Diploma

Ao contrário do que se esperava a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados não apreciou ontem (28) a Proposta de Emenda Constitucional 386/09. Numa iniciativa protelatória, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apresentou voto contrário à PEC dos Jornalistas no dia anterior. Apoiadores da proposta concentrarão esforços para que a proposta seja votada na reunião da CCJC do dia 4 de novembro.


Identificado com os interesses dos empresários de comunicação, na justificativa de seu voto em separado Zenaldo Coutinho usou os mesmos argumentos das entidades patronais para se posicionar contra a PEC dos Jornalistas. Sua iniciativa se coaduna com a estratégia empresarial que, na semana passada, através da publicação de artigo da presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito, em veículos de comunicação de todo o país, buscou influenciar o posicionamento dos membros da CCJC.

Leia mais

.


Passeio e conhecimento

Hoje (29) o Instituto Elos – Promoção e Desenvolvimento Familiar, junto à Itaipu Binacional e Parque Nacional do Iguaçu, proporcionarão um passeio às crianças e adolescentes da instituição Casa Família Maria Porta do Céu.
As crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de atividades psicopedagogicas e de um conhecimento aprofundado, com a guia turística Rejane Wenzel, dos atrativos do Parque Nacional que além dos belos saltos (que varia entre 150 e 300, dependendo da vazão do rio Iguaçu) há em seu interior outras atrações, como a fauna e flora, muito ricas, o Poço Preto, o Salto do Macuco, o Centro de Visitantes, a Estátua de Santos Dumont e assim sucessivamente, que ainda são desconhecidos por vários habitantes do município.
Esse trabalho em rede é o que as instituições vem fortalecendo no caminhar da Rede Proteger que tem como missão integrar, articular e fortalecer serviços e programas de proteção integral às crianças e adolescentes de Foz do Iguaçu. A interação, diálogo e trabalho em conjunto são fundamentais para um atendimento qualificado e eficaz à criança e ao adolescente. O uso da interdisciplinaridade trás o aprendizado e benefícios a quem é atendido. Não será um simples passeio e sim um grande passo para o trabalho em Rede.

(Enviado por Sylvania Kazmierski, Psicopedagoga / Instituto Elos)

.

Arte e Cultura

Várias atividades foram desenvolvidas ontem (28) pelas crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Nosso Lar. Pela manhã teve prosseguimento a Oficina de Circo ministrada pela Troupe Luz da Lua, todas as quartas e sábados. No período da tarde outro grupo de crianças e adolescentes assistiram ao espetáculo “Zabelê Caxingulê e o Romance Perfumado”, apresentado pelo grupo Fantokid’s teatro de Bonecos de Maringá, no Iguassu Boulevard, como parte da programação do Festival de Teatro. Para encerrar a tarde cultural foi apresentada a Mostra de Curtas de Animação do Dia Internacional da Animação, que ocorreu em 400 cidades e 30 países ao mesmo tempo, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) com a parceria, em Foz do Iguaçu, da Associação Guatá, Casa do Teatro e Sindicato dos Jornalistas.

Confira algumas imagens:









quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Biblioteca de Direitos Humanos

A Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza vários documentos históricos nacionais e internacionais. Entre o acervo é possivel encontrar documentos da:


ONU - Organização das Nações Unidas

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

OEA - Organização dos Estados Americanos

OIT - Organização Internacional do Trabalho

OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

WIPO - World Intellectual Property Organization (Organização Mundial de Propriedade Intelectual)

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)

OMS - Organização Mundial da Saúde

Direitos Humanos no Brasil

Direitos Humanos na USP

Documentos Históricos

Justiça Internacional


Confira o acervo da Biblioteca

.

Café Filosófico

O blog Café Filosófico disponibiliza e-books de inúmeros filósofos e estudiosos do tema, além de outras literaturas de cunho filosófico. Para ler ou baixar os livros, o usuário precisa de um leitor PDF.

Confira os livros disponíveis

.


Dia Internacional da Animação

Foz do Iguaçu recebe evento que acontece em 400 cidades e 30 países ao mesmo tempo num dia voltado para o cinema de animação

A cidade de Foz do Iguaçu participa do maior evento simultâneo de animação do mundo, o Dia Internacional da Animação (DIA), que ocorre hoje (28) em 400 cidades do país, com exibições de cinema organizadas pela Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
Na cidade, escolas públicas, organizações sociais e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participarão do DIA em sessões organizadas pela Associação Guatá, Casa do Teatro e Sindicato dos Jornalistas, instituições coordenadoras da promoção local. A maratona é apoiada pela Kunda Livraria, Restaurante Boa Mesa e Escola de Música Virtuose. A Fundação Nosso Lar é uma das instituições que recebe a mostra, a partir das 14 horas.

Leia mais

.

Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura

Companhia da Casa do Teatro é o único grupo paranaense a participar do I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura


A distância não impede a expressão artística. A diferença, seja de conceito teórico, de método ou de origem geográfica não é problema, pelo contrário, enriquece a experiência. Com este pensamento, a trupe de atrizes da Cia. Foz de Teatro, companhia cênica de Foz do Iguaçu partiu numa viagem de quase quatro mil quilômetros com destino ao Estado do Piauí, cidade de Floriano, onde acontece o I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura, até o dia 31 de outubro.

O encontro é organizado pelo Grupo Escalet de Teatro e o Pontão Cultura Viva ao Alcance de Todos, sendo destinado a grupos de teatro das instituições brasileiras beneficiadas pelo Programa Cultura Viva, mantido pelo Ministério da Cultura. Além das apresentações e da troca de impressões sobre a cultura do país, o festival tem o objetivo de formar a Rede Nacional de Pontos de Cultura que atuam com artes cênicas, para manter a discussão, o contato e a colaboração permanente entre os produtores cênicos.

A coordenação do festival selecionou 30 grupos de teatro, entre 182 propostas apresentadas por entidades de todo o país. A seleção teve como critério a qualidade cênica das propostas, inovação e distribuição geográfica dos Pontos de Cultura. Do Paraná, a Cia. Foz de Teatro é o único grupo a participar do festival, dividindo a cena com grupos como o Anima Boneco, do Rio Grande do Sul, a Cia. Paraladosanjos, de São Paulo, a Casa do Teatro do Oprimido, do Rio de Janeiro, entre dezenas de outros grupos nacionais.

Para a diretora da Cia. Foz de Teatro Arinha Rocha, que também é coordenadora da Casa do Teatro, a participação no festival é o reconhecimento de que é possível produzir teatro fora dos grandes centros urbanos. Além disso, a atriz aponta para a construção de espaços para a reflexão e para a mobilização dos grupos teatrais, a partir de novas demandas no cenário cultural brasileiro, impulsionadas pelo fortalecimento dos Pontos de Cultura apoiados pelo Governo Federal. “Vamos participar não apenas de uma mostra teatral, mas de um espaço voltado para promoção e a defesa da diversidade cultural de nosso país que se expressa por meio do teatro”, afirma Arinha.

Na mostra, a Cia. Foz de Teatro irá apresentar a montagem “Mulheres, sonhos e pecados”, baseada na peça “Dorotéia”, do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. O enredo é um terreno de batalha entre os valores sociais mais convencionais da sociedade e as vontades e escolhas de cada indivíduo, contrastando a tradição e o novo, a vida e a morte, a beleza e a maldição a recusa do próprio corpo e a admiração pela beleza estética.

A programação do I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura reúne espetáculos, oficinas, palestras e lançamento de livros.


Oficinas de Formação

Além da apresentação teatral, as integrantes da Casa do Teatro irão ministrar oficina de formação em Teatro do Oprimido, dirigida a atores e atrizes dos grupos participantes. O Teatro do Oprimido é uma metodologia criada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, praticado e difundido em mais de setenta países, tendo como objetivo utilizar o teatro como instrumento social e político.

Durante o curso, as atrizes Ednéia Dias e Sabrina Bondia irão apresentar um pouco da metodologia utilizada pela Casa do Teatro baseada na prática do Teatro do Oprimido.

A Casa do Teatro participa das oficinas de multiplicadores do Teatro do Oprimido realizada pelo Centro do Teatro do Oprimido, instituição carioca, criada por Boal para popularizar seu método estético.


A Companhia Foz

A Cia Foz de Teatro é o mais antigo grupo de teatro de Foz do Iguaçu, ainda em atividade. Iniciou a sua trajetória no ano de 1991, com o espetáculo “O homem do princípio ao fim”, com texto de Millôr Fernandes e direção de Roberto Menghini. Neste mesmo ano, produziu a I Mostra Nacional de Teatro Cidade das Cataratas, reunindo o melhor do teatro nacional, como os o Grupo Lume, Armatrux, Irmãos Tiaraju, Ilo Krugli, Cia. Pivete de Teatro, entre outros grupos. A mostra foi realizada, ainda, nos anos de 1992, 1993 e 1999.

A Cia. Foz de Teatro já apresentou os seus trabalhos por todo o Estado do Paraná, em várias cidades de São Paulo e Minas Gerais, além de ter participado de mostras e festivais em cidades do Paraguai e da Argentina.

A peça “Mulheres, sonhos e pecados” é o mais recente trabalho da companhia, que ainda divide tempo para o projeto”Terça in Cena“, que apresenta peças curtas baseadas em quadros de humor, em bares e espaços alternativos de Foz do Iguaçu.


Casa do Teatro

Rua Quintino Bocaiúva, 699, Centro – Foz do Iguaçu-Pr

Fone/fax: 45.3572-1473

E-mail: casadoteatro.imprensa@gmail.com

.

Votação da PEC do Diploma

A PEC que tramita na Câmara, resgatando a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, será votada hoje (28), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A Proposta que entra em votação é a de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e tem como relator, na Comissão, o deputado Maurício Rands (PT-PE).

A aprovação da PEC será a primeira grande vitória na mobilização para resgatar um dos pilares da regulamentação profissional do jornalista. Será a primeira grande vitória no enfrentamento da ameaça de desregulamentação, imposta pelo STF não apenas à profissão do jornalista, mas às demais profissões e à própria sociedade na sua luta pelo controle público e democratização da comunicação.

A Fenaj também continua trabalhando pela ampliação dos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, que já conta com mais de 240 participantes, buscando a adesão dos deputados e senadores do seu estado e/ou região que ainda não aderiram.
Jornalista com diploma! Melhor para o Jornalismo! Melhor para a sociedade!

Mais informações em www.fenaj.org.br

.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fotografia para iniciantes

O Senac Foz do Iguaçu vai promover, de 5 a 26 de novembro, Curso básico de fotografia para iniciantes. Com o tema “Fotografia – Arte e Técnica”, curso visa desenvolver técnicas fundamentais de fotografia, aproveitando ao máximo os recursos da câmera explorando situações ambientais como luz, distância, ângulos e detalhes.

Serão, ao todo, 30 horas de treinamento direcionado a pessoas com idade mínima de 16 anos e pelo menos Ensino Fundamental completo. O curso ocorrerá as quintas e sextas-feiras, das 19h às 22 horas, e aos sábados, das 14h às 17 horas. Dentre os tópicos, o curso abordará os aspectos históricos da fotografia, câmeras e objetivas, conhecimentos essenciais para fotografar, efeitos especiais e correção de cor, tipos de filmes, iluminação, a fotografia e o movimento, cuidados com os equipamentos e legislação.

Vale destacar que os alunos que possuírem equipamento fotográfico poderão levá-los às aulas, independente do modelo da máquina.
Mais informações no site do Senac Foz

.

Mulheres nos Espaços de Decisão e Poder

Clique na imagem para ampliá-la

Seminário Mulheres nos Espaços de Decisão e Poder

04/11/2009, 8:30 horas.

Cine Teatro dos Barrageiros, Itaipu Binacional (Av. Tancredo Neves, 6702)

Inscrições até 28/10/2009

.

Manifesto em defesa do MST

Documento assinado por personalidades do Brasil e de vários países defende Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de ataques que vem sofrendo na mídia brasileira e nos setores conservadores do Congresso Nacional. “Há um objetivo preciso nos ataques ao MST: impedir a revisão dos índices

de produtividade agrícola – cuja versão em vigor tem como base o censo agropecuário de 1975 – e viabilizar uma CPI sobre o movimento. Com tal postura, o foco do debate agrário é deslocado dos responsáveis pela desigualdade e concentração para criminalizar os que lutam pelo direito do povo”, diz o texto.

Para ler e subscrever o manifesto, clique no link:


http://www.petitiononline.com/boit1995/petition.html


www.fabiocampana.com.br


Eu Assinei:


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Denuncie!

Contra o tráfico de crianças e adolescentes

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi de assinou ontem (22) o Termo de Adesão, para a construção de uma Rede Regional de Luta contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de exploração sexual na região do Mercosul. Esteve presente o Consultor Técnico do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Fernando Luz Carvalho, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH, da Presidência da República.

Segundo Carvalho a idéia é institucionalizar a parceria entre os três países que integram o Mercosul e promover ações articuladas para o enfrentamento da violência sexual referente ao tráfico de crianças e adolescentes na região da Tríplice Fronteira. “É uma medida de fortalecimento e reforço aos trabalhos já realizados por instituições governamentais e não governamentais”, disse.
O consultor enfatizou que será realizado um trabalho de pesquisa na região da Tríplice Fronteira, com recurso do BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O trabalho visa à implantação de uma estratégia regional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico para esses fins, nas 15 cidades gêmeas das fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Entre os presentes estiveram também a secretária da Assistência Social, Rosilene Link; a pesquisadora e articuladora do PAIR no estado do Paraná, Jandicleide Evangelista Lopes, da Universidade Federal do Paraná; Arinha Rocha coordenadora da Rede Proteger; a representante de uma ONG no Paraguai, Celina Oin; e Adriana Maekawa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

(Fonte: Agência Municipal de Notícias)

.


Confraternização

Com a diretora de projetos da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto (foto: Francieli Farias)


Ontem (22) funcionários e amigos da FNL participaram de uma confraternização em homenagem ao padre Arturo Paoli, um dos idealizadores e fundadores da Fundação Nosso Lar. Também participaram da homenagem dom Mário De Maio, presidente da Associação Madre Terra, instituição parceira da Fundação, e amigos italianos que estão em visita ao Brasil.

Após uma apresentação que contou um pouco da trajetória da FNL, Arturo Paoli falou aos convidados, enfatizando a importância da participação cidadã, visando mudar o quadro social do país.

confira as imagens em www.fnl.org.br

.

Cultura popular

No mês de outubro, Curitiba se transforma na capital nacional da cultura popular, com shows, oficinas, ideias e exposições. Os eventos são gratuitos ou a preços populares. Até o dia 29, o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) recebe a caravana do “Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular”. O festival é o destaque da programação do CCBB Itinerante, projeto cultural idealizado pelo Banco do Brasil, com propósito de levar arte, cultura e lazer a várias cidades e capitais do país. A programação em Curitiba inclui shows de Elba Ramalho, Meninas de Sinhá e Mundaréu (com a participação de André Abujamra), espetáculo de dança do Balé Teatro Guaíra (BTG), mesa-redonda com Ariano Suassuna, oficina com a cantora mineira Déa Trancoso, exposição fotográfica e muito mais. A programação completa está no site www.vozesdemestres.com

.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Instituto Luiz Carlos Prestes

Com o sítio do Instituto Luiz Carlos Prestes, pretende-se dar visibilidade à iniciativa de um grupo de companheiros e amigos do Cavaleiro da Esperança. É uma entidade de perfil cultural, cujo objetivo será preservar e difundir a vida e a memória de Prestes, brasileiro-patriota, revolucionário e comunista.

Seus fundadores se propõem a contribuir tanto para a preservação do acervo documental relacionado a Luiz Carlos Prestes e a Olga Benário Prestes, quanto para a pesquisa do seu legado histórico. Pretendem que o Instituto Luiz Carlos Prestes seja um centro de pesquisa, de divulgação e de debate dos problemas relacionados com a luta por uma perspectiva socialista para o Brasil e a América Latina, assim como para toda a humanidade.

.

Formação de Cuidadores

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA DE 27 A 30 DE OUTUBRO

LOCAL: SENADO FEDERAL

INSCRIÇÕES GRATUITAS: www.senado.gov.br/infanciaepaz

Formação de Cuidadores em Entidades de Acolhimento

O curso abordará a importância do vínculo da cuidadora com a criança nas entidades de acolhimento (os abrigos) e da preparação da criança nos casos em que se decide pela colocação em família substituta.

No que se refere à qualificação dos cuidados, o curso enfatizará que nos primeiros tempos de vida, os cuidados corporais têm importante impacto na constituição psíquica. Nos casos em que esses cuidados se dão em contexto coletivo é fundamental que se adotem procedimentos que garantam que a função materna possa ser exercida, ainda que não presente a mãe biológica. Apoiando-se nos princípios de Emmi Pikler, serão demonstrados concretamente como o abrigo pode se organizar para prover cuidados singularizados na primeira infância e assegurar efetivamente a proteção preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

No que se refere à preparação da criança nos casos de adoção, o curso enfatizará a importância de os profissionais (técnicos e cuidadores) estarem capacitados para ajudarem a criança a elaborar o luto em relação à família biológica como condição para aceitarem a inserção em uma nova família. Um dos aspectos mais dramáticos nos processos de adoção refere-se à "devolução" da criança durante o estágio de convivência ou de guarda. A criança sofre um novo abandono que pode ser ainda mais traumático que o primeiro, uma vez que o reedita e confirma. Tem sido enfatizada a importância da preparação dos pais que postulam a adoção, mas torna-se cada vez mais evidente que também a criança deverá ser preparada nesse processo, para que se aumente a probabilidade de uma adoção bem-sucedida.

Equipe do Instituto Berço da Cidadania

.

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Instituto de Tecnologia Social promovem o curso “Direitos Humanos e Mediação de Conflitos”. O objetivo do curso é educar em direitos humanos e mediação de conflitos, sob a perspectiva da diversidade, contribuindo para a conscientização, a compreensão e a efetivação dos seus conceitos.

O curso é integralmente à distância e gratuito, é composto por 10 módulos que ficarão permanentemente disponíveis.

Ao final da programação do curso, dependendo do desempenho, o cursando recebe um certificado com carga horária de 60 horas.

.

Berço da Cidadania

O Instituto Berço da Cidadania é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, com uma equipe composta de profissionais com especializações e experiências nas diversas áreas relacionadas ao trabalho com crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar (Educação, Psicologia e Serviço Social).

O Instituto tem por objetivo promover ações de prevenção, intervenção e acompanhamento psicossocial, para assegurar a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, desejos e sonhos.

Visite o site

.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia Nacional da Juventude

video

Coro da UFPR

Coro da UFPR - CINDACTA II

Concerto Comemorativo à Semana da Asa

Hoje (21) às 20h no Teatro da Reitoria - Rua XV de Novembro, 1299

ENTRADA FRANCA!

Informações: 3310-2832

.

Encontro relembra magia do “Intergráficas”

Evento inclui “partida-memória” e jantar de confraternização

Meados de 1987. Gráficos de Foz do Iguaçu deixam de lado resmas, filmes, chapas e tipografia para cair de cabeça numa confraternização esportiva. Era o Intergráficas de Futsal, que fez história por relevar outras habilidades dos trabalhadores ao longo de dez anos. Agora, um evento vai reunir os profissionais daquela época e os de hoje para uma tarde cheia de atividades no sábado, dia 24.

O encontro “Recordando os 10 anos do Campeonato de Futsal Intergráficas 1987 a 1996” quer reunir todos os operários do setor, como impressores, tipógrafos, intercaladores, bloquistas, refiladores, grampeadores, coladores, laminadores, compositores, diagramadores, entre outros integrantes da categoria. Na pauta, grandes lembranças em fotos e vídeos dos jogadores e torcidas, projetadas em telão. Os participantes ganharão uma cópia do material em DVD.

A programação inclui torneio-relâmpago de futsal, com equipes formadas por sorteio aberto e um jogo que promete muita emoção. Trata-se da partida entre duas gráficas bicampeãs: Rosânngela e Joli. O grande barato é que a partida contará com os mesmos gráficos-atletas de plantão na época. O dia reserva ainda um jantar de confraternização para completar a festa. Veja a programação completa logo abaixo.

A confraternização contará com o apoio de empresários de grande parte das gráficas da cidade e região. Confirmaram a participação até o momento: Grapel, Joli, GloboGrafel, Litoprint, Planeta, Congrafi, Diniz, Grafort, SismaCinqüentenário, WAP, Guerra Artes, Ideal, Sig, Camaleão, Colorgraf, Manaus, Sentografh, Itaipu, Grafimar, D’Art, Nadai, Egos, New World, Estrela (Toledo), MZ (Santa Terezinha de Itaipu).


Histórico

Em 1986, Otávio Martins, na época funcionário da Grafel, hoje sargento do Corpo de Bombeiros, resolveu organizar um torneio interno da empresa. Após isso, comentou com seu amigo Leônidas Silva Júnior, que trabalhava na Gráfica Rosânngela, a possibilidade de organizar um campeonato com todas as gráficas do município.

Da conversa, surgiu o Campeonato de Futsal Intergráficas. Durante uma década foram realizados nove certames, tendo como seus grandes campeões: Rosânngela, em 1987; Joli, em 1988; Tarobá, em 1990; Rosânngela, em 1991; Grafel, em 1992; Joli, em 1993; GTO (Grafort/Tarobá/Opção), em 1994; Sthampa, em 1995; e Planeta, em 1996.

“Nos dez anos de futsal ocorreram grandes finais, com direito a transmissões ao vivo por rádio, sempre com grande cobertura da imprensa falada e escrita de nossa cidade, e também com participações nos campeonatos de Gazeta do Iguaçu e o então jornal Nosso Tempo”, lembra Leônidas Silva Júnior, que tomou a iniciativa de relembrar os velhos tempos.

Segundo ele, muitos trabalhadores se destacaram no esporte, como artilheiros e goleiros. Nomes como Kiko, Batista, Silvio (Tatu), Querosene, Francisco, Guerra, Valdecir (Xiru), Gilmar, Hector, Keko, Jaime, Gilson são tidos como verdadeiros craques na época. “Também tiveram passagem pelo nosso campeonato o hoje vereador Edson Narizão, o ex-vereador Nilton Nadai, o professor universitário Ludovico, o ex-técnico do Foz Futebol Ivan e outras personalidades”, completa Júnior.

Os campeonatos eram realizados aos sábados à tarde em várias quadras de cidade, como a do Jardim América, Floresta Clube, China, Sitracocifoz, Piscina do Bosque, Mezomo, mas a nostalgia da quadra da Marinha ficará pra sempre na memória dos torcedores e atletas. Nela ocorreram grandes jogos e finais.

A confraternização contará com o apoio de empresários de grande parte das gráficas da cidade e região. Confirmaram a participação até o momento: Grapel, Joli, GloboGrafel, Litoprint, Planeta, Congrafi, Diniz, Grafort, SismaCinquentenário, WAP, Guerra Artes, Ideal, Sig, Colorgraf, Manaus, Sentografh, Itaipu, Grafimar, D’Art, Nadai, Egos, New World, Estrela (Toledo), MZ (Santa Terezinha de Itaipu).


Saiba como obter já o seu convite

Quem participou do campeonato ou mesmo que não tenha participado, mas tem interesse em estar na festa, deve confirmar a reserva até a quarta-feira, dia 21 de outubro. O ingresso custa R$ 10 para homens, R$ 5 para mulheres. Crianças abaixo de dez anos não pagam. O valor inclui o jantar. A taxa de uso da quadra é de R$ 2 por pessoa. O telefone de contato é (45) 8412-6585, com Júnior, ou (45) 3028-8009, com Ari Dias.



Data: 24 de outubro (sábado)

Horário: 14 horas

Local: Ginásio Rei Pelé (jogos) e Associação de Moradores do Jardim Guarapuava (apresentação e jantar)

Mais informações: (45) 8412-6585 e (45) 3028-8009.

(Sindijor Foz do Iguaçu)

.

Armazém de Idéias

O Imagine convida para o III Armazém de Idéias - Feira de Artesanato um encontro entre Arte, Artesanato e Design.

O artesanato que será apresentado foi desenvolvido em parceria entre o grupo Imagine com os artesãos de Colombo-PR, levando em conta a cultura do imigrante italiano, a paisagem rural e o contexto contemporâneo, numa integração entre Arte/Artesanato/Design.

Para a abertura, Osvaldo Marcon (artes visuais) e Zé Ribeiro (interprete criador) farão uma Interferência Cênica Desenhada.

O Coral do Gruppo Luci dell'anima se apresenta no dia 25 às 16 horas e Marcelo Ijalle estará com seu violão no dia 01 de Novembro, também às 16 horas.

Além das apresentações, os visitantes poderão apreciar esculturas, cerâmicas, fotografias e Interferências urbano/rural na Colônia Faria.

Um café com pães, bolos, sucos e a famosa polenta na chapa do fogão a lenha, além de outras delícias elaboradas com produtos orgânicos, será servido durante o Armazém.

Hortaliças orgânicas e palmeiras ornamentais de produtores locais completam o cenário rural.

.

Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) lançou o site do "Projeto Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento". Por meio da página, é possível pesquisar e conhecer o status de projetos de lei que estão tramitando na Câmara ou no Senado e que tenham relação com o público infanto-juvenil. Além disso, os projetos relacionados são avaliados quanto a seu teor: se retiram ou garantem direitos a crianças e adolescentes. O site também apresenta uma agenda que reúne a data de votações importantes e debates sobre as propostas. O projeto conta com a parceria do INESC, UNICEF, Fórum DCA e Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. As informações estão disponíveis no endereço: www.criancanoparlamento.org.br

.


Fórum DCA/PR promove Seminário Estadual

O Fórum Nacional de Defesa da Criança e do Adolescente (Fórum Nacional DCA) promove em Curitiba nos dias 09 e 10 de novembro de 2009 Seminário Estadual destinado a debater o tema: "A Incidência Política da Sociedade para a Criança e Adolescente no Brasil". Além desse tema, por proposição do Fórum DCA/PR, será discutido nesse mesmo seminário o tema: "Democracia Participativa e Controle Social". O seminário terá 100 vagas e as despesas com hospedagem, alimentação e passagem rodoviária do interior para a capital serão pagas pelo Fórum Nacional DCA. Podem participar os associados ao Fórum DCA/PR, representantes de entidades não governamentais e dos Fóruns Regionais DCA e demais profissionais interessados. Maiores informações pode ser obtidas junto ao Articulador Estadual do Fórum/DCA, Valtenir Lazzarini, pelo e-mail: fdcapr@yahoo.com.br

.

Outubro Rosa

Os principais monumentos do País estão iluminados pela cor de rosa. Uma forma de alerta do Movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama. Uma campanha mundial, que neste mês intensifica a conscientização das mulheres. Vários pontos turísticos, como o Cristo Redentor no Rio, o Monumento às Bandeiras em São Paulo e também o Jardim Botânico aqui em Curitiba, foram coloridos para lutar contra esse mal que acomete às mulheres. Foram divulgados dados sobre esta doença. Estima-se que no mundo cerca de 1,3 milhão de mulheres por ano detectam câncer de mama, e destas 465 mil acabam falecendo. No País, a doença deve afetar 49 mil mulheres até o final deste ano. Vale lembrar que o auto-exame é uma das grandes armas para detectar no início o câncer e aumentar muito as chances de cura.

.

PEC dos Jornalistas

Conhecida como PEC dos Jornalistas, a Proposta de Emenda à Constituição do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) que restabelece a necessidade do diploma de jornalismo para exercício da profissão, será votada hoje (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para ser aprovada, a PEC dos Jornalistas precisa obter voto favorável de metade mais um dos membros da Comissão, do quórum mínimo exigido que é de 31 integrantes. Na semana passada, o relator da Proposta na CCJ, deputado Mauricio Rands (PT-PE) adiantou seu voto pela aprovação da matéria, justificando que a PEC não causa “nenhuma ofensa às clausulas invioláveis do texto constitucional”.

“Não é o diploma que impede o cidadão de exercer a liberdade de manifestação do pensamento e de imprensa nos veículos de comunicação social no País, como entendeu o STF. Na verdade, o que impede o exercício desses direitos fundamentais é a concentração da mídia nas mãos de poucos grupos e a orientação editorial dos veículos de comunicação, é a ditadura dos anunciantes ou a ditadura do mercado que privilegia a venda de jornais ou a obtenção de “pontos no ‘ibope’”, em vez da verdade, da informação isenta, ou do respeito às pessoas”, criticou Pimenta.

(Fonte: Jornalista, só com diploma!)

.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Adolescentes são medicados ilegalmente

Estudo do Conselho Federal de Psicologia mostra que unidades de internação usam psicotrópicos para “controlar” infratores


Um relatório do Conselho Federal de Psicologia mostrou que em pelo menos quatro estados do país medicamentos psicotrópicos são usados como forma de controle de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Estão na lista o Paraná, Minas Gerais, Piauí e o Rio Grande do Sul. Agora, a As sociação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Ado lescente (Anced) está realizando um estudo aprofundado sobre a questão para o Comitê dos Di reitos da Criança das Nações Unidas. Os pesquisadores detectaram que no Rio Grande do Sul cerca de 80% dos internos são medicados e que tanto os diagnósticos quanto os medicamentos receitados são idênticos, o que comprovaria o uso abusivo das substâncias por parte das instituições.

Leia mais

.


Índice de homicídios de adolescentes

No último dia 15 estive apresentando o artigo Índice de homicídios de adolescentes em Foz do Iguaçu – PR: o imaginário de sua legitimação no reflexo da desigualdade social, agravado pela precariedade das políticas públicas, que tem como co-autora a diretora de projetos da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto, durante o II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina, realizado na Universidade Federal do Paraná – UFPR, em Curitiba.

O artigo analisa as pesquisas do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu – CEDEDICA, sobre homicídios de adolescentes na cidade e o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), levantado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV/UERJ), em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, e apontando Foz do Iguaçu como o município de maior índice (9,7), cinco vezes maior do que o índice nacional, que é de 2,03.


Confira a íntegra do artigo


Veja imagens do Seminário:





.



Madre Terra inaugura “Casa da Mandioca”

Foi inaugurada ontem (19) a “Casa da Mandioca”, um espaço de maniopulação de alimentos mantido pela Associação Madre Terra em sua chácara localizada no bairro Remanso Grande. O prefeito Paulo Mac Donad Ghisi e o secretário de Agricultura Eduardo Spada prestigiaram a inauguração, além de representantes da Emater /PR, Associação dos Produtores de Foz do Iguaçu – APROFOZ, Parque das Aves, SICRED, Diocese de Foz do Iguaçu e convidados brasileiros e italianos. Os adolescentes atendidos pelo projeto Madre Terra também estiveram presentes. Da Itália, além de vários convidados das cidades de Luca, Bolonha, Milano e Roma, vieram o presidente da Madre Terra e da Associação Oriundici, ong com sede em Roma e mantenedora do projeto aqui no Brasil, Mário De Maio e o Padre Arturo Paoli, idealizador e presidente de honra do projeto. O espaço, que homenageia o empreendedor italiano Marco del Debio, servirá para descascar e embalar a mandioca, um dos produtos cultivados na chácara do projeto. Após a cerimônia de inauguração, os convidados puderam saborear salgados e doces feitos à base de mandioca.

A edição de hoje (20) do jornal A Gazeta do Iguaçu trouxe uma reportagem sobre o evento.

Confira a matéria de Leila Gesing

Confira as imagens do evento

.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontro Regional Sul

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realiza nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira), em Foz do Iguaçu, o Encontro Regional Sul. Participarão do evento representantes de entidades governamentais e não governamentais ligadas à defesa dos direitos sexuais infanto-juvenis.

Para a secretária executiva do Comitê Nacional, Neide Castanha, encontros como esse são importantes para o fortalecimento das ações de combate a violência cometida contra crianças e adolescentes. “Na região sul, assim como todas as regiões do país, esse tipo de violência, infelizmente ainda é muito comum”.

Durante o encontro, o representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Fernando Luz, vai apresentar o Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Representantes da SEDH e do Ministério do Desenvolvimento Social também discutirãoas perspectivas do enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente no âmbito do Mercosul (NinoSur, Mercosul social, e outras iniciativas). Além disso, também serão debatidos a atuação de toda a rede de enfrentamento na região sul. No dia 22, haverá apresentação do Painel “Protagonismo Juvenil na região para o Enfrentamento á Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, entre outros painéis e palestras enfocando a problemática da exploração sexual na região.

Confira a programação:


PROGRAMAÇÃO ENCONTRO REGIONAL SUL

Data: 21 e 22 de outubro

Local: Hotel Foz de Iguaçu - Avenida Brasil, 97 – Centro.

Foz de Iguaçu – PR


Dia 21/10/2009 – Quarta-feira

09:00hs – ABERTURA

Pronunciamento dos Pontos Focais Estaduais, representante do Comitê Nacional, representante da juventude, representante da SEDH, representante estadual do PR e representante do município de Foz do Iguaçu e outras autoridades convidadas presentes.Coordenação: Secretaria Executiva do Comitê Nacional

10:00hs – APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES

10:30hs – INTERVALO

10:45hs – INFORMES DA SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ NACIONAL

11:00hs – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (PAIR – Cidade Gêmeas e as ações da SEDH na região)

Palestrante: Fernando Luz Carvalho – Representante da SEDHCoordenação: Edson Macalini - Ponto focal do Paraná

12:00hs – Os CREAS NA REGIÃO SUL E AS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Coordenação: Miguel Minguillo - Ponto Focal de Santa Catarina

13:00hs – INTERVALO PARA ALMOÇO

14:30hs – RODADAS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA PALESTRANTES ANTERIORES

15:30hs - PAINEL Tema: As perspectivas do enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente no âmbito do Mercosul (NinoSur, Mercosul social, e outras iniciativas)

Palestrantes: Fernando Luz Carvalho – Representante da SEDH Kélvia Barros – Representante do Ministério do Desenvolvimento Social.Coordenação: Roseli Schuster – Colaboradora do Comitê Nacional em Foz do Iguaçu.

16:30hs – INTERVALO

16:45hs – RODADA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

17:30hs – PALESTRA

Tema: Avanços e Perspectivas do Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente no Brasil

Palestrante: Representante do CONANDA no Comitê Nacional - (IIICM, A Pedofilia em pauta, A legislação sobre inquirição especial e outras questões dos novos cenários).Coordenação: Miguel Minguillo - Coordenador Regional Sul do Comitê Nacional

18:30hs – RODADA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

19:00hs – ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO DIA


Dia 22/10/2009 – Quinta-feira

09:00hs – PAINEL DOS ESTADOS (Pontos Focais e Representantes Governamentais RS, SC, PR)

Tema: Os Planos Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente (Balanço das ações e perspectivas; a articulação da rede: os Comitês Estaduais – forma de funcionamento e etc.)

Coordenação: Secretaria Executiva do Comitê Nacional

11:00hs – INTERVALO

11:15hs - PAINEL DOS ESTADOS (Pontos Focais Juvenil RS,SC,PR)Tema: O Protagonismo Juvenil na região para o enfrentamento á Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

Coordenação: Rosana França - Representante nacional da juventude

13:00hs – INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00hs – APRESENTAÇÃO DA PESQUISA SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Convidado: Elder Cerqueira – UFRGS

14:30hs – GRUPO DE TRABALHO POR ESTADO

Tema: Avaliação do funcionamento e perspectiva da rede estadual (estratégias de interiorização; a relação do estado e sociedade civil, os mecanismos de monitoramento dos Planos Estaduais e controle social)

16:30hs – INTERVALO

16:45hs – SÍNTESE DOS TRABALHOS DE GRUPO

17:15hs – PAUTA DO COMITÊ NACIONAL

Campanha do Carnaval

Mobilização e Campanha “18 de Maio”

Participação na VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Alimentação do site do Comitê Nacional

Elaboração do relatório de monitoramento do Plano Nacional

Intervenção preventiva à violência sexual no contexto da Copa do mundo de 2014

18:00hs – ENCERRAMENTO DO ENCONTRO


Éryca Monteiro
Assessora de Imprensa - Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
.

Inauguração



A Associação Madre Terra tem o prazer de convidar para a inauguração da casa da Mandioca, projeto elaborado com jovens da Madre Terra, Pe. Arturo Paoli fará uma benção especial a este momento.

Serão servidos pratos doces e salgados à base de mandioca.

Dia: 19 e Outubro de 2009

Horário: 16 horas

Local: Chácara Madre terra (Remanso Grande)

Informações: 45-91339520

.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

caros leitores

Caros leitores:
Estarei participando do II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina, por este motivo não estarei postando durante esta semana. Até a semana que vem.
.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Imaginários Juvenis Latino-americanos

Entre os dias 14 e 16 de outubro acontece, em Curitiba, o II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina, que terá como temática específica o estudo dos imaginários juvenis Latino-americanos, como forma de articular pesquisas e reflexões sobre juventudes e suas múltiplas formas de expressão, manifestação e articulação na produção de Sentidos e Significados no contexto de um mundo globalizado.

Durante o Seminário estarei apresentando o artigo Índice de homicídios de adolescentes em Foz do Iguaçu – PR: o imaginário de sua legitimação no reflexo da desigualdade social, agravado pela precariedade das políticas públicas, que tem como co-autora a diretora de projetos da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto.

O artigo analisa as pesquisas do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu – CEDEDICA, sobre homicídios de adolescentes na cidade e o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), levantado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV/UERJ), em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, e apontando Foz do Iguaçu como o município de maior índice (9,7), cinco vezes maior do que o índice nacional, que é de 2,03. Após a apresentação no Seminário o artigo será publicado na íntegra no site da FNL.

Este Seminário é uma promoção do Centro de Estudos sobre Cultura e Imagem da América Latina – CECIAL, vinculado ao Grupo de Pesquisa Imagem e Conhecimento CNPq/UFPR, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

.